TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utopia E Realidade

Artigo: Utopia E Realidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  220 Palavras (1 Páginas)  •  346 Visualizações

CAPÍTULO II – UTOPIA E REALIDADE

Neste capítulo, Carr aponta algumas antíteses da utopia versus realidade, como exemplos: livre arbítrio e determinismo; teoria e prática; o intelectual e o burocrata; esquerda e direita; ética e política. Classificando assim os utópicos como voluntaristas; teóricos intelectuais que muito teorizam buscando aplicar à realidade; e esquerdistas, como seres de capacidade intelectual superior, porém pouca experiência prática, E por último, a ética e a política; os utópicos buscam inserir a política numa ética já padronizada por eles, sendo os realistas o contrário de todas essas características. O autor acredita que o estudo mais detalhado dessas antíteses possibilitaria uma melhor compreensão da política internacional sobre a crise do pós-guerra.

Para ele a política seria composta de dois elementos chave – utopia e realidade, mas seria composta também de outros dois elementos incompatíveis, a moral e o poder.

Para o autor, não se pode divorciar política de poder. A ilusão de que se possa dar prioridade ao poder, e a moral viria naturalmente, é tão perigosa quanto a ilusão de que se possa dar prioridade à autoridade moral, e o poder viria naturalmente depois. A teoria do divórcio entre os campos da política e da moral é superficialmente atraente, nem que seja pelo fato de evitar o insolúvel problema de encontrar uma justificativa moral para o uso da força.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com