TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATOLICA

Por:   •  1/11/2018  •  Bibliografia  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 5

RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATOLICA

[pic 1]

BREVE HISTÓRICO

A Renovação Carismática Católica - RCC, ou o Pentecostalismo Católico, segundo relatos da grande maioria dos participantes do movimento, teve origem com um retiro espiritual de três dias na Universidade de Duquesne (Pittsburgh, Pensylvania, EUA). Onde os professores Ralph Keifer e sua esposa Pat, William Storey e Patrick Burgeois, instigados por leituras como Eles falam em outras línguas, de John Sherril, e A cruz e o punhal, de David Wilkerson, resolveram conhecer um grupo de oração pentecostal da Igreja Episcopal. Segundo a versão mais difundida da história, Keifer e Burgeois receberam ali o “batismo no Espírito Santo”, enquanto Pat e Storey o receberam pela imposição das mãos de Keifer, dias depois.

Foi a partir dessa experiência que eles reuniram mais de trinta pessoas, professores e alunos da Universidade de Duquesne, para um encontro na casa de retiros The Ark and the Dove, a 20 quilômetros de Pittsburgh, de 17 a 19 de fevereiro de 1967. Os dois livros que os tinham movido a procurar grupos carismáticos foram indicados como leitura prévia ao retiro, bem como os Atos dos Apóstolos. Esse evento conhecido com Fim de Semana de Duquesne. Esse retiro é tido como o ponto de partida da RCC, e sabe-se de relatos da mesma experiência, em outras partes do mundo (ARAÚJO, 2013).

A EXPANSÃO DO MOVIMENTO.

Nas décadas que se seguiram ao evento supracitado o movimento de expande aumento alcançando, graças a participação de religiosos e estudantes da região, outras partes dos Estados Unidos e Europa chegando a America Latina em meado dos anos 60.

No Brasil, a Renovação Carismática Católica teve seu surgimento final da década de 60 e início dos anos 70 na cidade de Campinas, Estado de São Paulo, por meio dos padres jesuítas Haroldo Joseph Rahm e Eduardo Dougherty. Da mesma forma que mundialmente se expandiu, no Brasil também ocorreu de forma rápida.

Os primeiros encontros nacionais da Renovação Carismática no Brasil acontecem em meados de 1973. A ele compareceram cerca de 50 líderes, para discernir e executar a obra do Espírito Santo no Brasil. Para difundir cada vez mais o movimento, atualmente o encontro acontece no inicio do ano chegando a reunir cerca de 15 mil lideres do movimento.

RCC NO MARANHÃO

Em nosso estado o movimento chegou pelos anos de 79 a 80. Não se sabe a data precisa, pois não existe um registro que afirme com exatidão o início da RCC em São Luís.

Em entrevista a senhora Nilde Macedo, primeira coordenadora da RCC em São Luís, relata ter participado das primeiras experiências de oração entre 79 e 80 convidada por Frei Pascoal Rota, que hoje reside em Jerusalém, e como pregadora da palavra, juntamente com ele, realizaram experiências muito timidamente no Bairro do Olho-d’Água nas residências onde aceitavam que se fizessem esses momentos de oração já com indícios da espiritualidade do movimento. (ARAÚJO, 2013).]

Em seus primeiros anos o movimento de difunde graças à participação de missionários leigos e padres de estados vizinhos, nesse contexto Pe. Eduardo Dougerty, um dos precursores do movimento a nível nacional visita a cidade para realização de uma experiência de oração Carismática com um grupo pequeno de pessoas que dariam inicio ao primeiro Grupo de Oração da RCC em São Luis, posteriormente se junta a esse grupo de pessoas o casal Francisco e Sonia Batista que viriam a se tornar lideranças bem conhecidas dentro do movimento.

O GRUPO DE ORAÇÃO

O grupo de oração é a célula básica e primordial do Movimento Eclesial da Renovação Carismática Católica, e se organiza a partir da anuência da autoridade eclesiástica e paroquial própria, com quem manterão sempre a adequada comunhão e prestação de serviços segundo sua identidade específica. (ESTATUTO RCC SÃO LUIS)

É dentro do Grupo de que toda dinâmica carismática acontece e caracteriza-se por três momentos distintos:

Núcleo de Serviço – que é um pequeno grupo de servos que assume o grupo todo em sua espiritualidade e estrutura. Neste sentido, cada coordenador de Grupo de Oração organizará, necessariamente, o seu Núcleo de Serviço, o qual será coordenado pelo próprio Coordenador do Grupo de Oração, com a finalidade de discernir, avaliar, pastorear, dirigir e articular o andamento do Grupo (ESTATUTO RCC SÃO LUIS)

Reunião de Oração – Também conhecido como Louvor, maior momento de evangelização do movimento, onde acontece a pregação querigmática da Palavra e exercício dos carismas com o objetivo de levar o participante a uma experiência com o Senhor através do Batismo no Espírito Santo;

Grupo de Perseverança – Ciente que o objetivo final de toda evangelização é a formação da comunidade cristã, o participante do grupo após passa pela experiência querigmatica é conduzido para o grupo de perseverança onde serão apresentados temas referentes ao movimento, bem como da riqueza doutrinal de nossa Igreja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (720.1 Kb)   docx (383.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com