TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Politico Pedagógico Para Educação Basica

Dissertações: Trabalho Politico Pedagógico Para Educação Basica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 2

A construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) é peça fundamental no planejamento das instituições de ensino em seus vários níveis e modalidades. É o PPP que irá demonstrar o que a escola idealiza, quais suas metas e objetivos e quais os possíveis caminhos para atingi-los.

No Brasil, se intensificou a elaboração dos projetos políticos pedagógicos após a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), que em seus artigos 12, 13 e 14 estabeleceu a obrigatoriedade de uma proposta pedagógica para as escolas de educação básica. A mesma legislação deixa claro o caráter político da escola, pois de agra como seu principal papel a formação de cidadãos.

Mas, qual a importância do PPP para a Educação Básica?

As palavras de Veiga (2005)1 respondem a indagação. Para ela o PPP torna-se uma direção

para as ações da escola. É um ato intencional que deve ser estabelecido coletivamente e, por isso, passa a ser compromisso de todos.

Reflete opções de escolha, prioridades para a formação de cidadãos e expressa atividades pedagógicas que levam a escola a alcançar seus objetivos educacionais. O PPP é importante para a Educação Básica por ser um documento que diz não à uniformização. Deixou de ser apenas um conjunto de planos e diretrizes e se

fez amplo, justamente, por ser projeto, por ser político e por ser pedagógico.

Por ser projeto apresenta propostas, ou seja, é inacabado, inconcluso, dialético. Por ter dimensão política está comprometido com a formação de cidadãos que atuarão individual e coletivamente na sociedade e serão os responsáveis pela construção de seus rumos. E por ser pedagógico possibilita a efetivação da intencionalidade da escola, permite a organização de atividades e ações educativas necessárias para o ensino e aprendizagem.

Na EEB Elza Deeke, o PPP reúne propostas a serem executadas durante o ano letivo, permitindo que novas ações se insiram a medida que se perceba a necessidade de complementar o processo de ensino aprendizagem. Ou seja, o PPP é marcado por rupturas com o presente em busca de construções para o futuro. Para a instituição o PPP é re flexo das palavras de Gadotti (2001, p. 34)2: “um processo inconcluso, uma etapa em direção a uma finalidade que permanece como horizonte da escola.”

A Escola tem a preocupação de observar a realidade dos sujeitos envolvidos e buscar as condições necessárias para o desenvolvimento das ações planejadas. Visa à formação de parcerias no sentido de promover a articulação dos vários segmentos e preza o respeito pela diversidade de opiniões que permitirão o crescimento coletivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com