TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Por:   •  29/7/2023  •  Resenha  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 2

Pontifícia Universidade Católica do Paraná[pic 1]

Escola de Negócios - 8° período - Administração

Estudos bíblicos: Pentateuco


Professor: Dr. Vicente Artuso

Nome: Victoria Cordova

   

Redigir síntese, da teologia da aliança: Em Gn 9, 1-17; Gn 15,1-20; Gn 17,1-16; Ex 24,1-11; Mostrar nos textos sinais de comprometimento da parte de Deus; mostrar a relação da aliança com promessa. 

O princípio básico de uma aliança é comprometimento de duas partes, basicamente um relacionamento. Nessa interação, duas ou mais partes tem responsabilidades, e o equilíbrio em se doar das partes envolvidas de maneira igualitária faz com que a aliança não se quebre.

No texto de Genesis 9, Deus faz uma promessa com a família de Noé de que nunca mais acabaria com o mundo através de um diluvio. Em troca, a humanidade deveria se multiplicar e viver em paz. Deus como sinal, deixaria uma marca nos céus, o arco-íris, para que nunca deixasse que Ele esquecesse a promessa que fez.

Já nos textos de Genesis 15 e 17, a aliança de Deus com Abraão, tem uma promessa acompanhada de um mandamento. O povo de Deus seria descendente de Abraão e sua herança seria habitar na terra que ele vivia como estrangeiro. Por sua vez, Abraão e todos os homens (livres ou escravos) de sua casa deveriam ser circuncidado como sinal da aliança e obedece-Lo de todo o coração.

Em Êxodo, a aliança traz o sacrifício de sangue dos animais no altar por parte dos lideres de Israel, em troca disso, eles puderam ver a Deus sem que fossem mortos.    

Observamos que, em todas as situações de promessas, há relação mutua das partes, Deus não esquece de nenhuma delas e para que fique registrado, cria alianças com o ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com