TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Contabilidade Internacional - História do Brasil

Por:   •  2/3/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

A contabilidade está proporcionalmente ligada com a própria história da civilização, com as manifestações humanas da necessidade social, bem como, a ciência social a partir dos interesses do homem pelos cuidados quanto à sua riqueza, de proteção de seus bens e com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos. Segundo Lopes de Sá (1997, p. 15), destaca: “desde que o homem se preocupou com o amanhã, preocupou-se, também, em fazer as contas, mas, em verdade, nem sempre soube, racionalmente, o que fazer com as informações que guardou”.

A Contabilidade Pública no Brasil deu-se a partir da chegada da Família Real portuguesa em 1808, cujo proporcionou o desenvolvimento econômico e sociocultural da colônia, com a abertura dos portos brasileiros às nações amigas, criação do Banco do Brasil, criação do Museu nacional e da Biblioteca real, concomitante houve o aumento dos gastos públicos e para poder mensurar e controlar o patrimônio da monarquia e a riqueza do povo foi criado o Erário Régio o Conselho da Fazenda com o objetivo de estruturar o orçamento colonial. Nesta época o modelo de gestão pública era patrimonialista, o qual ficou vigente até o inicio do século XX.

No Brasil ela é regida pela Lei 4.320/64, cujo estabelece que os serviços contábeis sejam estruturados de maneira que poça permitir o controle e manter o equilíbrio nas contas públicas, verificando se os gastos estão de acordo com os orçamentos propostos.

O Decreto n.º 20.158 regulamentou a profissão de Contador e reorganizou o ensino comercial. Para encerrar as alterações nos cursos profissionalizantes, o Decreto n.° 6.141, de 1943, estabeleceu as bases de organização e de regime de atuação, com este fator houve a necessidade de regulamentar a profissão, a partir disto, nasceu o CFC (Conselho Federal de Contabilidade), o qual regularmente por meio de Resoluções, norteia e fiscaliza os contadores.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com