TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Cristã

Por:   •  30/8/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.786 Palavras (8 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 8

Auto atividade Cap. 1

Bruno Brito

  1. Educação é uma prática social que visa ao desenvolvimento do ser humano, de suas potencialidades, habilidades e competências. Ou seja, educação visa ao pleno desenvolvimento humano por meio do processo de ensino-aprendizagem. Educação Cristã então leva em conta o desenvolvimento do indivíduo através de uma visão bíblica que tenha fundamentos que remetam ou se assemelhem ao de Jesus Cristo nosso senhor e salvador.

  1. As três modalidades Educativas são: Formal, não formal e informal

A Formal possui conteúdos previamente demarcados com métodos, objetivos e estratégias definidas. (Escolas);

A não formal são ações educativas intencionais, mas sem planejamentos muito rigorosos e em trocas de experiências coletivas. (Movimentos sociais);

Informal é a educação natural tratada na troca de conhecimento entre indivíduos, rodas de conversas e reuniões trazendo desenvolvimento. (Conversas com Pais);

  1. Educação Religiosa é uma matéria especifica que aborda como tema religiões, já a Educação Cristã trata todas as matérias abordadas na educação levando em conta uma ótica Cristocêntrico.

  1. Pois educação para ser efetiva ela deve transformar o indivíduo, não havendo assim uma neutralidade. Quando o processo de educação ocorre cada pessoa começa a enxergar o mundo de outra forma.
  1. Na cultura Hebraica a cultura teocêntrica era passada pela família, mas a educação era passada pelos profetas como forma de Deus instruir o povo, na cultura Grega existia um processo educativo contínuo onde os escravos designados para o ensino eram denominados pedagogos, e tinham como pilar a formação moral, religiosa, física e política de cada indivíduo.

Já com o domínio do império Romano sobre os gregos eles mantiveram os pontos positivos do ensino e adaptaram para a realidade deles buscando voltar o ensino para preparação de jovens fortes, sadios e guerreiros trazendo tirando a responsabilidade de ensino dos escravos e voltando para os pais além de trazer exemplos de heróis acessíveis como os Soldados e generais.

Na Educação Judaica todo aprendizado provinha das escrituras não havendo separação entre educação e religião.

  1. Os ensinos nos primeiros séculos e legados deixados pelo cristianismo para a educação trouxeram um legado de didática, escolas para crianças e monastérios como forma de educação continuada.

Auto atividade Cap. 2

Bruno Brito

  1. É a educação voltada a estudar e apresentar os temas propostos com base fundamental a cosmovisão cristã, tendo os princípios teológicos voltados com a visão bíblica e Cristo Centrica.

  1.  Deve ser orientado pelo sobrenatural, ver a vida pela perspectiva da eternidade, ver a história pela perspectiva da providência de Deus, ver a vida pela perspectiva da criação, ter consciência da presença do mal, aceitar as escrituras como autoridade, preocupar-se com as pessoas.


Auto atividade Cap. 3

Bruno Brito

  1. Didática é arte ou técnica de ensinar. A didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino, destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria e para a Educação Cristã é extremamente importante pois traça métodos e sequencias para evolução do conhecimento teológico.

  1. Comênio defendia a experimentação, o ensinar tudo a todos e criticava a memorização e respostas prontas alegando que os alunos deveriam ser motivados a pesquisar e pensar de maneira profunda descartando a superficialidade. A principal lição extraída é que os educadores devem ser simples no transmitir o conteúdo tendo como principal recurso seu exemplo que traz a responsabilidade do educador em moldar uma sociedade através do ensino.

  1. A grande lição deixada por Comênio é que a educação deve ser transmitida com poucas regras, poucas palavras e de forma clara. Sendo a aprendizagem eficaz extraída pela experiência e o ensino pelo exemplo.Para se atingir o objetivo do ensino a grande premissa de quem passa o conhecimento é de quem recebe absorva aquele conteúdo para isso deve-se ter intencionalidade do educador e por parte de quem recebe deve ter intenção e vontade de aprender.
  1. Contextualizar o ensino implica em utilizar contextos que tragam significado para o aluno trazendo um envolvimento intelectual e afetivo, ou seja utilizar de formar a trazer o conhecimento passado de forma prática para a realidade de cada um que recebe. Jesus é o maior mestre do ensino pois contextualizava todas as lições que trazia aos seus discípulos um dos exemplos é a parábola dos talentos.
  1. Conhecimento, Visão, Preparo, Compromisso, Capacidade, Amor ao próximo e desejo constante por conhecimento.
  1. Concordo que avaliação é essencial para se validar um conhecimento obtido, discordo em parte dos modelos tradicionais de avaliação pois limitam o conhecimento a perguntas e modelam a forma de aplicação para um momento que o aluno pode estar tenso e não desempenhar o verdadeiro potencial que ele tenha para aquele campo e conhecimento.

Auto atividade Cap. 4

Bruno Brito

  1. Público da Aula (JOVENS)

  1. Objetivo Geral: Salvação
  2. Objetivo especifico: Morte para o Pecado e Renascimento para Cristo Jesus.
  3. Técnica: Utilizar comparações para ilustrar o quando devemos abdicar de algo momentâneo para buscar algo maior.

- Troca de gastos supérfluos > Liberdade e Reserva Financeira;

- Tempo com balada e bebidas > Boa qualidade de sono e disposição durante o dia;

- Fast Food e tempo ocioso > Qualidade alimentar e Boa forma física;

- Jogar Vídeo Game > Ir bem na prova;

- Pecado > ida para o inferno;

- Santidade > ir para o Céu.

Ser exemplo de Jesus que resistiu 40 dias e 40 noites no deserto resistindo ao pecado e tentações do diabo em prol da autoridade e santidade divina.

  1. Avaliar os alunos com base nas escolhas feita em questões dinâmicas do dia-dia demonstrando a autoridade que temos perante as ordenanças de Deus em prol de algo muito maior que é nossa salvação obtida pela graça, mas mantida pela santidade decisões que temos diante das tentações cotidianas.

  1. Recurso: Dinâmica de escolhas com base em coisas de retorno imediato com base em retornos de longo prazo.
  1. – Inicio: 10min. Descrever resumidamente o plano de salvação, demonstrando a importância da morte para o pecado, renascimento e nova vida em Cristo Jesus;

- Dinâmica: 20min. Fazer questão coletivas com notas altas relacionadas ao nível de satisfação momentânea e notas baixas para o nível de satisfação e resultados de longo prazo.

Tendo como objetivo os que atingirem menores notas que consideradas ao mundo tem peso baixo terem relação com a salvação que é a visão de Deus esses serão os vencedores, e as notas altas que condizem com satisfação mundana serem os que tem melhores satisfação de curto prazo terem como consequência a ida ao inferno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com