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A Doutrina Católica

Por:   •  27/8/2018  •  Seminário  •  9.552 Palavras (39 Páginas)  •  273 Visualizações

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                         Doutrina é um ensino normativo como regra de fé e pratica. No mundo hoje existem diversos tipos de doutrinas, uma porém, sendo a verdadeira, a sã doutrina. Existe uma doutrina que exerce influência no mundo inteiro, e que por sua vez influencia o Brasil, desde os lares das famílias até o governo da República, infelizmente.

                         A doutrina católica, também chamada de doutrina da igreja católica, é o conjunto das verdades de fé professadas, ou declaradas,  pela igreja católica. Segundo a fé católica, Deus revelou-se ao homem, através de palavras e acontecimentos, para que o homem possa conhecer o seu desígnio de benevolência. Este desígnio consiste em fazer participar, pela graça do Espírito Santo, todos os homens na vida divina, como filhos adotivos no seu único filho. A revelação de Deus ao homem foi manisfestada, ao longo dos séculos, e corresponde ao Antigo Testamento, e é plenamente completada em Jesus Cristo. Com a assistencia do Espírito Santo a revelação imutável é transmitida ininterrupta e integralmente pela igreja através de duas tradições, que são a tradição oral e a tradição escrita que é a Bíblia, a qual é descrita como revelação pública ou o Antigo e o Novo Testamento. Existem também as aparições privadas, ex.: as aparições marianas e aparições de Fátima, estas aparições não pertencem à Revelação e não podem contradizê-la, sendo assim, segundo a igreja, os católicos não são obrigados a acreditarem nelas, mesmo que algumas delas sejam reconhecidas como autenticas pela igreja. O seu papel é somente ajudar os fiéis a viver melhor a Revelação divina, numa determinada época da história.

                         A doutrina católica tem a sua base nos dogmas, a partir deste e da reflexão dos séculos, propõe um considerável conjunto de crenças que deles derivam. São 43 dogmas que a igreja professa, contudo não serão todos relatados aqui pelo fato de nem todos se oporem à Bíblia como por exemplo o dogma de nº 3  A Unidade de Deus "Não existe mais que um único Deus. Este dogma, então, não se opõe à Bíblia pois está escrito "E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." João 17:3.

Além dos dogmas temos também o Catecismo (do latim tadio catechismus, por sua vez originado do termo grego κατηχισμός, derivado do verbo κατηχέω que significa "instruir a viva voz") é uma instrução religiosa, ou seja, o ensino oral da religião cristã, dos seus mistérios, princípios e código moral. Descritos no catecismo estão os setes sacramentos do catolicismo. O sacramento católico é um ato ritual destinado aos fiéis, para eles receberem a graça de Deus,

Igreja Católica celebra sete sacramentos, que são: batismoconfirmação (ou crisma), eucaristiareconciliação (ou penitência), unção dos

enfermosordem e matrimônio.

§88. O Magistério da Igreja faz pleno uso da autoridade que recebeu de Cristo quando define dogmas, isto é, quando propõe, dum modo que obriga o povo cristão a uma adesão irrevogável de fé, verdades contidas na Revelação divina ou quando propõe, de modo definitivo, verdades que tenham com elas um nexo necessário.

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Os sete sacramentos

1º. Batismo

§ 403" Na linha de São Paulo, a Igreja sempre ensinou que a imensa miséria que oprime os homens e sua inclinação para o mal e para a morte são incompreensíveis, a não ser referindo-se ao pecado de Adão e sem o fato de que este nos transmitiu um pecado que por nascença nos afeta a todos e é 'morte da alma'. Em razão desta certeza de fé, a Igreja ministra o batismo para a remissão dos pecados mesmo às crianças que não cometeram pecado pessoal."

§ 1250." Nascidas com uma natureza humana decaída e manchada pelo pecado original, as crianças também têm necessidade do novo nascimento no Batismo para serem libertas do poder das trevas e transferidas para o domínio da liberdade dos filhos de Deus, a que todos os homens são chamados. A pura gratuidade da graça da salvação é particularmente manifesta no Batismo das crianças. Por isso, a Igreja e os pais privariam, a criança da graça inestimável de se tornar filho de Deus, se não lhe conferissem o Batismo pouco depois do seu nascimento."

O batismo nas águas por imersão é um passo de obediência após a fé em Cristo. É uma proclamação de fé em Cristo, uma afirmação de submissão a Ele e uma identificação com Sua morte, sepultamento e ressurreição. Um bebê não pode colocar sua fé em Cristo, não pode tomar uma decisão consciente em obedecer a Cristo e não consegue compreender o que o batismo nas águas simboliza. Sendo assim a Bíblia ensina somente apresentar a criança e não batiza-la como está escrito em Lucas 2:22 "Passados os dias da purificação deles segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusálem para o apresentarem ao Senhor,...". Está escrito em Atos 2:38 "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vosso pecados,...", este texto também mostra que para ser batizado é preciso antes arrepender, sendo assim, não há como uma criança se arrepender pois ela não tem o juízo do certo ou errado, então tudo indica que são inocentes como está escrito em Lucas 18:16 "Jesus, porém, chamando-as para junto de si, ordenou: Deixai vir a mim os pequeninos e não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus." Os pequeninos então não carregam o pecado original como professa a fé católica pois a elas é entregue pelo próprio Jesus a graça de entrar no reino sem arrependimento e sem batismo pois os mesmos não tem consciência do pecado.

. Crisma

29- A Confirmação é verdadeiro e próprio Sacramento
"Este Sacramento concede aos batizados a fortaleza do Espírito Santo para que se consolidem interiormente em sua vida sobrenatural e confessem exteriormente com valentia sua fé em Jesus Cristo." 

§1289." Bem cedo, para melhor significar o dom do Espírito Santo, se acrescentou à imposição das mãos uma unção com óleo perfumado (crisma). Esta unção ilustra o nome de «cristão», que significa «ungido»,e que vai buscar a sua origem ao próprio nome de Cristo,"

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