TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Eclesiástica

Por:   •  6/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.533 Palavras (7 Páginas)  •  8.002 Visualizações

Página 1 de 7

Instituto Teológico Quadrangular – Administração Eclesiástica – Capitulo 01

Respostas:

  1. Ao acrescentar o termo ‘’ Eclesiástica ‘’ na disciplina Administração, apenas quer-se trazer o foco do estudo para as atividades da igreja, porém, a administração das Organizações Religiosas segue os mesmos princípios da administração de organizações seculares, regendo-se pelas mesmas leis. E sua referência bíblica está em Marcos no capitulo 6, onde Jesus faz a multiplicação de pães e peixes.
  2. Princípios gerais da administração: Congregacional, Presbiteral e Episcopal. A Igreja do Evangelho Quadrangular adotou o modelo Episcopal, onde o governo é centralizado na figura de um dirigente, responsável pelas decisões e destinos da igreja, mas que possui um grupo de subalternos, o Colégio Episcopal, responsáveis pela administração da gestão do sistema.
  3. Existem tributos nos quais a isenção é automática, por exemplo, imposto de renda. As organizações religiosas estão obrigadas a entregar suas declarações de Imposto de Pessoa Jurídica, porém não recolhem o tributo. No âmbito estadual, as organizações religiosas podem creditar-se tributos como I.C.M.S, para isto, porém é necessário todo um trâmite legal. Outro imposto que as entidades Religiosas podem ser isentas é o I.P.T.U, sendo necessário também requerer a isenção.
  4. A administração da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil está estruturada em três níveis hierárquicos: Administração Superior e Geral composta pelo conselho nacional de diretores que gerenciam as atividades através de duas secretarias gerais, Administração Intermediaria composta pelo conselho estadual que exerce sua gerência através das secretarias estaduais e pelas supervisões estaduais e Administração de base que é composta pela administração local, sendo administrada pelo Conselho Diretor Local.
  5. É o órgão superior de unidade da Igreja Quadrangular, com funções legislativas, deliberadas e administrativas, nos limites do Estatuto e sua conduta se estriba nos princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade.


Instituto Teológico Quadrangular – Administração Eclesiástica – Capitulo 02

Respostas:

  1. Desde que haja um grupo de cristãos convertidos, batizado nas águas por imersão, em nome do pai, filho e Espirito Santo, adotando a declaração de fé da instituição.
  2. Igreja Sede regional, que centraliza a administração regional inscritas no CNPJ e obras novas que estão em fase de implantação, diferindo das demais somente no quesito CNPJ.
  3. A diferença entra na quantia de igrejas ou obras novas, sendo campo missionário até 10 igrejas ou obras novas e região eclesiástica superior a 10 igrejas ou obrar novas tendo como responsável um diretor de campo missionário e um superintendente regional.
  4. Os conselhos e supervisões estaduais são órgãos internos da IEQ, possuindo personalidade jurídica idêntica à igrejas locais que possuem CNPJ, estando vinculados diretamente a matriz e que devem cumprir todos os preceitos legais, tributários, e administrativos cabíveis.
  5. Secretária Geral de Administração, finanças, sendo esta responsável pela área administrativa nacional:
  • Secretaria geral de Ação Social;
  • Secretaria geral de Educação e Cultura;
  • Secretaria geral de Missões;
  • Secretaria geral de Comunicação
  • Secretaria geral de Disciplina Eclesiástica;
  • Secretaria geral de Coordenadores de Diáconos; e
  • Secretaria Nacional de Cidadania.


Instituto Teológico Quadrangular – Administração Eclesiástica – Capitulo 03

Respostas:

  1. Porque ali os lideres, obreiros e pastores, iniciam a carreira ministerial e ali é onde se desenvolvem a maior parte das rotinas administrativas.
  2. Quanto a natureza se resumem a oferta e os dízimos. E quanto aos lançamentos financeiros se dividem em: entradas de departamentos, entradas sujeitas as taxas estatutárias, entradas repassadas aos órgãos superiores, entradas diversas sujeitas a taxação. Documentos: RG, CPF, RCC, comprovante de doação e comprovante de empréstimos.
  3. Contratos, notas fiscais, recibos e outros documentos obrigatoriamente em nome da IEQ, conforme padronizado pela Secretaria Geral de Administração e Finanças.
  4. Dízimos, ofertas gerais, ofertas especiais, congregação e outras entradas.
  5. Taxas estatutárias: órgãos superiores e entradas sujeitas as taxas estabelecidas devidas aos órgãos superiores da administração regional, estadual e nacional, sendo que 4 taxas fazem parte deste grupo:
  • Taxa de 4% ao Conselho Nacional de Diretores;
  • Taxa de 4% ao Conselho Estadual de Diretores;
  • Taxa de 4% as regiões e campos missionários;
  • Taxa de 1% ao Fundo Social.
  1. Ofertas da DEBQ – das ofertas obtidas na Escola Bíblica, 10% devem ser remetidos á Diretoria Regional do DEBQ mensalmente, acompanhados do relatório do departamento. Ofertas dos grupos missionários – das ofertas obtidas nos grupos missionários, 15% devem ser remetidos á Coordenação á Coordenação Regional do grupo correspondente mensalmente, acompanhados do relatório especifico dos Grupos Missionários. Ofertas da CHOMNEQ – das ofertas obtidas nas coordenadorias regionais: 4% devem ser remetidos á Coordenação Regional, acompanhados do relatório mensal, 3% devem ser remetidos á Coordenadoria Estadual, acompanhados do relatório mensal e 3% devem ser mantidos á Coordenadoria Nacional, acompanhados do relatório mensal.
  2. A oferta de Missões do 3º Domingo, a qual deve ser repassada integralmente da seguinte forma: 50% para a secretaria Estadual de Missões e 50% para a Secretaria Geral das Missões.
  3. A igreja deve manter os seguintes cadastros atualizados: Dados cadastrais da Igreja, Canais de Comunicação, Dados Estatísticos, Membresia, Dados Patrimoniais e Agências de Evangelização.
  4. Podemos classificar como bens moveis e imóveis.
  5. O CDL – Conselho Diretor Local é corresponsável pela guarda e manutenção do patrimônio da igreja local, por meio do Diretor de Patrimônio, responsável por manter em ordem e atualizado o cadastro patrimonial.

Instituto Teológico Quadrangular – Administração Eclesiástica – Capitulo 04

Respostas:

  1. Obreiros Credenciados: categoria na qual se inicia a carreira ministerial na Igreja do Evangelho Quadrangular. O ingressante permanece nesta categoria obrigatoriamente por quatros anos, antes que possa pleitear a ascensão á categoria seguinte. Aspirante ao Ministério: Categoria intermediária na qual o membro do ministério permanece por dois anos, obrigatoriamente, antes que possa pleitear a ascensão á categoria seguinte. Ministros: categoria máxima do Ministério Quadrangular. Somente podem participar dos pleitos para cargos nos Conselhos Estaduais e Conselho Nacional, membros do ministério desta categoria, atendidas ás disposições estatutárias. Voluntários: São todos os que militam na igreja local sem, contudo, pertencer ao quadro ministerial.
  2. Os livros oficiais são: Livro Caixa, Livro de Registro do Patrimônio, Livro de Rol de Membros, Livro de Registro de Casamento, Livro de Registro de apresentação de crianças e Livro de atas.
  3. Os livros são: Livro razão, Livro Diário, Livro de Registros de Empregados e Livro de Inspeção do Trabalho.
  4. É o registro resumido, por escrito, dos fatos e das decisões de uma reunião, realizada para uma finalidade determinada.
  5. São membros natos da Convenção Estadual, com direito á voz e voto> os Ministros, Aspirantes e Obreiros Credenciados Titulares, Coordenadores e Secretários Estaduais e Diretores do ITQ e MQCC, auxiliares de tempo integral, cujas Igrejas e Obras Novas estejam em dia com suas respectivas taxas e que sejam devidamente inscritos como convencionais.

Instituto Teológico Quadrangular – Administração Eclesiástica – Capitulo 05

Respostas:

  1.  Nomeação de Obreiro e Aspirante ao Ministério, o Aspirante permanece dois anos na igreja local para ingressar na Carreira Ministerial.
  2. As relações Ministeriais são uma parte importante das atividades da Igreja do Evangelho Quadrangular, uma vez que sua principal função é gerir o processo de admissão, readmissão e Ascenção na carreira ministerial. Quanto ao ente social os requisitos são: Ser brasileiro ou naturalizado. Ser maior de 18 anos ou com escritura pública emancipado e Estado civil em conformidade com o Artigo 29º do Estatuto da IEQ.
  3.  RG, CPF, Certidão de nascimento ou casamento, certidão de fóruns, SPC Serasa, e Titulo de eleitor.
  4. Estatuto é um conjunto de normas jurídicas acordadas pelos sócios ou fundadores, que regulamenta o funcionamento de uma pessoa jurídica, seja esta uma sociedade, uma associação ou uma fundação. Regimento interno é um conjunto de regras estabelecidas por um grupo para regulamentar o seu funcionamento.
  5. O grande diferencial do sistema geral de administração e finanças está relacionado ao fato de ser um software que opera no ambiente web. Isto permite acesso ás informações contábeis em tempo real, ou seja, no momento que um contador, em qualquer lugar do Brasil digita a movimentação financeira de uma das entidades da igreja do Evangelho Quadrangular, estas já podem ser consultadas pelo Conselho Nacional de Diretores.

Instituto Teológico Quadrangular – Administração Eclesiástica – Capitulo 06

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (106.2 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com