TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Busca do Sagrado

Por:   •  16/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  1.424 Visualizações

Página 1 de 4

 A BUSCA DO SAGRADO

Valor: 1,0 ponto para a G1

Data de entrega: Conforme cronograma

         

Data: 13/05/2016

Acadêmico (a): Claudiane Santana de Sousa                                      Turma: 8002

1) Como se poderia provar ou comprovar, a partir da tríplice dimensão humana, a existência da “fome espiritual”. Argumente sua resposta.

R. A fome espiritual está relacionada, a saciedade de conhecimento da palavra, desejo da presença de Deus/Deuses da religião de cada um em sua vida.

O homem busca na religião, o amor, satisfação pessoal e conforto para suas dores e temores, busca por uma vida feliz.

2) Que elementos podem ser trazidos para afirmar ou confirmar que determinados “alimentos espirituais” podem ser nocivos aos indivíduos?

R. Quando os “alimentos espirituais” se tornam apenas mercadoria espiritual, que acaba iludindo e induzindo o ser humano a adquirir tais mercadorias ou serviços por oferecerem soluções rápidas, para as dores e aflições de quem busca. Esse mercado espiritual esconde pessoas que agem de má fé para enriquecimento próprio.  

3) Cite e comente criticamente (positiva ou negativamente) duas ideias do texto que o grupo julga polêmicas ou relevantes na discussão do fenômeno religioso.

3.1. R. O homem sempre buscou saber e entender o real significado da vida, do conhecimento e dos prazeres, e nesta busca por respostas o indivíduo vai construindo sua história tecida em três dimensões: Biológica, psico-afetiva e espiritual, parece que o homem se apresenta com uma tríplice “fome”, fome esta de conhecimento, afetividade, fome relacionado com o sagrado, sentimento religioso, e para saciar sua fome o homem busca a Deus/Deuses, pois esta necessidade é da própria natureza humana.

3.2.R. A dimensão religiosa não se trata de um produto da cultura é algo inerente do ser humano, já nasce com ele, o indivíduo sempre teve a necessidade de se relacionar com algo ou alguém superior a ele, de natureza sagrada transcendental ou divina, por tanto para buscar suas satisfações pessoais, buscar amparo para suas dores e aflições o homem busca Deus ou Deuses isso varia de acordo com a sua religião ou crença.

4. Elabore um conceito próprio de religião, considerando a universalidade e a pessoalidade deste fenômeno.

R.A religião é um conjunto de princípios, fé e crença em algo ou alguém sagrado, onde o indivíduo busca respostas para sua existência, seu proposito na vida, suas dores e suas aflições.

Assim o ser humano busca em religião ou crença, superar os sofrimentos e alcançar a felicidade.

5. Tomando por base o cristianismo, exemplifique cada um dos quatro elementos básicos que constituem uma religião.

R. Os elementos que constituem a religião, tendo como base o Cristianismo.

a) Doutrina: A fé cristã professa que Deus é o criador dos céus e da Terra, enviou seu filho Messias (Jesus) para ser crucificado no lugar dos homens que se distanciaram dos seus mandamentos.

b) Ritos: As formas de cultos e encontros religiosos do cristianismo envolvem oração, leitura alternativa de salmos ou de passagens Bíblicas e cantam-se hinos de louvores. O principal símbolo do cristianismo é a Cruz.

c)  Ética: A ética cristã é definida como um conjunto de valores morais, absoluto e excepcionalmente baseado nas Escrituras Sagradas, pois dela emana as verdades que devem nortear o viver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com