TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Wagner M

Tese: Wagner M. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Tese  •  1.960 Palavras (8 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 8

TRABALHO: RESUMO DA LINGUA E LINGUAGEM PAG: 03 a 22, 25 a 37, 69 e 70, 79 a 97.

LINGUA E LIGUAGEM

Conforme a Carvalho em 1987 há três conceitos para língua, são eles acervo lingüístico no qual

É o conjunto de hábitos, instituição social, para que os membros da sociedade concebem e se exprime.

Sendo que o acervo é o conjunto, reunião, somatório e os elementos a socialização é a instituição dos membros constituintes de determinada sociedade.

E o sistema de organização em um conjunto unitário de partes num todo, perceber que a língua é o conjunto de signos e sistema.

Podemos ter mais amplas idéias no exemplo abaixo:

PLANO DA ABSTRAÇÃO PLANO POSSIBILIDADE

PLANO DA VIRTUALIDADE PLANO DA OBJETIVIDADE

PLANO DA POTENCIALIDADE PLANO DA SICRONIA

PLANO DO LÉXICO PLANO DA SOCIALZAÇÃO

PLANO DA FORMA PLANO DA SISTEMATIZAÇÃO

LINGUAGEM (parole)

Uma vez delineadas a principais observações a língua, importa verificar a outra face da dicotomia, a saber, a linguagem (parole), conhecida também pelo nome de discurso ou fala.

Lembrar mais uma vez a teoria de Humbort que a linguagem enérgeia, ergon,desta forma a linguagem a característica básica atuante, provida, por isso, de atos ilocucionários e perlocucionários que levam ao convencimento e a persuasão, orientando a alguma conclusão como mostra no quadro abaixo:

PLANO DE CONCRETUDE PLANO DA UNIVERSALIDADE

PLANO DA REALIDADE PLANO DO VOCABULÁRIO

PLANO DE SUBJETIVIDADE PLANO DA DIACRONIA

PLANO DA INDIVIDUALIDADE

Conforme notamos, o quadro acima o termo da “linguagem” é ambro e abrange, para todos os meios de expressão e comunicação entre pessoas.

FORMAS DE LINGUAGEM

Varias formas de linguagem e língua são, no fundo mas de nenhuma maneira gosto de um mesmo fenômeno complexo da comunicação.

LIGUAGEM FALADA (fala)

Não tem duvida que a fala constitui o primeiro e mais importante meio de comunicação, o homem compete a faculdade de falar, a razão que qualifica o homem de “ser falante”.

Algumas características da fala lhe são inerentes, como o mecanismo psicofisiológico;outras lhe são mais próprias,como pode ver no quadro abaixo:

INDIVIDUALIDADE CONTATO DIRETO COM O ALOCUTÁRIO

ESPONTANEIDADE

MAIOR RESTRIÇÃO VOCABULAR CARÁTER MAIS CONCRETO

LINGUAGEM ESCRITA

Para Dubois et al. (1978, p. 222). A linguagem escrita e suas caracteristicas que se resume abaixo:

CONTATO INDIRETO COM O ALOCUTÁRIO

MAIOR RIQUEZA VOCABULAR

MAIOR APEGO À GRAMÁTICA

MAIOR PREOCUPAÇÃO COM A CLAREZA

Segundo a Andrade e Henrique ( 2009,p. 34) enumeram algumas particularidades da linagem oral e escrita no que tange a aspectos gramaticais, levando-se em conta os níveis da lingagem.

LINGUAGEM CORPORAL

A linguagem falada e a escrita chamam-se linguagem verdal. A linguagem corporal assinala a linguagem não verbal.

Realmente o corpo fala com voz silenciosa. O silencio é, ele também, uma prerrogadativa do humano, por ser racional distingue-se do irracional. Provavelmente por essa razão, os romanos, na lição de Ernoyt e Meillet (1951, p. 1103), pelo menos até a época clássica, usavam dois verbos calar: silere para os irracionais tacere para os racionais.

A linguagem jurídica fala em “tácita aceitação” “ tacitação ratificação”,”tácita recondução”,renúncia tácita”. Antiga redação do art. 186 do Código de Processo Penal resava que o silêncio do réu poderia ser interpretado em prefuízo da ‘própria defesa, razão pela qual nornha (1969, p. 115) que disse que o silêncio do denuciado poderia ser interpretado contra ele. Entretanto, em harmonia com a nova ordem constitucional, (CF,art,5°, LXIII), a redação do art, 186 do Código de Processo Penal foi alterada, fazendo constar, em seu parágrafo único, que o silêncio não importará em confissão e não poderá ser interpretado em prejuíza da defesa.

No âmbito do Direito Privado, o art. 111 do Código Civil determina que o silêncio acarreta anuência quando as circunstâncias ou os usos o autorizarem e não for exigida a declaração expressa.

Direito Privado, o art 111 do Código Civil determina que o silêncio acarreta anuência quando as circunstâncias, o usos o autorizarem e não for exigida a declaração expressa.

Com o chamado “ silêncio obsequioso,” a Igreja católica conservadora revela a sua face autoritária, ao impedir a livra manifestação de pensamento.

A linguagem do rosto.

“Apelamos “para expressões do rosto recorrentes ao longo dos dias como: “cara emburada”; “cara amarrada”; “cara de choro”, cara de poucos amigos”; rosto amigo”; “rosto zombeteiro”; e outras muitas.

Em se falando do rosto cumpre chamar a atenção para os olhos e para o riso.

Que os atores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com