TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Homilética na Preparação do Sermão

Por:   •  21/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  4.740 Visualizações

Página 1 de 4

A Importância da Homilética na Preparação do Sermão

Resumo

O estudo da homilética é o estudo que vai auxiliar o pregador na preparação de um sermão, ensinando tecnicas e formas de tornar a mensagem clara e eficaz aos ouvintes, ela é um método muito importante no culto a Deus, é o caminho pelo qual o pregador deve conduzir a mensagem e transmitir a Palavra de Deus àqueles que o ouvem.

Palavra- Chave: Homilética

Pregar a Palavra de Deus é uma das tarefas mais importantes na igreja do Senhor, e é fundamental que aqueles que se propõe a anunciar o Reino de Deus procurem excelência na forma como o fazem. Helmut Thielicke, famoso pregador alemão, disse: "Onde quer que encontremos, hoje em dia, uma congregação cheia de vida, encontraremos no centro uma pregação cheia de vida". Com isto podemos entender que a pregação é a principal tarefa do pastor. A homilética é um importante instrumento para a formação de novos pregadores, ela tem o dever de instruir sobre a forma correta de transmitir a mensagem de Deus aos ouvintes, de maneira que ela se torne viva e eficaz na vida destes. O termo (homilética) deriva do substantivo grego "homilia", que significa literalmente "associação", "companhia", e do verbo homileo, que significa "falar", "conversar". O Novo Testamento emprega o substantivo homilia em 1 Coríntios 15.33 ...as más conversações corrompem os bons costumes. Segundo o dicionário Aurélio, homilética é a arte de preparar sermões religiosos. Podemos definir homilética como "a arte de pregar o evangelho", ela surgiu quando os sermões deixaram de ser apenas discursos éticos e litúrgicos e se tornaram verdadeiras mensagens evangélicas, quando os pregadores começaram a estruturar as suas mensagens, seguindo técnicas da retórica grega e da oratória romana, já que antes disso, no início do cristianismo, os cristãos se limitavam a ler as Escrituras Sagradas no culto e a exortar o povo segundo as lições extraídas do texto.

        A pregação pode ser definida como a transmissão da mensagem de Deus para o homem. Qualquer um pode ser um pregador, porém, essa é uma tarefa que exige uma grande responsabilidade por parte daquele que deseja ser um pregador eficaz, afinal, transmitir a Palavra de Deus é um privilégio mas, é também um grande desafio. O pregador tem o dever de ler, estudar e interpretar a Bíblia, pois e pregação só é a Palavra de Deus quando ela é fiel às Escrituras Sagradas, sem conter interpretações erradas ou fora do contexto ou a manipulação da mensagem original, visando alcaçar outros objetivos ou tirar vantagens próprias.

Aquele que procura ser um bom pregador precisa a cada dia buscar aperfeiçoar as suas técnicas, deve buscar se preparar constantemente e precisa aprender a estruturar um sermão com sabedoria, mas, mesmo com todas estas práticas em ação, é essencial que o pregador busque, acima de tudo, a unção do Espírito Santo, porque Ele é o inspirador da Bíblia e somente Ele é capaz de transformar as palavras humanas em palavras de Deus.

O estudo da homilética  ajuda muito na preparação de um pregador, pois ela desenvolve a arte da expressão, ajuda a desenvolver o raciocínio, evita a repetição monótona e a preguiça, obriga o pregador a estudar cada vez mais, e, sabendo que o pregador depende de Deus, a homilética também ajuda a desenvolver a sua vida espiritual. Sendo assim, ela não auxilia somente na questão teórica da pregação, mas também quanto à postura do pregador diante dos seus ouvintes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (296.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com