TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pastoral Urbana

Ensaios: Pastoral Urbana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2013  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  4.881 Visualizações

Página 1 de 3

PASTORAL URBANA

Aluna: Joanita K. Leithold

Professora: Prª Neide Lilian Couto Medeiros

Instituto Teológico Quadrangular

Curso Livre em Teologia- Introdução à Teologia

11/06/2012.

TEMA: Qual a importância da Igreja dentro do Contexto Urbano.

RESUMO

Este estudo é voltado á Pastoral Urbana, isto é fala sobre a urbanização, a pregação da palavra nas pequenas, médias e grandes cidades.

PALAVRAS-CHAVE: cidades desenvolvimento comunitário.

1. INTRODUÇÃO

Ao iniciarmos o estudo dessa disciplina, será interessante saber:

O que é urbanização?

O que é uma cidade?

Como é o dia-dia dos habitantes de uma cidade?

O estudo da história de uma cidade ou de um bairro é necessário para realizar um projeto evangelístico ou um projeto ainda mais abrangente e profundo que é o da pastoral urbana.

Cada cidade tem sua própria história. É fundamental conhecer a lógica administrativa municipal, quais são as áreas privilegiadas na administração pública, educação, saúde, saneamento básico e quais são os pontos fortes e os pontos fracos da cidade ou do bairro.

A história das cidades do mundo em geral é longa, sendo que as primeiras cidades teriam surgido entre cinco a quinze mil anos atrás.

Atualmente, as grandes cidades são muito maiores e mais populosas do que em tempos passados.

2. POR QUE ESTUDAR PASTORAL URBANA?

O maior desafio da pastoral urbana está em tornar pública a presença da Igreja na cidade. A sociedade atual, como foi visto, abre espaço para uma profissão de fé cristã ou uma prática religiosa.

3. DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES

Sabemos que quando o evangelho ingressou no mundo das grandes cidades gregas e romanas a mensagem do reino de Deus transpôs os limites interioranos da Palestina e se espalhou pelo mundo urbano antigo. Muitas pessoas estiveram por trás dessa irradiação da mensagem evangélica.

A cidade helênica segue a linha da cidade da Grécia clássica e desenvolve a tradição de planejamento urbano. Escavações desta localizam ossos dos cidadãos, os templos e os prédios do governo. As antigas cidades normalmente tinham uma acrópole, um castelo para segurança.

Durante a Idade Média na Europa uma cidade era uma entidade político-administrativo com um grande agrupamento de casas.

Morar nas cidades começou a ser considerado um ato de liberdade em relação às obrigações rurais para com o senhor e comunidade feudal da época.

Algumas cidades tais como Veneza, Gênova, ou Lübeck tornaram-se cidades-estados poderosas. O inicio da Revolução Industrial e o crescimento da indústria moderna fez com que um grande número de imigrantes, provenientes de comunidades rurais, se instalasse em áreas urbanas.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com