TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Fundamentos das Politicas Sociais

Por:   •  13/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4

O objetivo no presente trabalho é desenvolver uma reflexão, é indicar a fundamentação teórica que permite compreender e mostrar  os conhecimentos  a partir da leitura da disciplina em questão.

Podemos dizer que a política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público, trata-se da forma de atuação de um governo em relação a determinados temas sociais e econômicos de interesse público. O sistema político é uma forma de governo que engloba instituições políticas para governar uma Nação. No sentido mais geral referente aos temas clássicos da política, como eleições, voto, partido, governo. No sentido mais específico, diz respeito a certos processos modernos de regulação econômica e social realizada pelo Estado.

*A política mostra o corpo de doutrinas, indispensáveis, ao bom governo de um povo, dentro das quais devem ser estabelecidas as normas jurídicas necessárias ao bom funcionamento das instituições administrativas do Estado. Quando o Estado busca, em suas realizações, o atendimento a necessidades sociais básicas da população, seja através de garantias e ações concernentes à assistência social, saúde, educação, segurança etc., verifica-se a implementação e efetivação da política social por parte daquele. Um modo de produção que se funda na desigualdade e na exploração da força de trabalho. Um modo de produção onde a *política é a política definida pelas classes dominantes e que responde aos interesses desta.

No entanto Política e Política Social tem se apresentado como uma política fundamental para o “bem estar dos cidadãos”, além de se constituir em objeto de reivindicação dos mais diferentes movimentos sociais e sindicais.

*É uma política de mediação entre as necessidades de valorização e acumulação do capital e as necessidades de manutenção da força de trabalho disponível para o mesmo. Nesta perspectiva, a política social é uma gestão estatal da força de trabalho e do preço da força de trabalho. Ressaltamos que entendemos, por força de trabalho todos os indivíduos que só têm a sua força de trabalho para vender e garantir sua subsistência, independente de estarem inseridos no mercado formal de trabalho. Inicialmente, os beneficiários diretos da política social, em prática no Brasil, seriam os trabalhadores assalariados. Porém, o Estado, ao garantir à camada necessitada alguns direitos sociais que ele mesmo impôs (através das normas jurídicas), exige que, para tanto, seja efetuada uma contraprestação por parte dos *trabalhadores. Esclarecendo: a política social, de qualquer forma que seja manifestada, é garantida e efetivada apenas com o custeio dos próprios beneficiários, ou seja, dos trabalhadores assalariados.

Debater a política social como política no âmbito da sociedade capitalista é buscar resgatar seu caráter de classe social – ou seja, uma política que responde, principalmente, aos *interesses das classes políticas e econômicas dominantes.

Política é a ciência que discute o poder de cada indivíduo na sociedade. Todos nós temos poder, embora sejamos representados por partidos (partes de uma sociedade). Engraçado como a sociedade em geral pensa, política logo remete só aos políticos. Às vezes não olhamos para a nossa política. Não pode ser assim, pois todos nós somos políticos no trabalho, em casa, nos relacionamentos em geral. De repente não queremos “provocar” uma briga então somos políticos, durante uma reunião de trabalho “engolimos alguns sapos”, nesse momento novamente fomos políticos. Essas reações são pertinentes ao ser humano.

O problema está na politicagem do agradar, do facilitar, do tal “jeitinho brasileiro”, da falsidade, do laranja, do sonegador, do “ninguém vai descobrir”.

Esse tipo de comportamento político é lastimável, por isso é que a palavra política nos remete diretamente aos políticos, mas veja quantas vezes em sua vida, você, ou melhor, nós, também fizemos uma política suja com calúnias, inveja, falsidade.

Temos que ser realistas, não adianta cobrar dos outros uma mudança de comportamento se a mudança não começar em nós mesmo. Concordo que é muito mais fácil criticar os outros do que se criticar. Vivemos numa sociedade que ninguém não quer enxergar os seus defeitos, e assim fica no estado de acomodação como diz a frase; Eu nasci assim e vou morrer assim, que péssimo! É preciso que nós cidadãos entendamos o significado da política, para que possamos fazer mudanças, não da para fugir da política  ela esta em todos níveis da vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com