TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pastoral Urbana

Monografias: Pastoral Urbana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2013  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  6.076 Visualizações

Página 1 de 2

Especialistas sugerem estratégias uteis para evitar a paralisia na hora de começar a escrever um texto. Segundo a escritora Sônia Belotto, professora de oficinas de escrita, orienta que, em casos assim, há três condições pra um bom resultado: “conhecer o publico, dominar o assunto escolhido e dominar as técnicas de escrita”.

Ainda que o lapso seja normal no processo linguístico, não há um motivo especial para que isso aconteça, mas existem algumas técnicas que ajudam na “hora do branco“ ao se iniciar um texto, tais como:

• Anote as ideias: a organização dos pensamentos é uma etapa fundamental na preparação que precede um texto bem rígido. É preciso anota todas as ideias que passam pela cabeça em reação o assunto sobre o qual se quer escrever, definindo a finalidade do seu texto e as possíveis formas de se tratar o assunto, de modo a despertar e capturar o interesse do leitor.

• Comece a redigir o texto: anotadas as ideias, é hora de perder o medo da pagina em branco e encarar essa dificuldade de começar um texto. Encarar um texto com objetividade é uma boa pista para não travar. Ainda que o conteúdo possa ser subjetivo, a tarefa de coloca-lo no papel deve ser subjetiva. Isso significa construir uma estrutura textual e traçar um planejamento detalhado do que será escrito e como isso será feito. Outra dica importante e utilizada por escritores experientes é fazer um rascunho ou esboço contendo uma lista de quais temas precisam ser abordadas, quais ideias não podem deixar de ser mencionados e quais perguntas devem ser respondidas.

• Não tem jeito, a facilidade de começar e desenvolver um texto só chega com a prática e o exercício constante. É irreal ou, pelo menos, raro- esperar que um texto surja pronto na cabeça de um momento para o outro. Ainda, segundo a escritora e editora Sônia Belotto, escrever promove o exercício de escrita e quanto mais exercitamos, mais facilidade vamos encontrar á medida em que escrevemos. Além disso se tornar escritor assíduo, contará bastante para se ter um bom repertório linguístico e cultural que lhe oferece amplas possibilidades de iniciar o seu texto. E somente assim dar um basta “no branco”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com