TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relação Entre Irmãos

Por:   •  5/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.339 Palavras (22 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 22

A relação entre irmãos

RESUMO

Esta pesquisa foi produzida tendo em vista explanar sobre as relações entre irmãos, tendo como principal objetivo examinar os resultados que essa interação causa em cada um dos indivíduos. Utilizando do trabalho de importantes teóricos da área da psicologia e da teologia. Este trabalho em uma tentativa de expor mais amplamente essa relação tão complexa apontou os mais diversos cenários que são afetados e que afetam pelo resultado de nossas relações fraternais. Enfim, entendemos que as formações humanas e as formas de interação são eco das ligações fraternais e o método como os pais lidaram com esses indivíduos vai refletir na vida do ser.

Palavra chaves: Irmãos, relações, amizade e família.

ABSTRACT

This research was produced in view of explanation about relationships with brothers and it`s main goal is analyze this results which this interactions affects each one as individual. Using the work of important theoretical of psycologist and theology`s areas. This article is a attempt to show more widely this relationship so complex and which affects by results of our fraternal relationships. Finally, we concluded that humans constructions and ways of interaction are echoes of fraternal… and the method as fathers deal with this people are going to reflect in the being life.

1. INTRODUÇÃO

O presente estudo tem como objetivo tratar da relação entre irmãos desde a infância à fase adulta, tendo como referencial teórico, estudos, livros, pesquisas, dados e exemplos bíblicos. Buscaremos por meio deste, trazer à luz da realidade da infância, o desenvolvimento de valores que forma o ser cidadão adulto.

O assunto da relação entre irmãos é pouco discutido e acaba por isso não tendo muito espaço em pesquisas teóricas e práticas. Sendo um elo tão forte os laços fraternais, é de suma importância traze-lo à tona e discutir sobre os mesmos, e os impactos psicológicos, sociais, racionais e físicos que este elo chamado “irmandade” tem.

Este artigo, com o objetivo de propor a observação dessas relações, para que todos, não somente pais e parentes, mas toda a sociedade, possam ter uma visão diferente dessa relação.

Para o melhor estudo quanto a questão, utilizamos de uma pesquisa com irmãos da comunidade do ensino básico adventista, que faz parte do CAB (Colégio adventista da Bahia), fazendo as perguntas entre os mesmos, estando presentes, cada par com seu irmão, na entrevista, sendo feitas perguntas baseadas no referencial teórico presente neste, as perguntas se encontram em anexo no fim deste trabalho.

Concluiremos trazendo as intervenções, e comparações teóricas e práticas, tendo por base a entrevista e as citações dos irmãos.

2. RELAÇÃO ENTRE IRMÃOS NA BÍBLIA

A palavra irmão no hebraico (אח ’ach), está relacionado com vários nomes de personagens bíblicos, o que revela a importância desse parentesco no contexto histórico cultural.

E também notável que os nomes atribuídos a várias pessoas no Antigo Testamento, revelam dentre outras coisas, o parentesco de Cristo conosco. Um exemplo claro disso está no nome “Aimelequei” (1 Sm 21:1) que pode significar além de “meu irmão é rei”, pode ser “meu irmão divino é rei”. O nome desse sacerdote ilustra a missão do Filho De Deus que ao assumir a humanidade tornando-se Filho Do Homem, adquire o poder de nos salvar e fazer parte da eternamente da família humana, ou seja, nosso Eterno irmão mais velho (Hb 2:11).

O que era “impossível” nos períodos antes da encarnação, se torna possível com a encarnação do Filho De Deus. Entender isso, para o nosso relacionamento entre irmãos é fundamental, pois nos revela que o irmão que Cristo foi durante sua vida na Terra é o modelo para todos os irmãos na que viveram e vivem atualmente. Ao comtemplarmos a vida de renúncia, paciência e abnegação do nosso irmão mais velho, almejaremos que os mesmos princípios relacionais que atuaram na vida de Cristo, atuem poderosamente em nossas vidas. White (1996) ao comentar sobre Cristo e seus irmãos, endossa esse pensamento ao dizer que:

Cristo ama os seres celestiais, que Lhe circundam o trono; mas quem explicará o grande amor com que nos tem amado? Não o podemos compreender, mas podemos sabê-lo real em nossa própria vida. E se mantemos para com Ele relações de parentesco, com que ternura devemos olhar os que são irmãos e irmãs de nosso Senhor! Não devemos estar prontos a reconhecer as responsabilidades de nosso divino parentesco? Adotados na família de Deus, não devemos honrar a nosso Pai e nossos parentes?

Na biografia de José, é visto a importância da relação entre irmãos, pela frequente ocorrência desse nome, ao longo de sua história. A história, começa focando nos conflitos entre os irmãos, o que revela que esse não é um problema atual. No fim, aborda a reconciliação entre eles, dando-nos um exemplo de que a mesma coisa pode acontecer em nossos dias.

Em um número alto de casos, houve profundo atrito e hostilidade entre irmãos (Caim e Abel; Isaque e Ismael por via das respectivas mães; Jacó e Esaú; Er e Onan [talvez mais uma questão de indiferença do que de hostilidade], José e seus irmãos; Abimeleque e seus irmãos [Jz 9]; Eliabe e Davi; Absalão e Amnom; Salomão e Adonias). Tal hostilidade foi gerada por 1. inveja e ira contra um irmão quando o Senhor aceita o sacrifício somente de um (Caim); 2. ira, produzida por um sentimento de desamparo por ser explorado e enganado (Esaú); 3. ira por perceber um irmão como sendo uma criança mimada, um contador de histórias e um fanfarrão (irmão de José); 4. megalomania (Abimeleque); 5. a pretensão de irmão mais novo (Eliabe); 6. abuso sexual contra uma irmã de pai e mãe (Absalão e Amnom); 7. fazer reivindicações falsas para suceder o pai como rei (Salomão e Adonias).

É importante notar que na Bíblia existem vários casos de conflito entre irmãos, resultados e consequências do pecado ao longo da história da humanidade.

Os exemplos esboçados na História Sacra tem o objetivo de ilustrar aos irmãos da atualidade que, quando dois princípios diferentes atuam na relação familiar, certamente haverá conflitos. Quando duas cosmovisões diferentes compartilham o mesmo espaço, se não houver uma renuncia de algum lado, o passado e o presente revelam que haverá conflitos. A solução para esse conflito se ilustra na vida do Salvador, tudo que estava em seu poder fazer para evitar conflitos e abençoar seus irmãos Ele os fazia. Ele trabalhava incansavelmente para benefício de seus irmãos, mesmo aqueles que tanto o desprezavam. White (1996) assim expõe:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)   pdf (278.5 Kb)   docx (214.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com