TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METODOLOGIA CIENTÍFICA

Por:   •  7/5/2018  •  Artigo  •  3.916 Palavras (16 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 16

Metodologia Científica

Profª. Maria Beatriz Burle Diniz

[pic 1]

beatrizburle@hotmail.com


METODOLOGIA CIENTÍFICA

Tudo que você descobre, aprende ou pesquisa é conhecimento. Tudo que você desenvolve através da pesquisa é um conhecimento científico e nessa pesquisa tem seus métodos e suas técnicas. O seu trabalho através de exaustivas pesquisas e seguindo uma metodologia, fornecem subsídios para a construção do seu conhecimento científico, tornando possível a elaboração do seu trabalho acadêmico científico sendo guiado pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, o que vai fazer a distinção das outras formas de conhecimento e para tal, é preciso pesquisa, leitura, dedicação e esforço. Você sabe o que á a ABNT? É o órgão responsável pela normalização técnica no país, inclusive as regras para os trabalhos acadêmicos. É uma entidade privada sem fins lucrativos. Para colocar sua pesquisa de maneira acadêmica é necessário se esforçar para fazer acontecer e só aprende quem tenta fazer.

A Bíblia é um trabalho incrível criado para que pudéssemos compreender a “boa, perfeita e agradável vontade de Deus” Rm 12:2. Jesus era extremamente didático e sabia como ninguém se fazer entender e dessa forma Ele cumpriu a vontade do Pai. Um ensino didático é fundamental para a compreensão dessa matéria, mas vale lembrar que há bons livros para acompanhá-lo na busca pelo aprendizado para a construção de seus trabalhos e pesquisas científica.

No final, é a absorção das técnicas adequadas de acordo com as normas científicas (ABNT). Você pode aprender através dos seguintes passos:

- Primeiro adquirir o conhecimento científico e a pesquisa do assunto que você deseja desenvolver;

- Na sua trajetória acadêmica, você vai adquirir uma metodologia científica que é a sua busca, a sua pesquisa científica;

- Você vai elaborar e estar pronto para a apresentação do seu trabalho;

- Sem se esquecer das considerações finais e das referências que você usou para desenvolver a sua pesquisa científica.

**PROBLEMA.......................PESQUISA CIENTÍFICA................................SOLUÇÃO**

OBJETIVOS DESSA MATÉRIA

. Caracterizar o conhecimento com o científico na construção da pesquisa acadêmica;

. Diferenciar formas de conhecimento;

. Instrumentalizar a pesquisa de forma técnica.

COMPETÊNCIA E HABILIDADES DESSA MATÉRIA

. Identificação e instrumentalização da pesquisa acadêmica;

. Análise e registro de diferentes formas de conhecimento;

. Interpretação do trabalho científico.

O mundo está cheio de conhecimentos e todas as pessoas são portadoras desses conhecimentos. Uns de forma mais distinta que outros. O conhecimento popular e o conhecimento acadêmico. Hoje temos acesso a informações em tempo real e recebemos informações que descartaremos logo em seguida, isso graças ao crescimento das tecnologias da informação e comunicação.

Você acha que o computador é o mais sábio portador do conhecimento?

A resposta para essa pergunta é: NÃO, só o homem é capaz de produzir conhecimento. Foi o homem quem criou o computador e armazenou nele as fontes de informações.

A produção do nosso conhecimento científico é superada quando outra pessoa resolve trabalhar no sentido de ampliar a nossa pesquisa científica, produzindo assim o conhecimento. Conhecimento é a relação entre o sujeito e o objeto a ser conhecido. É onde o sujeito se aprofunda na busca de todas as esferas do assunto que escolheu pesquisar e tira através da pesquisa acadêmica as conclusões necessárias para formar a sua pesquisa científica. Esse conhecimento desenvolvido, explica o fenômeno ou o objeto de estudo. Para começar a pesquisa acadêmica é necessário criar a situação-problema, são situações que vão gerar um objeto de pesquisa para qual, o homem buscará respostas, sejam elas teóricas ou práticas.

O CONHECIMENTO E SUAS DIVERSAS FORMAS

CONHECIMENTO MÍTICO

Baseado na intuição, é a origem da percepção que o homem tem do mundo em sua volta, é expressa através de uma linguagem simbólica.

Contempla valores existenciais como alegria, dor; amor, ódio; vida, morte...;

Não gera teorias, apenas explica o fato;

É distinto a uma cultura visto e explicado através de suas vivências, expectativas e crenças;

Não tem validação, sua narrativa é baseada na imaginação por isso, não pode ser comprovada.

Serve para conduzir valores morais e éticos de uma sociedade e o argumento que governa o homem é sobrenatural onde o certo e o errado vem seguido de prêmios ou castigos. Ex.:  O Minotauro” ou uma história que imaginamos e contamos como se tivesse acontecido, uma lenda Ex.: A mula sem cabeça. Que no final sempre nos é passado algum conselho que devemos seguir para que não aconteça conosco o que aconteceu na história.

CONHECIMENTO DO SENSO COMUM

Formas que adquirimos no contato do nosso dia-a-dia. Classificado como empírico ou popular, pela sua origem que vem do povo e dão respostas aos problemas cotidianos. Acontece nas relações familiares, com amigos e vizinhos e é:

Superficial – pois contenta com as aparências. Não tem comprovação;

Sensitivo – pois depende das vivências e relações do cotidiano. Trabalha com a emoção;

Subjetivo – pois ocorre através da experiência para depois o conhecimento ser organizado;

Assistemático – Não é organizado nem na forma como é gerado.

Acrítico – pois não passa por nenhuma análise criteriosa.

Esse conhecimento serve para o homem dar respostas rápidas a situações-problemas. Ex.: A utilização que fazemos do uso de um chá porque nossos avós falaram que era bom; a forma como algumas pessoas cozinham etc...

CONHECIMENTO FILOSÓFICO

É gerado através da busca do homem pela verdade, o filósofo volta-se para seu objeto de estudo, buscando sua essência na natureza e suas características são:

Valorativo – Tem hipóteses submetidas a observações e não em experimentações;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (472.8 Kb)   docx (215 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com