TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE IMPLEMENTAÇÃO DE UMA APLICAÇÃO PARA MAPEAR ESPÉCIES EM ÁREA DE RESERVA LEGAL

Por:   •  27/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.410 Palavras (14 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

TRABALHO DE IMPLEMENTAÇÃO DE UMA APLICAÇÃO PARA MAPEAR ESPÉCIES EM ÁREA DE RESERVA LEGAL.        

        

        Trabalho de implementação de uma aplicação para “Mapear espécies em área de Reserva Legal” no Estado do Rio de Janeiro apresentado ao curso de Graduação em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense, como parte das exigências da disciplina de Computação Aplicada.

 

2015

SUMÁRIO

  1. Introdução............................................................................3
  2. Objetivo.................................................................................5
  3. Apresentação da aplicação.................................................6
  4. Resultados............................................................................10
  5. Referências..........................................................................14
  6. Apêndice 1: Código- fonte.....................................................15

        

  1. INTRODUÇÃO

O atual Código Florestal define a Reserva Legal como:

Art. 3º Para os efeitos desta Lei entende-se por:
(...)
III - Reserva Legal: área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, delimitada nos termos do art. 12, com a função de assegurar o uso econômico de modo sustentável dos recursos naturais do imóvel rural, auxiliar a conservação e a reabilitação dos processos ecológicos e promover a conservação da biodiversidade, bem como o abrigo e a proteção de fauna silvestre e da flora nativa;

A reserva legal é a área do imóvel rural que, coberta por vegetação natural, pode ser explorada com o manejo florestal sustentável, nos limites estabelecidos em lei para o bioma em que está a propriedade. Por abrigar parcela representativa do ambiente natural da região onde está inserida e, que por isso, se torna necessária à manutenção da biodiversidade local.

No Estado do Rio de Janeiro a área da Reserva Legal deve corresponder a pelo menos 20% da área do imóvel. É permitido o cômputo das Áreas de Preservação Permanente (APP) no cálculo do percentual desde que este benefício não implique conversão de novas áreas para uso alternativo do solo, a área a ser computada esteja conservada ou em processo de recuperação e o proprietário ou possuidor tenha requerido inscrição do imóvel no Cadastro Ambiental Rural – CAR.

O código utiliza dois tipos de áreas de preservação: a Reserva Legal e a Área de Preservação Permanente (APP).  A Reserva Legal é a porcentagem de cada propriedade ou posse rural que deve ser preservada, variando de acordo com a região e o bioma.

As Áreas de Preservação Permanente têm a função de preservar locais frágeis como beiras de rios, topos de morros e encostas, que não podem ser desmatados para não causar erosões e deslizamentos, além de proteger nascentes, fauna, flora e biodiversidade, entre outros. 

A região de mata atlântica é riquíssima em biodiversidade, sua fauna e flora é composta por diversas espécies. Algumas das espécies arbóreas encontradas nessa região são, a Sibipiruna (Caesalpinia peltophoroides), árvore grande e frondosa existe com mais intensidade no litoral entre a Bahia e o Rio de Janeiro. Ela produz grande quantidade de flores. O Pau-Brasil (Caesalpinia echinata Lam), é uma árvore que alcança entre dez a quinze metros de altura e possui um tronco reto, foi amplamente explorada no período colonial.

O Palmito Juçara (Euterpe edulis) é uma espécie que vive em ambiente úmido. É encontrada em florestas pluviais atlântica, gosta de clima quente e úmido. O Pau-Ferro (Caesalpineae ferrea), é encontrada nos estados do Piauí até São Paulo, na floresta pluvial da Mata Atlântica. Tem preferência pelo clima quente e úmido e é dispersada principalmente por animais e pequenos roedores. O Jequitibá Rosa (Cariniana legalis), essa árvore pode atingir 50 metros de altura com um diâmetro de um metro. Árvore frondosa, com flores brancas ou rosadas e folhas permanentes, sempre se sobressai pelo tamanho e pela copa.

  1. OBJETIVO

O programa tem como objetivo o mapeamento de uma área conforme o Código Florestal da Reserva Legal nomeando espécies de mata atlântica deixando o usuário com direito de escolher os tipos arbóreos que mais lhe agradam e se adéqua a sua propriedade, a fim de alcançar os 20% de mata nativa previsto por lei.  

  1. APRESENTAÇÃO DA APLICAÇÃO

Ao iniciar o programa, será apresentado um menu ao usuário, esse selecionará a opção 1 para cadastrar o tamanho de sua propriedade e a porcentagem de vegetação nativa.[pic 2]

 Após o usuário cadastrar o tamanho de sua propriedade e a porcentagem de vegetação nativa ele deverá escolher a opção 2, essa irá pedir para que ele cadastre a matriz. Essa irá representar a área de Reserva Legal que não está dentro dos parâmetros da lei, ou seja, não atingiu os 20% determinado. Através do cálculo da razão entre porcentagem da vegetação nativa pela área, multiplicado por 100 e depois subtraído de 20, encontra-se a porcentagem que resta para ser preenchida por espécies arbóreas. Determinando assim o tamanho da matriz que será cadastrada.[pic 3]

Posteriormente o usuário fará a escolha da opção 3, em que essa irá informar o total de árvores plantadas na área de Reserva Legal analisada através dos dados informados pelo usuário no cadastramento da matriz. [pic 4]

       

  Ao escolher a opção 4 no menu, o usuário receberá a informação de qual espécie arbórea foi mais abundante em cada área analisada. Essa área se refere à linha da matriz, em que esta irá variar de acordo com o tamanho da área de Reserva Legal a ser completada informada pelo usuário no início do programa.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com