TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Doutrina do Budismo

Por:   •  6/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 4

A doutrina do budismo, partindo do preceito de despertar e iluminar, traz consigo os ensinamentos de Buda, onde encontramos as 4 Verdades Nobres e o Caminho Óctuplo. Essas 4 verdades estão interligadas e buscam a realização da iluminação sendo a primeira delas o dukkha, a realidade do sofrimento, que descreve a vida como sofrimento, mas não de um modo pessimista, mas sim algo que mostra que a vida não está seguindo bem ou que se possui uma dor.

A segunda verdade é a busca da natureza do sofrimento, a realidade da origem, a tanha, o desejo. Essa verdade ela traz a questão de desligar-se dos desejos, mas como podemos observar pela doutrina, os desejos que devemos eliminar são aqueles pessoais que se devotam para a satisfação do ego pessoal.

A terceira verdade é que a busca pela origem da natureza do sofrimento e a procura pela descontinuação do sofrimento, um modo de buscar um fim para a tanha.

Já a quarta e última verdade é a realização, a superação da tanha, que para tal é necessária a adoção do Caminho Óctuplo para encontrar a felicidade, o caminho, a luz.

O Caminho Óctuplo é uma adoção da quarta verdade nobre e compreende os passos a serem seguidos para a plena satisfação da felicidade, o encontro com a luz e o nirvana (libertação). Os seus 8 pontos descrevem e ajudam a traçar o caminho para a pessoa atingir o ideal e a plena consciência.

O primeiro passo do Caminho é a visão, compreensão correta. É ter a plena percepção e entendimento de que uma ação é viável ou plausível antes de ser tomada. Conhecer os riscos e entender o porquê de algo é um passo importante para correta compreensão.

O segundo passo do Caminho é a correta intenção, o pensamento correto. Aqui se aplica visualizar quais são as reais intenções e se é realmente isso o que se procura para encontrar a felicidade. Com um pensamento firme é possível seguir o seu objetivo de maneira mais meticulosa e assim superar desafios ou intenções que venham a interferir de modo a colocar em risco o seu real objetivo.

O terceiro passo do Caminho é a linguagem correta, a fala. É através dela que transparecemos as nossas ações. Uma fala que traz consigo uma falta de caráter, uma rudez ou mensagens negativas são um impedimento para a plena felicidade, não só pessoal como recíproca. Além disso, é possível associar aqui a abstenção de mentir, proferir falsas promessas, desvincular-se da verdade e da harmonia, fatores esses que atrasam a sua realização pessoal.

O quarto passo do Caminho é a conduta correta, a ação a se tomar corretamente afim de abnegar uma ação destrutiva, maliciosa, ou alguma conduta imprópria. Compreender o comportamento pessoal é a melhor maneira de entender a sua conduta e regulá-la.

O quinto passo do Caminho é a ocupação correta, o meio de vida correto, como agir em sua conduta. Com a ocupação correta, o “progresso espiritual” será dado de forma mais clara e fácil. Manter-se ocupado com coisas fúteis somente prejudicará a elevação espiritual e tornará o caminho mais longo para atingir a liberdade.

O sexto passo é o esforço correto. Nesta etapa o budismo emprega que não é possível continuar uma jornada se você está sobrecarregado de pensamentos rancorosos, repulsivos ou qualquer pensamento que de certa forma atrase o seu desenvolvimento. Para continuar na sua jornada espiritual é necessário livrar a mente desses pensamentos e refletir os bons pensamentos, por mais difícil que isso possa ser é um dos passos essenciais para atingir o objetivo de atingir a iluminação. Uma lógica básica que pode ser seguida é o tradicional pensamento de que energias negativas atraem mais negatividade e energias positivas atraem mais positividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (95.5 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com