TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Segurança Internacional

Por:   •  13/4/2020  •  Relatório de pesquisa  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Segurança Internacional.

Nome: Helio Renan Loureiro Tanajura.

RA: 1721533814.

Tema: Defesa aos Países do Ocidente.

A ideia de que a crise na Ucrânia é culpa do ocidente é um pouco precipitada. Houve na verdade, um equivoco da Rússia ao anexar a Criméia. Analisando os motivos que fizeram a Rússia tomar tal atitude, podemos notar os seguintes aspectos:

Temos primeiramente, o fato da expansão da OTAN, que na verdade funcionou como uma forma de defesa. Os EUA temiam que os Russos poderiam voltar a tomar atitudes ameaçadoras contra a Europa como nos tempos de União Soviética. A Rússia por outro lado, viu esse fato como uma ameaça e tomou isso como um dos seus argumentos para anexar a Criméia. Além disso, a Rússia poderia ter adotado uma lógica mais passiva. O diálogo poderia ter sido usado neste caso, e poderiam ter procurado fazer acordos, tentando apaziguar a insegurança que havia tanto do lado ocidental como de seu próprio governo. Ao invés de usar esse argumento para anexar um país, poderia por exemplo ter tentando promover discussões e até recorrer a organismos Internacionais para conseguir fazer que as coisas não chegassem em um ponto tão drástico.

A promoção da democracia e a revoluções coloridas foram outro argumento usado, porém que pode ser questionado. Revolução Laranja é uma entre outras revoluções coloridas que tomaram lugar no leste europeu e na Ásia Central, isto é, o termo revoluções coloridas não se resume a um fenômeno que atingiu a Ucrânia isoladamente. Então, o fato de usar as revoluções coloridas como argumento realmente não faz sentido se levamos em conta que não se restringiu só a Ucrânia.

E assim os Estados Unidos e seus aliados procuraram promover a democracia nos países da Europa Oriental, aumentar a interdependência econômica entre eles e incorporá-los em instituições internacionais. Após o término da guerra fria, esses princípios voltaram a se tornar princípios fundamentais para se construir uma sociedade mais sólida. A Lógica realista dava lugar a uma lógica onde o diálogo e a solução pacífica de controvérsias era promovida em todos os lugares do mundo, e não apenas naquela área em específica. E o objetivo da promoção desses princípios era de evitar novos conflitos e não de anexar países ou criar insegurança no cenário internacional.

A expansão da União Europeia, vista como uma ameaça pelos Russos. Segundo os autores, a visão da organização sobre a integração do restante do continente

é que esse processo auxiliaria a “superar décadas de divisão artificial e ajudaria a tornar a Europa ‘completa e livre’” (ARCHICK; MORELLI,). Com isso, o objetivo da expansão era de unir os países da Europa para que tivessem mais força econômica, pudessem resolver conflitos através do diálogo e tornar a Europa livre de divisões que eram um problema nas décadas anteriores. Na verdade, a Rússia mais uma vez interpretou uma ação ocidental de forma equivocada.

Com isso, infere se que, a lógica realista usada pela Rússia usando as ações citadas acima como justificativa para anexar a Criméia foi muito equivocada. Ao interpretar as ações como ameaça contra, fez com que a sua atitude mais racional fosse a anexação, quando na verdade poderia ter entendido as ações e atitudes de forma mais pacífica promovendo assim, o diálogo e evitando uma ação que foi tão agressiva e que teve consequências desastrosas e um cenário de insegura no sistema Internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com