TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÃNCIA DA ÉTICA PASTORAL

Monografias: A IMPORTÃNCIA DA ÉTICA PASTORAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2013  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  3.210 Visualizações

Página 1 de 3

A Importância da Ética Pastoral

Nilton Ferreira da Silva

Prof. José Rodrigues Machado

Instituto Teológico Quadrangular – Sorocaba

Curso Livre em Teologia (EAD)

RESUMO

Este resumo tem como base a importância da ética pastoral, tanto nos tempos de hoje, como nos tempos passados, na época em que Jesus andava com seus discípulos. Fala também sobre as difíceis situações em que alguns ministros do evangelho passam em suas vidas, muitas das vezes, sendo pressionados a fazer aquilo que é incorreto para poder manter uma posição de um cristão.

Palavras-chave: Importância; Evangelho; Manter.

1- INTRODUÇÃO

Vivenciamos uma época de incerteza ética. Em um romance de Walker Percy,”The Thanatos Syndrome”, onde se diz “Não estamos na Era do Saber, mas sim Na Era do Não-saber-o que-fazer”. Vivemos em uma época em que muitas das vezes a impunidade é falha em certos casos, como as vezes em que ficamos a par de algumas situações constrangedoras como por exemplo, nós temos uma pessoa na igreja a qual nos espelhamos, mas, quando de repente essa pessoa nos decepciona, faz algo que jamais imaginaríamos que fizesse, depois age como se nada tivesse acontecido. Em quem poderíamos nos alicerçar, sendo que teríamos confiado extremamente nessa pessoa.

2-DEFINIÇÃO

Ora, não haja contenda entre mim e ti, entre meus pastores e os teus pastores, porque somos parentes chegados. (Gn 13:8), palavras que Abraão disse á Ló.

Uma das coisas que mais entristece a cada dia, é a falta de ética pastoral nas igrejas atuais.

A falta de ética de líderes, e ou membros, são colocados ao ridículo, de as vezes nos depararmos com situações de vergonha.

Quando falamos mal de uma ovelha fraca, ou um companheiro de ministério, estamos totalmente incapacitados de exercer a posição de pastorado ou liderança.

Na maioria das vezes os membros da igreja confiam e acreditam em seus pastores de tal forma que expõe suas vidas e a confiam em suas mãos, isso não quer dizer que não devamos confiar em nossos pastores, mas às vezes infelizmente somos surpreendidos com situações que nos constrangem a ponto de até afastar um membro da igreja.

Como é citado nos tópicos da apostila “Teologia Pastoral”, - Tratar a igreja com respeito e estima dignos dos filhos de DEUS; - Adotar comportamentos que revele impureza e respeito do trato com os irmãos, levando em conta fatores como sexo oposto idade, etc.

Também como podemos citar em ( 1° Timóteo c-5: v 1-3); 1- Não repreendas asperamente á um velho, mas admoesta-o com a um pai; aos moços, como a irmãos; 2- As mulheres idosas, como as mães; as moças, como as irmãs, com toda a pureza; 3- Honra as viúvas, que são verdadeiras viúvas.

Disse JESUS para que sejamos seus imitadores, devemos sim dar o exemplo, ser imitadores de CRISTO, usar realmente esses exemplos, e fazer com que aconteça realmente tanto em nossas vidas, como passarmos para aqueles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com