TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso De mídias Sociais Pelo Governo Dos Municípios Da Região Metropolitana Do Vale Do Paraíba

Exames: Uso De mídias Sociais Pelo Governo Dos Municípios Da Região Metropolitana Do Vale Do Paraíba. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

A comunicação digital estruturada em rede inaugurou novas possibilidades de comunicação para todas as esferas da sociedade, dentre as quais o governo. Em um ambiente político nacional marcado pelo princípio constitucional da participação da sociedade na gestão pública, fundamentado na Constituição de 1988, marcou o processo de redemocratização do país, as tecnologias de comunicação e informação apresentam-se como um instrumental fundamental para facilitar a aproximação entre cidadãos e governo. Especificamente no caso dos municípios, que adquiriram maior autonomia de gestão formalizada no Estatuto da Cidade, a necessidade de aproximação com os munícipes torna-se latente.

OBJETIVOS

Este trabalho tem por objetivo analisar a utilização de mídias sociais pelo governo dos municípios da região metropolitana do Vale do Paraíba, Verificar a tipologia da comunicação realizada, identificar a participação dos munícipes nas redes sociais digitais oficiais dos municípios e identificar as temáticas abordada na comunicação governamental realizada nas mídias sociais digitais  pelos municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba

METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e caráter documental. Quanto à tipologia, a pesquisa caracteriza-se como exploratória, de abordagem qualitativa, com coleta de dados documental.

A coleta de dados foi realizada pelo período de um mês, no qual foram observados os posts diariamente, registrados em formulário específicos e categorizados a partir dos seguintes recortes definidos pelos autores: tipo de comunicação, temática aborda, interação do público.

os 41 municípios avaliados, 34 possuem perfis oficiais nas redes sociais, sendo os não participantes, as cidades de Areias, Canas, Lorena, Roseira, Santa Branca, São Bento do Sapucaí e Silveiras. Observou-se que, de acordo com o Manual de Orientação para Atuação em Redes Sociais, publicado pelo Governo Federal, a diferença no relacionamento entre as páginas avaliadas é bem expressiva.

CONCLUSÃO

As Prefeituras da RMVale estão nas redes sociais, mas ainda não fazem de fato, o que essa interação exige e pode propiciar e, ainda, não se utilizam das ferramentas disponíveis para a aproximação com os cidadãos. Em relação à "Diretrizes de linguagem Verbal e Visual", é excedido na maioria das páginas o limite de 110 caracteres por publicações indicado pelo manual, com textos de grande variação de tamanho, e que em todos os casos tem textos com linguagem coloquial e de conteúdo amplo. Tratando-se de "Diretrizes Editoriais", foi possível notar que as páginas têm certa homogeneidade, tendo como exemplo a Prefeitura de Caraguatatuba, que caracteriza todas as outras páginas, algumas vezes usa-se uma linguagem simples e formal, outras uma linguagem um tanto mais robusta, mas nada que faça o cidadão ter medo de participar, por exemplo.

No quesito "Volume de postagem por rede" e também em "Bibliotecas únicas" pode notar-se a falta de planejamento, pois as página não apresentam periodicidade nas publicações, e apenas a Prefeitura de São José dos Campos faz menção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com