TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

13 Atitudes Podem Fazer A Diferença Na Sua Vida

Trabalho Escolar: 13 Atitudes Podem Fazer A Diferença Na Sua Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  5.501 Palavras (23 Páginas)  •  1.347 Visualizações

Página 1 de 23

13 ATITUDES QUE FAZEM A DIFERENÇA E PODEM TRANSFORMAR A SUA VIDA

1ª. ORE MAIS INTENSAMENTE - “Em agonia, orava mais intensamente.”

Lucas 22:44.

Descubra hoje o poder que há na oração. No entanto a sua oração precisa ser intencional, como foi a oração da mulher com fluxo de sangue, que quando saiu de casa rumo ao encontro com Jesus, ela pensava: "Se tão somente eu tocar nas suas vestes serei curada". A multidão apertava Jesus, mas nada acontecia. No momento que ela tocou nas vestes de Jesus ela foi curada. Não sofra sozinho, não decida sozinho, não siga em frente sozinho. Deus é o Pai que te ouve e te ama. Ele intervém por você. Ele é o Conselheiro Maravilhoso. Você descobrirá o poder que há em uma atitude que é colocada em prática e é transformada em hábito. O impacto sistêmico dela, tanto no seu futuro quanto na vida das pessoas que estão ao seu redor, é fortíssimo. Não faça como a multidão que toca casualmente em Jesus com suas orações superficiais. Toque com propósito: o propósito de experimentar a Deus em sua vida de forma real e verdadeira. Aproveite hoje. É um ótimo dia para ter a atitude de orar mais intensamente. Mesmo que você esteja em agonia, ore intensamente, e experimente no decorrer desta semana a sensação, a presença e as respostas do Deus todo poderoso. Orar intensamente é uma atitude que faz a diferença. Seja feliz e ore.

2ª. ESTUDE DE FATO A PALAVRA

“Ora, estes foram mais nobres do que os de Tessalônica, pois de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.”

Atos 17:11.

Algumas atitudes em sua vida poderão trazer impactos fantásticos e resultados maravilhosos. Ontem eu falei da atitude de orar mais intensamente. Hoje lhe sugiro estudar de fato a Palavra. A Bíblia é o é um tesouro que pode ser aproveitado ao máximo hoje. Nela há um poder que penetra na mente e nos traz paz, segurança, orientação, certeza e principalmente o conhecimento de Deus. A vida é uma dádiva com um propósito: conhecer a Deus e ser semelhante a Jesus. Você tem a mesma oportunidade que Abraão, Moisés, Davi, Paulo, Pedro, João, Santo Agostinho, Martinho Lutero tiveram: ter uma intimidade crescente com Deus. Para isso é necessário um estudo diário da Bíblia de forma vertical, ou seja, aprofundada. Para crescer em conhecimento e intimidade com Deus, sugiro um início pelo livro de João. Ore antes pedido a Deus que o Espirito Santo te ilumine. Use uma caneta quatro cores e grife com cores diferentes as frases que mais falarem ao seu coração. Se alguma idéia sobre o texto surgir, escreva-a nas margens da Bíblia. Não é necessário que você leia muitos capítulos. É melhor ler pouco mais de forma aprofundada. Ao fim da sua leitura coloque a data e local para você construir uma história de comunhão. Leia com duas perguntas em mente: Como Jesus se relacionava com Deus e como Ele tratava as pessoas. Siga a leitura de João até Apocalipse, depois vá para o Antigo Testamento lendo por blocos, por exemplo, os livros poéticos, depois o livro de Mateus, depois os Profetas e na seqüência o livro de Marcos, o Pentateuco e Históricos e depois Lucas. Você irá descobrir a médio prazo como a leitura da Bíblia lhe trará muitos benefícios. Sucesso na melhor aventura que alguém pode empreender: Conhecer a Deus da forma como Ele se apresenta na Bíblia. Seja feliz e leia a Bíblia. Abraço.

3ª. OBEDEÇA A PALAVRA

“Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.”

João 15:14.

Orar mais intensamente, ler de fato a Bíblia e hoje a terceira atitude é Obediência à Palavra. O cristianismo pode ser resumido em duas palavras: amor e obediência. Amor a Deus e as pessoas e obediência a vontade revelada por Deus na sua Palavra. A Bíblia não é um livro religioso, é um livro de princípios de ação e de relacionamento com Deus e às pessoas. A Bíblia não é um livro de informações sobre Deus, é uma carta de amor, de um Pai que demonstra através da vida dos personagens como Ele quer agir em nossa vida. A Bíblia é um GPS que Deus nos deu para passarmos pela floresta desta vida com o mínimo de arranhões possíveis. Assim, temos duas responsabilidades com a nossa própria vida: 1a. Saber a vontade de Deus. 2a. Fazer a vontade de Deus. No entanto colocar em prática a vontade de Deus exige um elemento crucial: Querer fazer a vontade de Deus. Por vezes a pessoa só faz o que sabe o que tem que fazer se sente vontade. E em II Coríntios 4;4 Paulo mostra que o inimigo é capaz de adoecer a vontade das pessoas. Por isso temos que fazer o que a Palavra nos diz não porque sentimos vontade e sim porque Deus ordenou. Isso é para o nosso próprio bem, benefício, lucro, saúde, felicidade. Veja por exemplo o paralítico de Betesda (João 5), a palavra de Deus disse: "Levante-se! Pegue a sua maca e ande!" Se o paralítico tivesse racionalizado ou se buscasse a própria vontade ele não teria obedecido e não teria acontecido também na vida dele a maior bênção que ele queria: andar. Obedeça a Deus pois assim você estará alicerçando sua vida para o momento da tempestade que certamente vem sobre todas as pessoas. Assim, quando a chuva cair, a água subir e o vento das dificuldades e tragédias vier, a casa de sua vida permanecerá firme em Deus. Não confie no seu próprio entendimento ou emoções, confie na Palavra de Deus, obedeça-a e colha os resultados espirituais e materiais que Deus tem reservado para você. Seja feliz e obedeça a Palavra. Um abraço.

4ª. CRESÇA EM INTIMIDADE COM DEUS

“A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo.”

Salmo 42:2.

5ª. TESTEMUNHE NO COTIDIANO O maior propósito na vida é conhecer a Deus. Mas não um conhecer intelectual de saber que Ele existe ou saber sobre Ele. É ter uma experiência crescente de estar em sua presença. O escritor A. W. Tozer em seu livro "A procura de Deus", Ed. Betânia, afirma que cada pessoa pode ter a mesma experiência que Abrãao, Moisés, Davi, Paulo e João tiveram. O que é necessário é uma busca intencional e apaixonada de Deus através da oração, leitura da Bíblia e de livros cristãos que podem nos auxiliar a ter maior intimidade com Deus, como por exemplo o livro Caminho a Cristo, Patriarca e Profetas e Desejado de Todas as Nações da Casa Publicadora Brasileira, O Melhor de Tozer, da Editora Mundo Cristão, O Senhor do Impossível da Editora Betânia. No entanto a oração, leitura da Bíblia e de livros de apoio é uma forma de comunhão formal. Quando saímos desses momentos e vamos para a lida da vida estudar, trabalhar, namorar, conviver, é necessário manter a comunhão informal com Deus, tendo-o presente ao nosso lado em pensamento. O crescimento em intimidade com Deus ocorre de uma forma mais intensa nos momentos de solidão e não apenas nos momentos de adoração na Igreja. É necessário aprender a ter um encontro com Deus em ambos momentos. E nos momentos de fidelidade nas dificuldades será provado o conhecimento, nível de intimidade e confiança que adquirimos nessa busca. Fique alerta, não deixe que o Diabo neutralize a sua mente na busca pela intimidade com Deus. Ele irá utilizar sites, filmes, pessoas, livros, conceitos, teorias, perdas, prejuízo, inimizades, amizades e opiniões de pessoas que não conhecem a Deus para tentar te afastar desta busca. Lembre-se do que Deus já te disse: "Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração". A sua maior necessidade é de intimidade com Deus, sem essa necessidade satisfeita você irá buscar saciar a sua sede de Deus em muitas coisas, trabalhos, prazeres e pessoas, mas não vai conseguir. Por isso sacie a sua sede diretamente em Deus. Seja feliz e cresça em intimidade com Ele.

“Prega a Palavra, insta a tempo e fora de tempo.”

II Timóteo 4:2.

A Bíblia diz que somos salvos pela graça, mediante a fé (Efésios 2:8 a 10) e julgados pelas obras (II Coríntios 5:10). Imagine que chegou a sua vez de estar diante do Todo Poderoso no dia do julgamento. O seu anjo da guarda está de um lado e o seu anjo relator (o que anota todos os detalhes de sua vida e pensamentos) está do outro lado. E este abrirá o livro da vida do Cordeiro (Apocalipse 21:27). Será lida a história de sua vida, e ele inicia: "Fulano (coloque o seu nome) nasceu em Belém, fulano nasceu em Belém, fulano aos doze anos foi ao Templo, fulano cresceu, curou cegos, coxos, perdoou a Madalena, fulano alimentou os famintos, fulano foi preso, julgado injustamente, fulano foi morto na cruz do Calvário, fulano ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus e sentou-se a direita do Deus Pai." De quem é essa vida? Essa vida é de Jesus. Mas porque está escrita a vida de Jesus abaixo do seu nome no Livro da Vida? Porque quando você recebeu Jesus como o seu salvador pessoal houve uma troca: a troca de sua vida de pecado pela vida santa de Jesus em seus 33 anos de vida. No entanto, logo abaixo estará escrito: "Fulano, guardou os mandamentos, fulano devolveu o dízimo e as ofertas, fulano estudou a Bíblia com as pessoas, fulano ajudou os pobres e necessitados...". Será relatada o seu testemunho cotidiano que você deu. E a grande realidade é que o nosso julgamento final será pelo que fizemos ou não aos mais necessitados: "Porque tive fome e me deste de comer, tive sede e me deste de beber, fui migrante e me acolheste, estive preso e foste-me ver." Então diremos: "Quando Senhor fizemos isso?" E Jesus dirá: "Quando fizeste a um dos meus pequeninos a Mim fizeste". A razão de viver é servir ao próximo por amor a Jesus. Afinal, não estamos lidando com pessoas comuns (pai, mãe, filhos, vizinhos, colegas de trabalho/escola, amigos ou inimigos), estamos lidando com o próprio Cristo. Por isso, olhe as pessoas com amor e veja que todo segundo está carregado de oportunidade de fazer pelas pessoas o que faríamos por Jesus quotidianamente. Assim, seja feliz e testemunhe no cotidiano. Um abraço.

6ª. Ministre as pessoas com seus dons

“Mantenha viva a chama do dom de Deus que há em ti”. II Timóteo 1:6.

Vivemos em um sistema financista que faz com que as pessoas façam algo pelas outras se ganharem alguma coisa com isso. Algumas pessoas estão tão preocupadas com a sua própria sobrevivência e de sua família que pouco se interessam pelo sofrimento das outras. E o paradoxo é que quanto mais se preocupam consigo mesmo e com a sua própria família, mais infelizes e insatisfeitas se sentem. Por que motivo? Um rabino judeu, chamado Harnold Krushner explica, ele disse: “A felicidade é como uma borboleta, quanto mais você corre atrás dela mais ela foge de você, mas quando você para e se preocupa em ser uma pessoa bondosa, solidária, altruísta, a felicidade dá a volta e pousa no seu ombro.” Isso porque a felicidade é um resultado da comunhão com Deus e do trabalho que fazemos aos outros. Nós fomos programados por Deus para termos felicidade duradoura ao ministrarmos às necessidades das pessoas que surgirem em nosso caminho. Ministrar é suprir a necessidade de alguém com o dom que recebemos de Deus. Quem tem dinheiro pode ministrar com os seus recursos. Quem sabe ouvir pode aliviar a tensão de quem não tem com quem conversar. Quem pode doar sangue pode salvar quem dele está precisando. Quem canta pode acalmar o coração de quem está angustiado. Como você pode ser os lábios, as mãos, os pés de Deus para tornar a vida das pessoas melhor por você estar passando pela vida delas? O poeta Inglês George Eliot escreveu o sentido da vida: “Afinal, para que estamos aqui, se não para tornarmos a vida uns dos outros menos difícil?”. Você já imaginou como seria o mundo se cada pessoa ministrasse aos outros com seus dons, tornando a vida delas menos difícil? O próprio Cristo disse: “Eu não vim ao mundo para ser servido e sim para servir.” Por isso, a pesar das dores que Jesus sofreu, ele foi a pessoa mais feliz da terra. Seja feliz você também e ministre com o seu dom as necessidades das pessoas.

7ª. Seja um vaso de bênçãos a todos

“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.” II Coríntios 4:7.

Hoje ao falar da 7ª. Atitude para termos a nossa vida transformada, lembro a atitude de ontem: “Ministre a vida das pessoas com seus dons”. O texto de ontem dizia: “Não deixe que se apague a chama do dom de Deus que a em Ti.” II Tim. 1:6. Deus dá dons a todas as pessoas que amam a Jesus e o receberam como o seu Salvador e Senhor de suas vidas. Os dons pertencem a Deus, eles são um presente de Deus, através de nós, para a humanidade. Como um vaso de água fresca para um sedento no deserto, nós podemos ser, com nosso dom, às pessoas que estão ao nosso redor. Ao abandonarmos a nossa indiferença ou/e egocentrismo, e ajudarmos a quem pudermos com os nossos dons, nos tornamos um vaso de bênçãos à vida dessas pessoas. Como resultado de um trabalho dedicado e amoroso ao mundo, passamos a ser amados e admirados pelas pessoas. Pouco a pouco vamos tornando-nos celebridades no nosso circulo de influencia, vamos nos tornando pessoas influentes e poderosas. O risco é nos sentirmos “estrelas” por cantarmos bem, servimos com excelência, falarmos perfeitamente, etc., e esquecermos de que o dom pertence a Deus e, que a Ele pertence toda gloria, honra e poder. Assim, para que nãos nos orgulharmos e não nos tornarmos independentes de Deus, ele permite que quando as pessoas se aproximem de nós, notem que não somos tudo aquilo que projetamos ser. Às vezes uma perda, um prejuízo, uma gafe, um defeito de caráter ou de personalidade, expõe que somos vasos de barro e que a excelência do poder pertence a Deus, que apenas nos utiliza como instrumentos de bênçãos na vida das pessoas. Se você tirar a atenção de você, seja com relação a timidez, que te impede de ser tudo o que Deus quer que você seja (um vaso de bênçãos), seja com relação a você se exaltar ou aceitar a “adoração” dos “fãs”, e colocar o foco em Jesus, sabendo que é ele quem te dá recursos financeiros, saúde, dons e influência, então você poderá cumprir com a sua missão nesta terra, tornando o mundo um pouquinho melhor porque você está passando por ele. Seja feliz e seja um vaso de bênçãos na vida de todos. Um grande abraço.

8ª. SEJA CONTENTE

“Já aprendi a contentar-me em toda e qualquer situação”. Filipenses 4:11.

A insatisfação generalizada que hoje encontramos na vida de muitas pessoas, não se dá tanto pelo que elas não tem, como pela comparação que fazem com a vida de outros e, por conta da crença do que se deve ter para parecer ser uma pessoa bem sucedida e respeitada. A comparação gera inveja, por exemplo: uma pessoa ganha dez mil reais, mas se ela encontrar alguém que faz o mesmo que ela e ganha quinze mil reais ela se torna insatisfeita. Uma pessoa negligenciou o tempo e as oportunidades durante a juventude, e quando encontra algum amigo de infância ou colega de ensino fundamental que fez doutorado, ou que casou e tem uma família feliz, ela se sente insatisfeita. Por isso nunca se compare com ninguém, pois todas as vezes que você se comparar, ou vai se sentir melhor ou pior (em termos de caráter, financeiro, saúde, família, profissão, etc.). Se ela se compara e se sente melhor se orgulha, se se sente pior, inveja e vive uma vida amargurada como se o outro fosse culpado pelos resultados da vida dela. Siga o seu caminho e busque a satisfação de suas necessidades no Senhor, é Ele quem irá suprir todas elas no tempo dEle. O outro elemento de insatisfação é a crença do que a sociedade diz que se precisa parecer ou ter para ser bem sucedido e respeitado. A nossa sociedade valoriza três coisas: dinheiro, beleza e inteligência (diplomas). No entanto, se eu sou o que tenho, e perder o que tenho, o que serei? O verdadeiro lucro da vida está em outra fonte que não a apontada pela nossa cultura: “De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos. Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruina e na destruição, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentam com muitos sofrimentos.” Por isso, seja contente com o que você tem, pois certamente tem muito (vida, família, sustento, amigos, salvação, igreja, etc.). Desfrute mais do que você tem e não fique focado no que não tem, como Shakespeare: “Focamos tanto no pouco que nos falta e desfrutamos tão pouco do muito que temos.” Quanto as suas necessidades, exerça fé em Deus e creia que: “O meu Deus suprirá toas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.” Filipenses 4:19. Por isso, seja feliz e seja contente. Um grande abraço.

9ª. Se importe mais

“Quais destes três te parece que foi o próximo?” Lucas 10:36.

Você é uma grande pessoa? Você alcançou a verdadeira grandeza? O autor Alf Lohne, que escreveu o livro “o amanhã começa hoje” da CPB, conta a história da redação de uma menina inglesa sobre a verdadeira grandeza: "Uma pessoa jamais consegue a verdadeira grandeza esforçando-se por obtê-la. Você a alcança quando não a procura. É bom andar bem vestido. Dessa maneira é mais fácil impor respeito, mas é um sinal de verdadeira grandeza quando você, apesar de pobremente trajado, consegue o mesmo resultado. Quando mamãe era criança, havia um passarinho em sua casa chamado Guilherme, o qual quebrou a perna. Eles pensaram que teriam de matá -lo, mas na manhã seguinte encontraram-no apoiado sobre a perna boa, cantando. Aquilo era verdadeira grandeza. Certa vez havia uma mulher que lavava muita roupa e dependurava no varal. O varal quebrou. Mas ela, sem dizer palavra, lavou-a toda novamente e desta vez a estendeu sobre a grama, de onde não poderia cair. Mas naquela noite um cachorro passou por cima das roupas, deixando as marcas das patas enlameadas. Quando ela viu o que acontecera, sentou-se e não chorou nem um pouco. Tudo o que disse foi: ‘Não é interessante que o cão não tenha deixado uma peça sem suas marcas?’ Aquilo era verdadeira grandeza, mas só os que lavam roupa sabem disso." Essa grandeza interna pode ser expressa externamente quando você se importa com o próximo. Mas quem é o seu próximo? Leia a História do Bom Samaritano no livro de Lucas 10:25 a 37. Essa história trás uma grande lição: o seu e o meu próximo é quem em nosso caminho estiver precisando de ajuda. Seu próximo pode estar dentro de sua casa, na sua igreja, no seu trabalho, na sua vizinhança, caído na calçada, etc. Qualquer pessoa que no seu caminho precisar de você, seja ela branca ou negra, norte-americana ou chinesa, espírita, católica, evangélica ou um ateu, heterossexual ou homossexual, rico ou pobre, amiga ou inimiga, é o seu próximo. Sim, a verdadeira grandeza de uma pessoa é expressa quando você sai de dentro de si mesmo e vai em direção a quem mais necessita de você. Saiba que Deus é fiel e recompensa 100 vezes mais o que você tiver feito pelo seu próximo, ainda que o seu próximo esteja próximo ou longe de você, se você pode, lhe dê a mão. Se importe o bastante para se importar com quem está ao seu redor. Seja feliz e se importe mais como seus filhos, com seu cônjuge, com seus amigos e colegas, com os seus vizinhos, com seus clientes, com seus irmãos de igreja tanto quanto com os desconhecidos. Um grande abraço meus amigos.

10ª. Adie julgamento

“Pois com o juízo que julgardes sereis julgados”. Mateus 7:2.

A Gestalt, um dos ramos da psicologia, foi criada na Alemanha e ensina muitas lições para nós. Você já deve ter visto uma daquelas imagens que a primeira vista parece algo, mas vendo por outro ângulo se vê outra figura diferente da primeira. A Gestalt presta grande serviço à humanidade, com essa disciplina eu aprendi que não se pode analisar uma parte ser ver o todo. A Antropologia também é outra ciência que presta grande serviço à humanidade. O antropólogo quando vai estudar uma parte da população no mundo, se insere naquele povo fazendo parte real dele. O antropólogo se despe de seus preconceitos, de seus julgamentos, de seus valores para que a sua leitura do real não seja contaminada. Assim, convivendo, calçando o sapato que as pessoas calçam, olhado a vida com os olhos que ela olha, sentindo na pele o que elas sentem, se empatizando com elas, ele passa a ter um vislumbre de sua cultura, de seus costumes, de suas crenças, da forma como veem o mundo e assim fica sabendo porque aquele povo age da forma como age. Você pode aprender muito com os psicólogos da Gestalt e com os antropólogos. O que eu aprendi é que antes de julgar alguém por ter dito algo, ou por ter feito algo, ou de ter feito algo contra ou com outros eu devo adiar meu julgamento. Adiar julgamento significa que não vou julgar frente às primeiras noticias ou percepções. Significa que vou esperar o tempo passar e deixar que os fatos amadureçam o que deve ser analisado. Talvez a maior necessidade das pessoas, é de serem compreendidas. Algo que os amigos de Jó não puderam fazer, nem os acusadores da mulher de Magdala, julgada como “mulher pecadora” (João 8). Você já foi julgado por alguém? Você já julgou alguém? A Palavra de Deus diz que todo julgamento pertence a Cristo (Jo. 5:22). Cristo pode julgar porque Ele é Deus, além de ser também o Advogado (I Jo. 2:1). Cristo por ser Deus, por ter sofrido em nosso lugar é quem tem todas as peças do quebra cabeças de cada vida. É muita pretensão do ser humano ser capaz de emitir um julgamento precipitado, sem fundamentação, superficial sobre alguém. O risco que corre é ser condenado e jogado no lago de fogo. Por isso Jesus nos orientou: “Não julguem para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a mesma medida que usarem, também será usada para medir vocês.” Mateus 7:1 e 2. Assim, não julgue ninguém, ao contrário, faça como aconselhou o pai da Administração, Peter Drucker: “Se eu tiver que julgar alguém, será pelas suas virtudes e qualidades” disse ele. Ainda assim será um julgamento, pois só Deus conhece quem é cada pessoa. O que eu faço, é em vez de julgar alguém, eu oro por ela, assim ela terá o poder de Deus para ser tudo o que Deus quer que ela seja e superar com cabeça erguida o que dizem sobre ela (sendo verdade ou não). Seja feliz, e ore por quem você for tentado a julgar. Você será mais feliz assim. Um grande abraço.

11ª. Viva em comunidade

“Saudai também a Igreja que está em sua casa.” Romanos 16:5.

Todo povo desenvolvido e rico possui duas características: alto capital humano (pessoas nutridas, estudadas, espirituais, empreendedoras) e alto capital social (unidas, articuladas, politicamente atentas, coletivamente empreendedoras). Deus sempre prezou por estes dois elementos para o seu povo. Deus orientou as pessoas do seu povo no que eles precisam comer ou deixar de comer, da importância de aprenderem sempre, de crescerem na graça e de sonharem e fazerem com que seus sonhos se realizassem. Percebe-se isso nitidamente na vida das pessoas que se encontram com Deus e levam uma vida comprometida com Ele. Na vida do cristão que busca comunhão intensa e continuada com Deus através da oração, leitura diária da Bíblia, testemunho e obediência estrita da vontade de Deus, são realizados duas promessas em longo prazo: 1ª. Vida em plenitude (João10:10); 2ª. Realização dos desejos do coração (Salmo 37:4). São promessas certas e verdadeiras que os cristãos fiéis experimentam no decorrer de sua vida. No entanto, o maior desafio para Deus entre os cristãos em nosso país hoje é o cumprimento de Efésios 4:13 a 16: Sermos uma igreja unida e articulada. E para sermos uma igreja unida e articulada é necessário aprendermos a viver em comunidade. A igreja de Deus no Novo Testamento vivia em comunidade, eles não possuíam templo, as reuniões aconteciam nas casas, assim, as pessoas adoravam a Deus olhando para o rosto uma das outras, elas conheciam as necessidades uma das outras e buscavam suprir essas necessidades, juntas as pessoas testemunhavam que eram discípulas de Jesus por amarem de fato umas as outras. Não é necessário continuar uma vida solitária, sofrendo sozinho mesmo estando em meio a uma multidão. Participe de um grupo pequeno de estudo da Bíblia, onde haja um líder que pastoreie e cuide de cada uma das pessoas de seu grupo, onde haja intimidade, segurança e confiança mútua entre os discípulos desse grupo. A vontade de Deus para a sua vida é que você possa usar seus dons para servir as pessoas do seu grupo pequeno (Romanos 12:1 a 8). Participe, lidere ou abra um grupo pequeno em sua casa. Seja feliz e viva em comunidade. Um grande abraço.

12ª. Reavive e reforme a sua vida

“Sem santificação ninguém verá o Senhor”. Hebreus 12:14.

O ser humano pode viver a vida por instinto, por emoção, pela razão ou pelo Espírito Santo. Viver a vida pelo instinto é viver escravo do dinheiro, dos prazeres sexuais, do poder, da satisfação das necessidades pessoais e familiares, etc. Viver a vida pela emoção é viver escravo do da raiva, do medo, da ansiedade, do desespero, da paixão, etc. Viver a vida pela razão é viver escravo da dúvida, da lógica, do “científico”, do puramente racional. Foi Deus que nos dotou de instinto para que pudéssemos sobreviver. Ele nos fez com emoções para que sentíssemos a vida em sua plenitude. Ele nos concedeu a razão para que discerníssemos o bom do mal, o certo do errado, e para conseguirmos soluções para os nossos problemas e os da sociedade. No entanto, tanto o nosso instinto, quanto as nossas emoções e a nossa razão eles estão contaminados com o pecado. Não são confiáveis. Assim o instinto clama pela satisfação da carne, as emoções nos direcionam para atitudes sem princípios e a razão nos engana com a lógica aparente. Por esse motivo, mesmo alguém sabendo qual é a vontade de Deus através de sua Palavra, se ela não percebe algum ganho, ou não sente que deva fazer ou não vê a logica do mundo nisso, ela não faz. Os resultados de uma pessoa seguir seus instintos, emoções e razão não santificados serão: doenças, casamentos desfeitos, vida financeira desequilibrada, relacionamentos quebrados, famílias infelizes, vida profissional destruída. A santificação não é um privilégio das pessoas canonizadas pela Igreja Católica. É um requisito básico que Deus espera que cada ser humano tenha caso queira viver a vida eterna. No entanto “o mundo inteiro jaz no maligno.” I João 5:19. Ou seja, as pessoas estão mortas espiritualmente mesmo estando vivas fisicamente. Para viver uma vida santa, ou seja, ser uma pessoa separada para Deus, para fazer a vontade revelada de Deus em sua Palavra, ela precisa ser reavivada. Ser reavivado é reviver espiritualmente, gostar de orar, gostar de ler a Bíblia, gostar de ir a Igreja, querer contar para as pessoas o que Deus tem feito em sua vida e ter uma conexão intima e constante com Jesus (João 15). E somente o Espírito Santo pode reavivar alguém. E isso acontece em um segundo, basta dizer: “Deus, eu quero ser 100% teu, não quero que o Diabo tenha poder em minha vida. Me enche com o Teu Espírito Santo, eu quero viver no Espírito.” E Deus vai lhe conceder o que você lhe pede. Passando todos os dias a ter uma vida de oração, leitura da Bíblia partilha com outros do aprendizado bíblico, o Espírito Santo irá lhe colocar no coração o desejo da santidade, de ser uma pessoa pura, de guardar os seus mandamentos, de obedecer a Deus irrestritamente. Aí então começa a reforma. Abandonar bebidas e comidas que prejudicam o seu corpo. Deixar de vestir roupas que te deixam sensual e não elegante. Não acessar mais sites, ver vídeos ou programas de TV que deturpam a sua mente. Abandonar os ganhos desonestos, devolver o que pertence a Deus. Em fim, viver uma vida santa é viver a vida que Jesus viveria se estivesse no seu lugar. Crescer em santidade é crescer em autoestima e melhorar o relacionamento interpessoal, é crescer no conceito de Deus e fazer a sua vontade acima da vontade própria. Crescer em santidade é crescer em felicidade por estar agradando a Deus. Por isso seja uma pessoa feliz e santa aos olhos de Deus. Inicie hoje a busca pelo reavivamento espiritual e reforme a sua vida. Você só tem a ganhar em curto, médio e longo prazo sendo uma pessoa cada vez mais santa aos olhos de Deus. Um grande abraço meus amigos.

13a. Prepare-se para a volta de Jesus.

“E assim estaremos para sempre com o Senhor”. I Tessalonicenses 4:17.

Neste ano completam 25 anos que um dia tomei a decisão de 100% de Jesus. Me recordo como se fosse hoje, quando ainda era adolescente e fiz o minha aliança com Deus. Nesses anos todos, busquei diariamente uma comunhão intima e intensa com Deus. Meu objetivo sempre foi conhecer a Deus da forma como a Bíblia o apresenta e ter um caráter semelhante ao de Jesus. Esse é um grande desafio pois sei que não sou perfeito e tenho defeitos a serem superados. Mas também é uma aventura maravilhosa, que preenche a mente e o coração, que dá sentido e diretriz sobre como se conduzir em todas as áreas da vida. No entanto, a volta de Jesus para mim era uma doutrina abstrata e distante. Mas, após a morte de meu filho, o Thiaguinho Jean com 9 anos apenas, em maio de 2011, a volta de Jesus se tornou uma experiência a ser vivida muito breve, concreta e anseio intensamente por ela, pois sei que será a grande oportunidade de abraçar a Jesus e ao meu filho amado. É como diz a palavra: “Deus faz com que todas as coisas contribuam para o bem daqueles que amam a Deus”. Romanos 8:28. No entanto, a volta de Jesus para você não necessita se tornar real apenas após a morte de alguém que você ama. Lembre-se que Jesus pode voltar nas nuvens do céu (Atos 1:11), mas também volta quando uma pessoa morre. Por isso, o tempo que temos para nos preparar para a volta de Jesus é muito curto. Para o Thiaguinho Jean foi uma vida de 9 anos. E para você, quanto tempo será? Quanto tempo você crê que ainda tem para se preparar para a volta de Jesus? Você está preparado? Se você soubesse que tem apenas 5 dias de vida? Como você viveria a sua vida com Deus? E quem garante que você tem mais cinco dias de vida? A vida é curta e muito imprevisível, tudo pode acontecer a qualquer pessoa, por isso temos que estar preparado para a volta de Jesus a todo instante, pois o prazo máximo para esse preparo é esta vida. Como você pode preparar-se para a volta de Jesus? 1o. Exercendo fé em Jesus (João 14:1 a 3), 2o. tendo comunhão diária com Ele através da Bíblia e da oração (João 15:5 e 6), 3o. guardando os seus mandamentos (João 14:15 e Êxodo 20), 4o. produzindo os frutos do Espírito Santo (João 15:16 e Gálatas 5:22 e 23) e 5o. fazendo ao próximo o que você faria por Jesus (Mateus 25:31 a 40). Jesus mesmo disse: “De que adianta alguém ganhar o mundo todo e perder a alma?” (Mateus 16:26). Faça como o ladrão na cruz, Zaqueu, a Mulher Samaritana, não perca a oportunidade de ter a vida eterna, viver para sempre com Jesus e abraçar novamente aquelas pessoas que você amou e faleceram, diga a Ele agora: “Senhor Deus, eu tomo a minha decisão agora de ser 100% teu, de fazer a tua vontade e de me preparar para a sua volta. Me conceda o teu Espírito Santo para que eu tenha poder e pratique tudo o que sei que é da sua vontade. Em nome de Jesus, Amém”. Amigos, sejam felizes e se preparem para a volta de Jesus. Um grande abraço.

...

Baixar como  txt (31.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »