TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Escatologia

Por:   •  18/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.395 Palavras (6 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 6

ESCATOLOGIA

INTRODUÇÃO A ESCATOLOGIA BÁSICA

Introdução à Escatologia

A escatologia é uma disciplina da Teologia Sistemática que tem com objetivo estudar todas as profecias referentes às últimas coisas.

A Bíblia, de uma forma bem resumida e simplificada, é um manual que fornece todas as informações que precisamos saber a respeito de Deus, da criação, do seu plano para a humanidade e de como tudo vai terminar.

Atualmente vivemos na Era da Igreja, ou na Era da Graça.

Porque eu creio que a Igreja passará pela grande tribulação.

  • A teoria dos dispensacionalistas é a mais nova dentre as 4 escola escatologiacas, surgiu em 1830 por meio de John Nelson Darby. Antes de Darby, ou seja durante 1830 anos todos os Teólogos acreditaram que a Igreja passaria pela tribulação.

  • Apocalipse 13:7

O termo "Santos" visto nessa passagem é o mesmo que é descrito pelo Apóstolo Paulo quando se refere aos cristãos das igrejas "Aos santos de Corintos". Podemos ter uma forte base nesse argumento se observamos que uma vez que a igreja não esteja na terra durante a Grande Tribulação, não existirá os santos (cristão) na terra.

  • Ao estudarmos e lermos a Bíblia dificuldade Deus tira o seu povo dos momentos difíceis. A igreja sempre passou por tribulações e perseguições. A igreja sempre foi feita de Mártires. Não há como dizer que agora Deus vai liberar os santos (cristão, a igreja) da tribulação, uma vez que sempre houve tribulações. Pelo contrário, Deus sempre fortaleceu seu povo durante as Tribulações, foi nos períodos de maior perseguição que a Igreja mais crescia.

A grande tribulação será o último grande teste ou provação dos cristãos. Somente os que permancerem fiéis deram verdadeiramente salvos.

Porque Deus livraria os crentes de passar por esse teste, uma vez que hoje vemos tamanha corrupção dentro da igreja? Será justamente durante esse período da Grande Tribulação que o jóia será separado trigo. Que tem seu nome escrito no livro da vida não se desviará, pois Deus os fortalecerá, mas aqueles que não foram verdadeiramente transformados se desviaram, seja por medo, seja por comodismo, seja por engano.

O estudo desta matéria serve para trazer aos cristãos um sinal de alerta e vigilância a respeito das coisas vindouras. É um sinal para permanecermos firmes e atentos.

Por isso precisamos obter mais conhecimento e estar mais preparados

A Bíblia é bem clara quando nos exorta para que não durmamos. Vejamos

I Ts 5:6: “Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios.”

        

Quando estudarmos o livro de Revelações ou como é mais conhecido Apocalipse, tomamos conhecimento de eventos que precederam o retorno de Cristo.

As 4 escolas escatológicas ou as 4 correntes escatológicas.

Os teólogos e estudiosos da Bíblia se dividem entre 4 diferentes correntes (ou interpretações).

Que são:

  • Pré Milenismo Histórico;
  • Amilenismo
  • Pós Milenismo
  • Dispensacionalismo

Todas elas possuem fundamentos bíblicos e argumentos fortes para sustenta-las, E em cada uma dessas correntes vamos encontrar grandes Teólogos e pregadores que defendem suas teses. Por isso podemos encontrar dentro da igreja diferentes maneiras de interpretação. Mas é importante destacar que mesmo divergindo em alguns pontos todas essas linhas de estudos possuem a mesma conclusão: Jesus voltará, levará os crentes em Cristo, derrota Satanás e os governos humanos e estabelecerá seu Reinado por toda eternidade.

Não tem como darmos inicio a nosso estudo sobre os finais dos tempos sem entendermos as particularidades de cada uma dessas 4 escolas escatológicas.

Vamos conhecer as principais diferenças entre essas visões e os pontos fundamentais da escatologia bíblica.

Segunda Vinda de Cristo:

Amilenismo: A segunda vinda de Cristo é um evento único e visível a todos, ou seja, não existe o conceito de arrebatamento secreto. No Amilenismo a Segunda Vinda de Cristo em glória e o arrebatamento é uma coisa só. Saiba como será o arrebatamento da Igreja.

Pré-Milenismo Histórico: A Segunda Vinda de Cristo e o arrebatamento são o mesmo evento, tal como no Amilenismo.

Pós-Milenismo: Igual às visões anteriores, Cristo volta de forma visível e em glória em um único evento.

Dispensacionalismo Clássico: A segunda vinda de Cristo será dividida em duas fases, sendo a primeira para arrebatar secretamente a igreja, e a segunda de forma visível e em glória após os sete anos de grande tribulação.

Ressurreição dos Mortos:

Amilenismo: Ressurreição geral de salvos e ímpios na segunda vinda de Cristo. Os salvos para reinarem com Deus e os ímpios para condenação eterna.

Pré-Milenismo Histórico: Apenas os salvos ressuscitarão na segunda vinda de Cristo para reinarem com Ele no Milênio, enquanto os ímpios só ressuscitarão no final do milênio para a condenação eterna.

Pós-Milenismo: Da mesma forma como no Amilenismo, salvos e ímpios ressuscitaram de forma geral na Segunda Vinda de Cristo.

Dispensacionalismo Clássico: O Dispensacionalismo exige três ressurreições:

A primeira dos salvos no arrebatamento da igreja;

A segunda dos judeus após os sete anos de grande tribulação (alguns também defendem que os salvos do período da grande tribulação também ressuscitarão nesse momento, enquanto outros acreditam que somente após o milênio eles ressuscitarão);

A terceira dos ímpios após o milênio.

O Anticristo:

Amilenismo: Muitos anticristos se levantaram ao longo da história, porém haverá um último indivíduo que será o Anticristo escatológico que surgirá no período de grande tribulação, e regerá um sistema mundial que será contra a Igreja de Cristo. Alguns acreditam apenas em um “sistema anticristo” (governo) e não necessariamente em um indivíduo específico.

Pré-Milenismo Histórico: Um indivíduo específico que será o inimigo da Igreja no período de grande tribulação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (122.7 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com