TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Urbanismo

Resenha: Urbanismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  Resenha  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

Tem como objetivo criar condições satisfatórias e ordenadas de vida nos centros urbanos, de acordo com as necessidades humanas, como: meios de locomoção, moradias, lazer, criação de áreas verdes, dentre outras.

O termo surgiu no final do século XIX, quando a revolução industrial levou as cidades a ficarem saturadas e insalubres. Essa desordem fez surgir demandas de intervenções nos meios urbanos de forma a tentar reestruturá-los com aplicações de técnicas e conhecimentos arquitetônicos e da engenharia, o que resultou no surgimento do campo de estudo do urbanismo.

Por que ainda é utilizada a urbanização

A urbanização é incontrolável, pois quanto mais a cidade cresce, mais a população sai da zona rural e migra a cidade. Sociedade em processo de constante crescimento demográfico e respondendo a uma forte pressão de civilização e urbanidade, enfrentando suas demandas e problemas numa perspectiva simplista, o urbanismo é a ação de projetar e ordenar espaços construídos. No entanto, sob um ponto de vista amplo, o urbanismo pode ser entendido tanto como um conjunto de práticas e ideias.

Por que não é sustentável ao longo prazo

O desenvolvimento urbano sustentável é uma abordagem coerente, integrada, que permita resolver de forma abrangente os problemas ecológicos e sociais das cidades. Sem uma abordagem integrada é impossível construir cidades sustentáveis. Assim sendo, a abordagem não pode limitar-se a uma perspectiva ambiental, já que aspetos como a proteção social, a formação, o emprego e o desenvolvimento económico, entre outros, são igualmente importantes para o bem-estar da sociedade. As cidades devem zelar por uma coordenação horizontal e vertical, que assegure uma abordagem abrangente para o desenvolvimento urbano e evite os investimentos isolados e descoordenados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com