TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Idade Média começa Com a Queda do Império Romano do ocidente no século V

Por:   •  18/1/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 3

A idade média começa com a queda do império Romano do ocidente no século V e se estende até o século XV, com a queda do império do oriente (império Bizantino). A era medieval não pode ser entendida como forma de vida que se foi para o restante do mundo, pois se restringiu apenas para a Europa.

O estilo de vida medieval diz a respeito de toda as instancias da vida como na política, sociedade, economia, religião entre outras formas de relação de qualquer sociedade.

A idade é marcada pela religiosidade e pelo controle da igreja católica, instituição mais poderosa da época. Por conta de sua enorme diferença com império Romano, e por consequência com Grécia Antiga, e todo conhecimento produzido por eles foram estagnados pela idade média convencionado chamar de “Idade das Trevas”, pois toda aquele conhecimento produzido foi substituído pelo misticismo religioso.

Toda essa forma de vida medieval e seus valores foi bastante espalhado pelas grandes navegações, no século XV, por isso suas grandes influencia hoje, sendo sua principal influência a fé católica.

[pic 1]

O âmbito social daquela época é bastante marcado, como já enfatizado, pela religiosidade, porém isso se tornou não só parte da vida espiritual, mas também da vida no feudo, por conta das misturas de valores Romanos com os inúmeros povos invasores. O feudo tinha enorme relevância no que diz a respeito as relações sócias daquela sociedade, por exemplo: onde os nobres (detentores de terra) trocavam serviços com os vassalos, que juravam fidelidade ao suserano, doava terra essa relação onde um doava a terra e o outro jurava proteção ao feudo e ao acontecer essa troca havia todo um ritual para se jurar fidelidade mutua, evidenciado um pouco as relações sócias daquela sociedade. Nessa época a sociedade era estamental dividida em grupos sócias, onde haviam pouquíssima mobilidade social e hierarquizada:

[pic 2]

A economia feudal tinha como base principal a agricultura, havia moeda e artesanato, porém, a troca de produtos era em sua maioria por escambo e o artesanato era de baixa produção e nem havia como alta produção devido ao sistema feudal e as técnicas agrícolas ainda eram rudimentares e essa forma de economia ser tornou forte devido as cidades Romanas estarem sendo constantemente atacada e por conta disso houve a ruralização da Europa muitas famílias optaram a vida do campo por ser mais seguro e por dali tirar algum sustento, pelo menos de subsistências e a partir daí as propriedades rurais só foi tomando “força” e cada vez mais administradas por senhores absolutos(reis) sobre as terras e, por essa economia está pautada na agricultura, sobre os habitantes dos feudos e com isso a economia feudal foi consolidando como pratica principal da economia Europeia da época.

[pic 3]

A política na sociedade medieval já vinhas se construindo desde o século III no império Romano com as inúmeras lutas pelo trono, cada província lutava pelo almejo do império, período esse chamado de “anarquia militar” (de 235 a 268) e com a penetração dos povos estrangeiros só aumentou a crise política do império. Dado os fatos, as relações políticas só foram se tornando mais estreitas como as relações, como já ditas antes como exemplo de uma das muitas relações sócias e agora de relações políticas, de vassalagem e suserania, onde os dois lados tinha relações de poder um com outro, sendo o mais chefe político e suserano mais poderoso o rei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (165.2 Kb)   docx (130.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com