TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho legal e infância

Tese: Trabalho legal e infância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Tese  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de direito e cidadania da infância

O direito á cultura é um complemento ai direito á educação. O direito á cultura é assegurado diretamente ás crianças e adolescentes, conforme esta nos artigos 4°, 58 e 59 da ECA. Os municípios que tem o apoio do estado e da união devem se voltar para fazer diversos eventos culturais e de lazer, para atingir o público infantil e adolescente. Todas as crianças e adolescentes possuem acesso ás diferentes formas de expressão da cultura humana como a arte, musica, literatura, esportes etc, pois é o dever do estado disponibilizar isto á elas.

Isto significa que além de descanso, para recuperar a energia gasta com os estudos e com seus deveres, as crianças também precisam de tempo para se dedicar a atividades culturais e de lazer. A participação nestas atividades contribui tanto para o desenvolvimento pessoal como para uma boa saúde física e mental.

A cultura, entendida como o conjunto de natureza material e imaterial, portador de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira é garantida constitucionalmente, devendo o Estado assegurá-la, através do pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, apoiando e incentivando a valorização e a difusão das manifestações culturais. Igualmente o esporte é assegurado constitucionalmente, sendo dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais, como direito de cada um, observados os preceitos de autonomia das entidades desportivas, com relação à organização e funcionamento, da destinação de recursos públicos para a promoção prioritária do desporto educacional e da proteção e incentivo às manifestações desportivas de criação nacional. O lazer também é direito garantido constitucionalmente às crianças e adolescentes, como forma de contribuir para o seu desenvolvimento biológico, psicológico e social, firmado sobre a esteira do equilíbrio e da alegria.

Zombar dos costumes e da cultura de outra pessoa de diferente etnia, raça, cor, só demonstra que não temos educação. Assim, devemos procurar conhecer as diferenças culturais de outros povos, pois isso contribui para o nosso próprio crescimento.

Importante conhecer as culturas do nosso país; a história da civilização do Homem; os costumes locais etc.

Promover e incentivar as diversas manifestações culturais, desde a música, à dança, ao teatro, às artes plásticas, etc. Ajudar a levar a cultura, bem como a informação às regiões mais afastadas das áreas metropolitanas.

Contudo isto, a cultura como falamos ela é essencial para todos , pois sem ela se tornamos pessoas em educação. Como seria uma sociedade sem cultura? Seria uma sociedade praticamente sem educação, ia ter vários problemas com as crianças tanto psicológico como fisco , pois elas tem que ter aqueles tempo para o lazer, brincar. Para poder estimular as criança se interagirem na sociedade, uma criança que não tem direito a lazer pode ate se torna uma pessoa com problema psicológicos e não se interagir com outras criança por motivos óbvios de não ter aquela comunicação com outras crianças, porque proibiram ela do seu próprio direito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com