TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO E ORATORIA MARCAR

Por:   •  28/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 6

Estas questões são de provas, realizar a atividade com atenção vai ajudar no estudo do conteúdo!

  1. Esse sentido de “homilia” alarga a compreensão de “homilética”, que podemos dizer seria: (AULA 1)
  1. (  ) Conversar com o texto.
  2. (  ) Conversar com o público alvo.
  3. (x) Conversar em companhia de várias pessoas. ok
  4. (  ) Nenhuma das questões.
  1. Sobre a Homilética pode-se afirmar que: (AULA 1)
  1. (x) É a arte de preparar e pregar sermões. ok
  2. (  ) É a arte de preparar palestras bem elaboradas.
  3. (  ) É a arte de excelente oratória.
  4. (  ) Todas as alternativas estão corretas.
  1. O............................definido como: Discurso sobre tema religioso pregado do púlpito, em que o pregador proclama as verdades cristãs; prática, prédica. (AULA 1)
  1. (  ) Discurso.
  2. (  ) Pregador.
  3. (  ) Estudo bíblico
  4. (x) Sermão. ok
  1. Ainda relacionado ao sermão Tópico ou Temático para evitar essas armadilhas a pessoa pode seguir as seguintes dicas: (AULA 2)
  1. (  ) Tratar de um tema claro, específico e expressivo;
  2. (  ) Organizar os argumentos de maneira lógica e progressiva;
  3. (  ) Esquematizar as divisões em uma das seguintes maneiras: explanação, prova, argumentação, aplicação.
  4. (x) Todas estão corretas. ok
  1. Qualquer que seja o seu método, o homem prudente começará com alguma necessidade humana e tentará ir ao encontro dela com a verdade divina. Esta frase é de: (AULA 2)
  1. (  ) Jean Lauand
  2. (x) A. W. Blackwood ok
  3. (  ) Paulo Freire
  4. Nenhum dos autores
  1. Este tipo versa sobre um determinado texto bíblico tirando dele suas divisões para a exposição, mas não “expõe” o texto bíblico em si. Se trata do sermão: (AULA 2)
  1. (  ) Temático
  2. (x) Textual ok
  3. (  ) Expositivo
  4. (  ) Nenhuma das alternativas.
  1. Podemos chamar a Estrutura de uma Prédica de “..................................” ou “.............................” dentro do qual o material deve ser disposto em ordem. Isso exige talento e treino. (AULA 3)
  1. (  ) Sermão ou Esboço.
  2. (x) Esboço ou Plano. ok
  3. (  ) Esboço ou Prédica.
  4. (  ) Todas estão corretas.
  1. O desenvolvimento da Homilia deve acompanhar sua estrutura, que em geral pode ser dividido em três partes: Exórdio (..................................), Argumentação, Peroração (........................................). (AULA 3)
  1. (x) Introdução, Conclusão.ok
  2. (  ) Argumentação, Peroração.
  3. (  ) Introdução, Argumentação.
  4. (  ) Todas estão correta.
  1. Alisto abaixo algumas sugestões para uma conclusão bem sucedida: (AULA 3)
  1. ( ) Deve ter uma finalização natural e apropriada ao sermão como um todo. Por isso deve-se evitar toda e qualquer matéria nova ou estranha.
  2. (  ) Deve ser viva e enérgica. Uma reprodução forte e vívida do pensamento principal do sermão, como pregos bem cravados no coração de cada ouvinte.
  3. (  ) Deve ser precisa, definida e clara nos pensamentos e na expressão. Se há uma parte do sermão que exija maior clareza e conselhos definidos e objetivos, é justamente a conclusão.
  4. (x) Todas estão corretas. ok
  1. Para transmitir sua mensagem com eficácia, você deve levar em consideração os valores culturais e opiniões do seu público. Nesse tópico, obtêm-se todos os dados pertinentes das pessoas que estarão ou poderão estar presentes na apresentação. Perguntas como essas deverão ser respondidas: (AULA 5)
  1. (  ) Quantas pessoas estarão presentes?
  2. (  ) Qual é, efetivamente o seu público alvo?
  3. (  ) Como o público se sente em relação ao seu assunto?
  4. (x) Todas estão corretas ok
  1. Uma apresentação: Tem como meta promover mudanças de atitudes e comportamentos do público, tais como comprar, vender, votar, participar, escolher, influenciando-o para essas mudanças. (AULA 5)
  1. (x) Motivacional ok
  2. (  ) Devocional
  3. (  ) Convencional
  4. (  ) Todas as alternativas.
  1. Sem perder de vista a importância da brevidade e da objetividade e para que o tema penetre na mente do ouvinte, você pode utilizar-se de um ou mais dos seguintes recursos: (AULA 5)
  1. ( ) Fornecer ao auditório a informação de que o assunto central será dividido em partes, esclarecendo quais serão estas partes.
  2. (  ) Enriquecer essa parte do discurso com uma narração, uma história, que facilite a compreensão da próxima parte do discurso.
  3. ( ) Explicar, através de uma ou duas orações curtas e precisas, o conteúdo do tema a ser desenvolvido.
  4. (x) Todas estão corretas. ok
  1. O desenvolvimento ocupa, via de regra,.......................do total do tempo disponível para o discurso. Porém, vale aqui, a mesma regra aplicada ao tempo da Introdução do Discurso, isto é, somente uma avaliação conjunta do discurso poderá determinar o tempo do desenvolvimento. (AULA 5)
  1. (  ) 50%
  2. (  ) 60%
  3. (  ) 80%
  4. (x) 70% ok
  1. Tendo estabelecido as prioridades em relação às suas capacidades, o passo seguinte é iniciar o processo de superação do medo de falar em público. As seguintes dicas de Reinaldo Polito devem servir de guia. (AULA 6)
  1. (  ) Leve sempre um roteiro escrito com os principais passos da apresentação, mesmo que não precise dele. É só para dar mais segurança.
  2. (  ) Se tiver que ler algum discurso ou mensagem, imprima o texto em um cartão grosso ou cole a folha de papel numa cartolina, assim, se as suas mãos tremerem um pouco o público não perceberá e você ficará mais tranquilo.
  3. (  ) Saiba exatamente o que vai dizer no início, quase palavra por palavra, pois neste momento estará ocorrendo maior liberação da adrenalina.
  4. (x) Todas estão corretas. ok
  1. Esse estudo é impressionante - se apresentar a mensagem apenas verbalmente, depois de três dias os ouvintes irão se lembrar de...................... do que falou. Se, entretanto, expuser o assunto verbalmente, mas com auxílio de um recurso visual, depois do mesmo período, as pessoas se lembrarão de ................... do que foi transmitido. Mais uma vez, tome cuidado com os excessos. Nada de Power Point acompanhado de brecadinhas de carro, barulhinhos de máquina de escrever, e outros ruídos que deixaram de ser novidade há muito tempo e por isso podem vulgarizar a apresentação. (AULA 6)
  1. (  ) 30%, 40%
  2. (x) 10%, 65% ok
  3. (  ) 20%, 85%
  4. (  ) 5%, 45%
  1. Embora gesticular com exagero possa à primeira vista parecer inconveniente, para o público será natural. Conforme dicas: (AULA 6)
  1. (  ) Não gesticule tanto que suas mãos se tornem uma distração.
  2. (  ) Fale com boa intensidade - nem alto nem baixo demais - sempre de acordo com o ambiente.
  3. (  ) Pronuncie bem as palavras - sem exagero.
  4. (x) Todas estão corretas. ok
  1. Sobre a gesticulaçaõ é incorreto afirmar: (AULA 6)
  1. (  ) Fale com boa velocidade - nem rápido nem lento demais.
  2. (x) Tenha postura física incorreta ou que for mais confortável. ok
  3. (  ) Fale com bom ritmo, alternando a altura e a velocidade da fala para manter aceso o interesse dos ouvintes.
  4. (  ) Fale com emoção - demonstre interesse e envolvimento pelo assunto.
  1. Cobra-se do......................... que ele seja paciente, compreensivo,................................., que supere todos os obstáculos, que seja................................, longânimo e que tenha todas as qualidades e....................................... defeito. (AULA 7)
  1. (  ) amor, defeito, apaixonado, todo.
  2. (x) amor, tolerante, perdoador, nenhum ok
  3. (  ) outro, amor, lindo, todos
  4. (  ) Todas estão incorretas.
  1. Francisco de Assis, um jovem de boa condição econômica e bem situado socialmente com um futuro promissor, tem uma profunda experiência espiritual com o Senhor e, movido pelo espírito de Deus, abandona tudo e passa a viver com as pessoas mais desprezadas da sua época. Comente! (resposta entre 03 a 07 linhas). (AULA 4)

São Francisco de Assis se dedicou a viver como Jesus viveu e a espalhar suas palavras. Fez voto de pobreza e, com suas pregações, reuniu seguidores para dividir com ele essa missão. Ao resgatar suas ações, podemos perceber o propósito de Francisco: viver e pregar o amor de Deus sobre todas as coisas, amando o próximo como a si mesmo. São Francisco nos mostra que é pelo amor que se faz um mundo mais justo e fraterno. Amor aos animais e à natureza, ele pregava o amor a tudo o que Deus criou. E isso inclui a natureza e todos os animais que nela habitam. Tratava-os como irmãos e também pregava para eles. Uma das histórias diz, inclusive, que os pássaros se moviam ao seu redor e o observavam como se reagissem às suas palavras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (85.2 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com