TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR – ITQ

Por:   •  20/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 6

TÍTULO: BIBLIOLOGIA

AUTOR: ANDRÉ DOS SANTOS SILVA

CURSO: INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR – ITQ

RESUMO

O livro texto de Bibliologia foi elaborado através de uma abordagem histórica, bíblica e teológica, numa linguagem dialógica clara, para que o estudo seja introduzido com segurança e facilidade. Através da observação do desenvolvimento serão respondidas questões como: A bíblia realmente é a Palavra de Deus? Como se originou a Bíblia? Como ela chegou até nós?

PALAVRAS - CHAVES: BIBLIOLOGIA, SAGRADAS ESCRITURAS, REVELAÇÃO, INSPIRAÇÃO, CÂNON.

1- INTRODUÇÃO

Bibliologia é o termo teológico que indica o estudo das Sagradas Escrituras. Esse estudo se refere à doutrina das Escrituras e ao estudo da História da Bíblia como livro, desde a sua origem, composição, estrutura, processo de escrita, até chegar os dias atuais. A bíblia é a mensagem de Deus aos homens, Deus se revela como pessoa, nos dá a conhecer o seu caráter e a sua personalidade.

A NECESSIDADE DAS ESCRITURAS

Antes da queda do homem, as condições de comunicação e de relacionamento com Deus eram diferentes das condições atuais. A Escritura Sagrada foi enviada por Deus para a comunhão e para restauração do relacionamento favorável com Deus, os quais foram perdidos na queda. A razão de Deus ter-nos dado a Escritura é que, sendo os seres humanos finitos e Deus infinito, não poderíamos conhecê-lo, nem ter comunhão com ele, a menos que ele se revelasse a nós.

REVELAÇÃO DAS ESCRITURAS

A definição teológica de revelação está baseada nos vocábulos (palavras e termos) originais da Sagrada Escritura. A palavra hebraica para “revelar” é gãlãh. A palavra grega usual para “revelar” é apokalyptõ. Estas duas palavras expressam a ideia de desvelar o que está encoberto. De acordo com o significado destas palavras originais, Revelação é a automanifestação de Deus, é a comunicação que ele faz de si mesmo a todas as pessoas em todos os tempos e lugares com o propósito de entrar em relacionamento redentor com elas.

E os meios, modos ou modalidades concretas pelos quais Deus se revela são:

• Os eventos históricos – desde a origem da raça humana até a história de Israel;

• O próprio discurso Divino através dos registros enunciados onde Ele mesmo fala;

• A encarnação de seu Filho Jesus – Nele, Deus vivia entre os homens e manifestava as suas qualidades, atributos e emoções.

A bíblia é o resultado da revelação, ou seja, o revelado, por isto ela pode ser chamada de revelação.

Nenhum homem é despido de religiosidade, ele responde de alguma forma à Revelação Geral ao seu redor, o apóstolo Paulo fala que uma pessoa pode não ter acesso à Revelação Especial, mas, com certeza, responde à Revelação Geral através das coisas criadas e que trazem a Lei de Deus gravada em seus corações, o que é demonstrado através da consciência.

A CAUSA DA REVELAÇÃO E DA INSPIRAÇÃO DA ESCRITURA

A Bíblia declara que Deus é amor, e o amor se comunicas. Apesar de sua natureza espiritual e transcendente, Deus nunca se afastou das suas criaturas, antes, sempre proveu um meio para comunicar-se com elas e também resolver o problema do pecado e os conflitos decorrentes. Deus não quis simplesmente apresentar a sua Lei, mas, acima de tudo, quis apresentar os princípios que conduzem a vida, a própria vida que ele planejou na criação de todas as coisas.

E a revelação tem necessidade da Inspiração, e este processo contém quatro elementos específicos, sem os quais não teríamos a Sagrada Escritura:

• Deus como causa;

• A ação do Espírito Santo;

• O homem como instrumento;

• A autoridade escrita.

Portanto a diferença entre revelação e inspiração é que a revelação é o ato de Deus comunicar e inspiração é a maneira como a revelação foi registrada.

O DEPOIMENTO DA INFALIBILIDADE

O fundamento da doutrina da infalibilidade vem da própria Escritura, Ela afirma ser inspirada por Deus. Muito da incerteza e incredulidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com