TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação de Teologia Sistemática

Por:   •  22/6/2022  •  Dissertação  •  3.580 Palavras (15 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

TEOL. SISTEMÁTICA II (DEUS UNO E TRINO)

Avaliação de Teologia Sistemática II: (PESQUISAR SOBRE:)

Prof. Rogério Alves Carvalho

Aluno: Marco Antonio dos Santos Bello

Julho/2022


Sumário

1 – Os Nomes de Deus no Antigo Testamento.        3

2 – A justiça de Deus no Antigo Testamento. O Deus de Justiça e o Deus de Misericórdia.        4

3 – A essência Metafísica de Deus: O Ser por si, o Absoluto, o Eterno.        4

4 – A revelação de Deus no Novo Testamento: O Pai, O Filho, O Espírito Santo; as fórmulas trinitárias.        5

5 – As Processões Divinas.        6

6 – Pericorese.        9

7 – Estudo de cada qual das três Pessoas Divinas de per si.        9

8 – As Missões Divinas.        10


1 – Os Nomes de Deus no Antigo Testamento.

Deus - Um nome genérico para uma divindade, alguém que está acima dos homens e que deve ser adorado. Deus é maior que todos nós e Ele merece nossa adoração. Ele não é apenas um deus, Ele é o Deus, não existem outros (Isaías 45,22).

Yahvéh (YHWH) - revelado a Moisés na Manifestação de Deus da sarça ardente, que não se consumia. Significa “Eu sou o que sou”. Expressa a existência soberana de Deus: existe por si mesmo, é o Ser, ao contrário dos seres criados, que temos a existência recebida de Deus.

Este é o nome especial de Deus, que Ele revelou a Moisés (Êxodo 3,13-15). Segundo a Bíblia, significa “Eu Sou”. Esse nome nos ensina que Deus existe e é eterno. Ele não tem princípio nem fim. Deus não muda, Ele sempre é. YHWH é um nome importante porque nos ensina que Ele é o único Deus verdadeiro, acima de tudo

El Sadday – “Deus Omnipotente”, ou “Deus a Rocha” - Deus apareceu e chamou a Abrão para fazerem uma aliança. Neste encontro Ele se apresentou como o Deus que tem todo o poder, ou omnipotente. Gênesis 17,1

El Elyon – “Deus Altíssimo” – Quando o rei e sacerdote Melquisedeque abençoou Abrão dando-lhe pão e vinho, ele o fez em nome do Senhor altamente exaltado. Gênesis 14,18-20

El Olam – “Deus Eterno” – A eternidade de Deus é um dos atributos descritos pelo profeta Isaías. Deus, bem como a Sua Palavra permanecem para sempre. Isaías 40,28

El Betel – “Deus de Betel”, “Emmanuel” – Deus conosco, Is 7,14

Adonai – Senhor – Jd. 16,16

Elohim – Grandeza de Deus.

.

Senhor - Um Senhor é um líder, um soberano. Deus é soberano, Ele é o Senhor de nossas vidas. Deus está acima de todos os líderes e todas as autoridades no mundo. Chamar Deus de Senhor é mostrar respeito por Sua autoridade e poder. O nome “Senhor” é usado muito no Novo Testamento (2 Coríntios 3,17).

Alguns outros nomes ou títulos de Deus são:

Senhor dos Exércitos – Isaías 47,4

Zeloso – Êxodo 34,14

Deus de toda a terra – Isaías 54,5

Deus de Israel – Juízes 5,3

Deus de Abraão, Deus de Isaque, o Deus de Jacó - Êxodo 3,15

O Pai – Efésios 3,14-15

2 – A justiça de Deus no Antigo Testamento. O Deus de Justiça e o Deus de Misericórdia. 

Não devemos encarar como um poder arbitrário de Deus e nem O temer. Devemos entender como a grande força do amor que busca a nossa felicidade e nossa salvação eterna.

A atuação de Deus está em consonância com o Ser Perfeito que Ele é, portanto, não é um poder arbitrário, mas poder de puro amor. Por Sua paternidade, demonstra o seu poder mais profundo, nos perdoando. É toda misericórdia. Nos livra do pecado por que quer e ama. Supera desta forma toda justiça humana, pois está a serviço do amor e da misericórdia. É justo pois não deixa qualquer situação com objetivos maus sem que seja utilizada sua devida e infinita misericórdia.

3 – A essência Metafísica de Deus: O Ser por si, o Absoluto, o Eterno.

Deus é o Ser subsistente, não depende de outros seres. A sua essência é SER. Os outros seres, como o mundo e os homens, não existimos por nós mesmos: recebemos o ser. O SER que é por si mesmo é o único que pode dar a existência aos outros seres, o único que pode CRIAR, quer dizer tirar o ser do “não ser”, isto é, DO NADA.

A essência de Deus, desta forma, não pode ser revelada ao conhecimento humano por nenhuma imagem criada. A mente humana não pode alcançar a Deus. Deus ultrapassa tudo o que o ser humano possa pensar. Deus é o Ser excelso e inefável. A única forma de O conhecer é através da analogia.

Deus é absolutamente espiritual, é o seu ser Divino. Deus é inteligência, Vontade e Liberdade em grau infinito e sumo. É a plenitude da Verdade, onisciente e vê todas as coisas. É todo bem em maior grau e plenitude. É soberanamente livre, não está condicionando a qualquer limitação ou maldade. É o Amor e grau infinito. Também está presente nas criaturas: Ele é o criador e dá o ser, o existir, a todas as coisas e conserva-as no seu SER, por presença e por potência, ou seja, tudo está presente aos seus olhos e o seu ser estende-se por toda a parte.

4 – A revelação de Deus no Novo Testamento: O Pai, O Filho, O Espírito Santo; as fórmulas trinitárias.

No Novo testamento foi revelado o ser trinitário do Deus uno. No tempo de Jesus, sempre apareceram três pessoas divinas agindo em comunhão: O Deus do Antigo Testamento, o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó é o Deus Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. O mesmo e único Deus. Mas as pessoas já apareceram distintas e sempre relacionas entre si. O mistério da Trindade aparece para nós. Aparece no mistério de Jesus de Nazaré em sua encarnação, na sua vida pública, no mistério pascal plenificado com o dom do Espírito Santo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (167.3 Kb)   docx (395.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com