TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escatologia ( Doutrina Das Últimas Coisas )

Trabalho Universitário: Escatologia ( Doutrina Das Últimas Coisas ). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  5.437 Palavras (22 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 22

Escatologia

Introdução

Escatologia é o estudo das coisas ocultas, daquilo que está por detrás das cortinas.

Em Daniel 9:24-27 encontramos o anjo falando a Daniel sobre as 70 semanas designadas por Deus sobre o povo de Israel e sobre a santa cidade: Jerusalém.

Muitos acontecimentos escatológicos estão contidos nestas setenta semanas de Daniel. O anjo dividiu as setenta semanas em três períodos. Vamos estudar os três períodos das setenta semanas.

• 1º período – sete semanas

• 2º período – sessenta e duas semanas

• 3º período – uma semana

As setenta semanas de anos, formando um total de 490 anos. Destas setenta semanas, sessenta e nove semanas já aconteceram no meio do povo de Israel. Resta apenas a última semana a se cumprir. Isto acontecerá após o arrebatamento da igreja, pois, esta última semana é a semana da Grande Tribulação.

Vamos então por etapas:

1º período – Sete Semanas

São os quarenta e nove anos que foram gastos na reconstrução de Jerusalém com os seus muros. Desde a saída da ordem, disse o anjo a Daniel, até a conclusão da reconstrução, sete semanas, ou seja, 49 anos.

Que ordem é esta? Esta ordem foi dada pelo rei Ciro, o homem que Deus levantou para reconstruir Jerusalém. E segundo a Bíblia, Ciro foi chamado de pastor e ungido de Deus. Deus o constituiu ministro para este importante negócio. Isaias 44:28, 45:1-14. Deus falou a respeito de Ciro 200 anos aproximadamente, antes dele nascer.

Com a derrota do império babilônico através de Dario, regente de Ciro, o império Medo-Persa tomou conta de todo o mundo e Ciro deu liberdade religiosa às nações que ao seu império ficaram submissas, e dentre essas nações, Israel foi beneficiada. Entretanto, a Israel, não somente Ciro deu liberdade religiosa, mas também se compadeceu de uma Jerusalém destruída pelos imperadores que o antecederam e deu ordem para que toda Jerusalém com a casa de Deus e seus muros, fossem reconstruídos. (Esdras 1:1-11, 3:7, 5:13, 6:3-4) Depois dele, seus sucessores seguiram sua orientação, dentre eles o rei Artaxerxes. Esdras 7:21-26

O livro de Neemias também quase todo se dedica à reconstrução de Jerusalém com seus muros e seu templo. Portanto, as sete primeiras semanas foram gastas na reconstrução de Jerusalém.

2º período – Setenta e Duas Semanas

As últimas sessenta e duas semanas começaram exatamente depois da reconstrução de Jerusalém até o Calvário. Sessenta e duas semanas de angústia e sofrimento. Israel muito sofreu, perseguido pelos imperadores impiedosos e cruéis. Principalmente nos 400 últimos anos, Israel muito sofreu porque teve o abandono de Deus. Deus silenciou a respeito de Israel, não falando nem por sonho, nem por visões, nem por profetas.

Foram quatrocentos anos de total silêncio, sem ouvir a voz de Deus. Na época dos Macabeus então, o sofrimento foi crucial.

No final das 62 semanas apareceu então o Messias. E com a sua morte, foi concluído então este período igual a 434 anos. Juntando com as outras sete semanas, ou seja, quarenta e nove anos, houve um total de sessenta e nove semanas ou 483 anos.

Então, essas primeiras 69 semanas, foram exatamente da saída da ordem através do rei Ciro para reconstrução de Jerusalém, até a retirada do Messias.

Estamos vivendo agora o intervalo da penúltima para a última semana. Esta última semana está para acontecer logo após o arrebatamento da igreja.

Do calvário para cá, Deus resolveu cancelar o programa com os judeus, metendo-o numa gaveta, a gaveta do tempo, e resolveu abrir um novo programa para um outro povo, e este povo somos nós os gentios. Porque outrora éramos considerados publicanos, um povo desqualificado, mas pela misericórdia de Deus, por intermédio da morte vicária de Jesus Cristo, Deus olhou para o outro povo que não era o seu, isto é, os gentios (Romanos 11).

Então os gentios por intermédio de Jesus Cristo, puderam ter acesso também a esta graça.

A dispensação da graça então é destinada aos gentios. Do calvário para cá um novo programa foi aberto. Mas esta dispensação terá o seu término exatamente quando a igreja for arrebatada e isto já está para acontecer. Antes que a última semana aconteça, Jesus virá buscar a sua igreja.

A SEGUNDA VINDA DE JESUS

Acerca da segunda vinda de Jesus Cristo, a Bíblia nos fala 1.845 vezes, sendo, 1.527 vezes no Antigo Testamento, e 318 vezes no Novo Testamento.

A segunda vinda de Jesus divide-se em duas fases: fase invisível e fase visível.

A fase invisível é o rapto ou arrebatamento da igreja.

A fase visível é aquela em que Jesus virá já com a igreja, quando todo o olho O verá. (Apocalipse 1:7 e Mateus 24:29-30)

3º período – Uma Semana

De uma fase para outra, haverá um espaço de sete anos. É justamente neste espaço, neste intervalo, entre a primeira fase e a segunda, que acontecerá a última semana que Deus mostrou a Daniel. Uma semana de sete anos, é o período da grande tribulação na terra. A igreja estará em delícias eternas no céu. Ali haverá três acontecimentos importantes:

• A noiva será apresentada ao noivo.

• O julgamento da igreja.

• As bodas do Cordeiro.

Portanto aí estão as divisões da segunda vinda do nosso Senhor Jesus Cristo. Vamos estudar por partes:

FASE INVISÍVEL DA VINDA DE JESUS

O Arrebatamento

Disse Jesus: “E quando estas coisas começarem a acontecer, levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima.” (Lucas 21:28).

Que coisas são estas? São exatamente os sinais que antecedem este grande dia, este grande evento, o arrebatamento.

Israel por exemplo é um desses grandes sinais. Jesus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com