TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biografia de São Mateus

Por:   •  3/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2

SEMINÁRIO INTERDENOMINACIONAL

DO AGRESTE – SETEIA

CURSO: TEOLÓGIA

[pic 1]

José Adriano de Souza Marques

                                          Biografias : Evangelho Segundo Mateus

Caruaru

2018


Biografias: Evangelho Segundo Mateus

Texto apresentado sobre compreensão

Da diciplina “ Evangelhos”, em particular o

Evangelho segundo Mateus.

Orientador: Prof. João Goberto

Caruaru

2018


Evangelho Segundo Mateus[pic 2]

        Dentre os 12 apóstolos de Jesus, havia um chamado Mateus, que também era conhecido pelo nome de Levi (Conforme o texto paralelo ao de MT 9:9 que se encontra em Mc 2:14 e Lucas 5:27-28).

       Mateus era Judeu, filho de Alfeu, e antes de ser chamado para seguir Jesus, exercia a função de coletor de impostos do povo hebreu, durante a dominação romana. Profissão similar a exercida por Zaqueu, que também era publicano, chefe deles. Naquela época a profissão de publicano não era visto com bons olhos pelos Judeus e geralmente o coletor de impostos era homem desonesto e corrupto.

       Nestas circunstâncias, MT 9:9, vai dizer que Jesus encontra com Mateus, e este homem passa de cobrador desonesto, a seguidor de Jesus.

Agora, apóstolo  e Evangelista, segundo a tradição, Mateus  pregou pela Judeia, Etiópia e Pérsia.

       A maior atividade atribuída a Mateu, é o evangelho segundo o seu nome. Nesta obra  Mateus apresenta Jesus como o Mestre, o Messias esperado, aquele que decênde da geneologia de Abraão e Davi,  cumprindo todas as profecias do Velho Testamento.

       Em todo evangelho nota-se a preocupação do autor em promover Jesus, o afirmando-o entre os Judeus e gentis daquela época como o filho do Deus, esperado por todo o povo.

        Este evangelho é tido como o mais didático dos três sinópticos, pois Mateus se preocupou não só em contar os milagres de Cristo, como tabém todos os seus ensinamentos, como por exemplo o “ Sermão do Montes” ( MT 5: 1-11), entre outros.

       É aceitável dizer que esse livro foi escrito na região de Jerusalém, porém duas teorias diferem em relação a data de sua escrita. A primeira, Teória Clássica,  afirma que a obra foi escrita em uma data inferior a 48 d.c., podendo chegar ao ano 40 d.c.. Já a segunda teoria, chamada teoria Linguística, aponta algo em torno de 60 d.c., devido ao possível uso da obra de Marcos.

         Em linhas gerais, essa brilhante obra tentou quebrar a incredulidade e desconfiança dos Judeus, mostrando a verdadeira face do filho do Homem e seus milagres e ensinamentos.

Referências Bibliologicas

Apostilha “Evangelhos”, Seteia -2018

Biografia Mateus – www.ebiografia.com

Biblia de Estudo de Genebra – Evangelho Segundo São Mateus


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (159.9 Kb)   docx (86.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com