TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação entre escatologia e ecumenismo

Por:   •  26/9/2015  •  Artigo  •  1.425 Palavras (6 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 6

GEISIANE DA SILVA SANTOS

ATIVIDADE EXTRACURRICULAR

PENEDO/ALAGOAS

JULHO 2015


GEISIANE DA SILVA SANTOS

5º PERIODO

PEDAGOGIA A

QUAL A RELAÇÃO ENTRE ESCATOLOGIA E ECUMENISMO?

PENEDO/ALAGOAS

JULHO 2015

Introdução

Contudo, no estudo da Escatologia e do ecumenismo, ha possíveis contradições ou correntes parecem ir mais além. São diversas especulações e uma série de pensamentos no campo da visão individual, que parecem não haver fim, e isso somente ocorre por se tratar de um assunto que a maioria dos eventos está por acontecer. Mas, cada especulação é por demais válidas, tendo ao menos alguma base escriturística, na qual, haja espaço para fundamentar a posição exposta.
Por vezes grupos entram em diferentes opiniões e sem dúvida torna o assunto cada vez mais polêmico. Por isso, tentarei, através de pesquisa bibliográfica, com diversos teóricos, mostrar de modo superficial, um resumo dos principais eventos da Doutrina das Últimas Coisas.


Qual a relação entre escatologia e ecumenismo?

Através da leitura do módulos escolhi o capitulo 3 pagina 23: A relação entre, a escatologia e o ecumenismo .A relação entre escatologia e ecumenismo diz respeito ao final dos tempos e a salvação divina prometida nos Testamentos Bíblicos. O Final dos tempos é representado pelo juízo final, o Apocalipse, no qual Jesus Cristo voltara para levar os justos e rejeitar os pecadores. Portanto, há um grande envolvimento entre esses dois fatos, pois ao chegar ao final dos tempos, haverá, segundo os textos Bíblicos, um julgamento final, pois no acontecimento do pentecostes, Deus já manifestou a Igreja na sua realidade Escatologia.

Ecumenismo quer dizer reunião das igrejas cristãs em torno de um mesmo pensamento, de uma mesma ideia e de um mesmo caminho a seguir buscando sempre a salvação quando chegar o fim do mundo. Já a escatologia é a causa da pretensão ecumênica, pois a união de Deus é um dos fatos para sermos salvos nos últimos dias.

No entanto, as divisões e conflitos são constantes na historia humana. Para onde quer que olhemos, veremos discriminações por classes, raça, sexo, nível econômico etc. as religiões, principalmente as cristãs, deixando-se penetrar por esses preconceitos. A tolerância e o respeito entre pessoas de tradição religiosas diferentes foram sendo consolidadas, pois era uma necessidade de sobrevivência para os países envolvidos nos conflitos religiosos.

 A ideia de ecumenismo,  surgiu apos a criação do conselho Municipal das igrejas, diretamente vinculada as entidades missionarias do século XlX. Surgiu então o movimento ecumênico, que buscava reunir as igrejas cristãs em torno do exemplo de cristo que anunciou o amor como a única salvação do homem.

Diante deste proposito, iniciou-se uma campanha pela união  dos cristãos separados para reunir o máximo de pessoas em torno da vitória sobre o mal e a redenção final dos tempos, ou seja, o juízo final preconizado por Jesus Cristo, que afirmou que vira pela segunda vez para arrebatar o seu rebanho. Sendo assim, a escatologia e o ecumenismo estão ligados pela promessa de sobrevivência da catástrofe final, pelo fim dos tempos, além disso os termos estão ligados ao fato de que jesus Cristo resgatará aqueles que cumprirem a sua palavra em, detrimento da condenação daqueles que ignorarem tais profecias.

Ecumenismo é a busca da unidade entre todas as igrejas cristãs. É um processo de entendimento que reconhece e respeita a diversidade entre as igrejas. A ideia de ecumenismo é exatamente reunir o mundo cristão.

Na prática, porém, o movimento compreende diversas religiões inclusive aquela não cristã. O ecumenismo procura estabelecer boas relações de amizade entre pessoas e igrejas diferentes. Realiza trabalhos em conjunto para ajudar os necessitados e lutar por justiça. Realiza celebrações e orações em conjunto para causa da unidade, e realiza estudos sobre as doutrinas das várias igrejas, em busca de métodos novos para tratar as divergências. O termo ecumenismo teve origem no grego “”oikoumene” que significava “o mundo civilizado”. Na Bíblia a palavra oikoumene é traduzida como “todo” e “universal”.

No que pensamos quando falamos de ecumenismo?

No contexto bíblico, ecumênico significa simplesmente “relativo a toda a terra habitada; universal” ou apenas “o mundo”. Esse conceito é usado, por exemplo, em Mateus 24.14: “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim”. O sentido bíblico do termo “ecumênico” é o da união de todos os crentes por iniciativa do Espírito Santo.

O ecumenismo que se busca hoje, ao contrário, promove uma união com base no que poderíamos chamar de “menor denominador comum” (usando terminologia matemática). Seus porta-vozes confundem a unidade dos verdadeiros crentes, como João a descreve (veja Jo 17.21-23), com a união de igrejas e organizações ou, ampliando ainda mais sua abrangência, com a união de todos os que de alguma forma crêem em Deus ou em alguma divindade.


A Bíblia, porém, enfatiza com muita clareza a exclusividade da verdadeira Igreja, fundada sobre a Palavra de Deus. Encontramos menção dessa base principalmente nos Atos dos Apóstolos: 
“E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações” (At 2.42).Através de esforços e manobras políticas visando unir todas as organizações e denominações jamais surgirá o que a Bíblia chama de “assembléia dos santos”, a união dos “separados”. A “Igreja de Deus” é um organismo espiritual, separado e chamado para fora do mundo pelo próprio Deus por meio da obra salvadora de Jesus Cristo na cruz, com a finalidade de ser algo especial para o louvor da graça de Deus: “Depois de fazer sair todas as(ovelhas) que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz... Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim... Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor” (Jo 10.4,14,16).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (114.9 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com