TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Formação Teológica Na Atualidade

Trabalho Universitário: A Importância Da Formação Teológica Na Atualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.389 Palavras (6 Páginas)  •  4.533 Visualizações

Página 1 de 6

IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO TEOLÓGICA NA ATUALIDADE

Osvaldo Teixeira Sampaio Filho

Instituto Teológico Quadrangular ITQ

Curso livre em teologia a distancia – CLT/EAD

2ª. Edição – calendário 2012

1- RESUMO

O tema central deste paper e discorrer sobre a importância da formação teológica na atualidade, tendo a teologia como ferramenta indispensável na vida do cristão de modo especial para aqueles que são ministros, pastores e para aqueles que possuem algum cargo de liderança nas igrejas. Mas quando pensamos em ministros e pastores lembramos de pregação, e como oferecer um bom estudo da Palavra de Deus ou uma pregação que cause impacto na vida das pessoas levando-as a uma experiência transformadora? Isso só pede ser alcançado quando nos dedicamos ao estudo da palavra e no conhecimento de Deus. Deste modo buscaremos saber o que é a teologia? Porque estudar teologia? E qual a finalidade da teologia na vida do cristão? Vivemos dias nos quais a necessidade de conhecimento é cada vez maior, em todas as áreas da vida, ter uma boa formação e um bom preparo é obrigatoriedade para aqueles que se colocam a serviço do reino de Deus.

Palavras-chave: teologia; ferramenta; formação.

2- INTRODUÇÃO

Quando tratamos e abordamos a formação teológica e sua importância, primeiramente precisamos saber qual a sua origem. A palavra teologia é de origem grega, Theos significa Deus e Logia indica o sentido de estudo. Sendo assim, Teologia é o estudo sobre Deus ou sobre as coisas de Deus.

Por isso todo cristão deve ter a consciência de conhecer a Deus e se inteirar de suas coisas. Muito se fala da volta de Jesus e do final dos dias, mas como saber a veracidade de todas essas informações?

“Se você transmitir essas instruções aos irmãos, será um bom ministro de Cristo Jesus, nutrido com as verdades da fé e da boa doutrina que tem seguido”. (1 Timóteo 4.6.)

Vemos que o apostolo Paulo sempre estava preparado e instruído na Palavra de Deus, podemos comprovar isso em seus discursos eloqüentes e sistemáticos.

É indiscutível a importância do saber teológico, desde muito tempo atrás a começar por nossos pais na fé, servindo de ponte entre a mensagem de Deus e os homens, entre sua mensagem salvívica e a humanidade caída.

Sua função vai muito além do que uma mera conotação religiosa, mas está diretamente ligada a um estilo de vida, a mudança de comportamento, atitudes e palavras em meio a uma sociedade que tem perdido diariamente seus valores.

“Meu povo foi destruído por falta de conhecimento” (Oséias 4.6). Finalmente é necessária a formação teológica para que possamos ter lideres capacitados tanto teologicamente quanto espiritualmente.

O QUE É TEOLOGIA?

Como já falado anteriormente a palavra teologia é formada pela junção de duas palavras gregas: Theos (Deus, Senhor) e logia (palavra, estudo). Teologia é, portanto o estudo da pessoa de Deus, ou sobre as coisas de Deus. Não haveria necessidade ou objetividade no estudo de Deus se Ele mesmo não tivesse dado o primeiro passo em querer se relacionar com o homem, e se o homem não estivesse disposto a ouvi-lo e trilhar os seus passos.

Então entendemos que Teologia é um pensar sobre Deus e todas as suas obras, seu mover e sua vontade. Desse modo Teologia é muito mais que uma simples matéria acadêmica ou ramo da ciência, mas também é uma declaração de fé, um estilo de vida santa e separada, na busca constante do conhecimento, para que esse se torne uma ferramenta capaz de mudar as pessoas, transformar pensamentos, gerar vida em outras pessoas e leva-las a refletir sobre um propósito divino e um governo eterno e imutável.

POR QUE ESTUDAR TEOLOGIA?

A visão inicial do estudante de Teologia é conhecer a Deus e seu propósito redentor para o homem.

Quando definimos que teologia é o estudo de Deus logo penso nos estudos de Biologia onde dessecamos alguns animais em laboratório e tentamos definir padrões.

Mas como não podemos colocar Deus dentro de um tubo de laboratório e disseca-lo para o analisarmos com microscópio e tentarmos definir padrões celulares, comportamentais entre outras coisas para podermos ter uma falsa impressão de controle sobre determinados eventos.

O homem busca no estudo da Teologia ter um falso sentimento de controle sobre Deus e como ele deve agir, manipulando Deus e as pessoas com a eloqüência da palavra. Esse tipo de pensamento deve ser banido de nossos esforços ao mergulhar-mos no mundo de Deus e de sua maravilhosa proposta de salvação para o homem. Devemos continuar a buscar o conhecimento contínuo. Além de preparar uma pessoa para o ministério (pastoral, missionário ou outro qualquer), capacitando-a a compreender melhor a Bíblia e as doutrinas cristãs, um curso de Teologia deve fazer os alunos pensarem sobre sua fé, sua história de vida e sua condição social de servo de Deus na contemporaneidade. Estudar Teologia também é uma forma de dar razão a esta fé – à luz da Bíblia e das Ciências. Quanto à relevância da Teologia para o cristão temos como principal a necessidade do mesmo em saber em quem ele crê? O que ele crê? E por que ele crê? Questões que só podem ser respondidas através de um cuidadoso estudo das Escrituras aliado ao processo teológico. Quando esses ensinamentos são, pelos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com