TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Cultura Religiosa

Por:   •  5/1/2021  •  Resenha  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  177 Visualizações

No texto de Leonardo Boff, chama atenção a explicação relacionada a religião sadia e a religião doente. Segundo Boff, tal como todos os outros conceitos a religião deve ver considerada em sua forma saudável em detrimento do seu lado perjorativo, que na maioria das vezes é citado, relacionado a radicalismos. Isto é, devem ser analisados os benefícios de uma prática religiosa em sua forma não alterada, tais como a força de superação e a esperança que ela acaba por conferir onde se insere.

Basta que se atente para os testemunhos que compõem o documentário para perceber o importante papel desempenhado pela religião nas vidas de seus fiéis; O quão influente e decisiva é o sentido de vida que ela imprime ao indivíduo ainda que muitas práticas possam se confundir, misturar-se e adaptar-se ao modo de vida do indivíduo.

No documentário, podem ser vistas pessoas simples que caracterizam as suas religiosidades baseadas no que elas de fato vivem. Por vezes contraditórias são as explicações ou definições que as mesmas apresentam, entretanto é a forma real que, por meio delas, é apresentado. Nesse ponto, pode-se fazer um paralelismo com o texto ao passo que ele afirma que o religioso, o místico não pode ser definido.

Assim, o fator religioso não reside na razão , mas sim numa espécie de plano transcendente que estimula e dá a dimensão potencial do real. É o que estimula o ser humano a buscar sempre algo maior e o faça capaz de possuir esperança.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com