TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEOLOGIA CONFESSIONAL

Por:   •  5/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  2.758 Visualizações

Página 1 de 5

EVANGELHO QUADRANGULAR

TEOLOGIA CONFESSIONAL

Aluno: Fernando Augusto da Silva

Instituto Teológico Quadrangular – Itajaí

Ano 01 - Curso Livre em Teologia

Este estudo visa apresentar a doutrina quadrangular fundamental, bem como a história da Igreja do Evangelho Quadrangular no mundo e no Brasil. Vamos conhecer a história da fundadora da IEQ, e entender como Deus pode usar uma pessoa para levar o Evangelho de Jesus Cristo para as nações do mundo.

1 INTRODUÇÃO

O Evangelho Quadrangular nasceu no coração de Deus e chegou até nós por meio de uma mulher desbravadora e corajosa, cuja vida foi dedicada o ministério e a pregação da palavra de Deus e dos ensinamentos preciosos de Jesus Cristo.

A mensagem quadrangular é completa e abrange tudo o que precisamos, seja em nossa vida terrena, seja na eternidade. É necessário saber o destino após a morte, desenvolver o caráter cristão e evitar o erro.

Os quadrangulares reconhecem a Jesus como o “Salvador nascido de uma virgem, operador de milagres, expiador de pecados e ressuscitado” conforme descrito nos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João.

A palavra quadrado encontra-se em toda a bíblia e em pelo menos dez referências bíblicas este termo é aplicado a elementos que representam a redenção do homem pela adoração a Deus e a aceitação da parte dele, daí o nome da Igreja Quadrangular.

2 DOUTRINAS CARDINAIS  

São: Salvação, Batismo com o Espírito Santo, Cura Divina e a Segunda vinda do Rei Jesus.

No livro de Ezequiel vemos que ele vislumbrou um ser celestial com quatro rostos distintos: a do homem, leão, boi e águia que simbolizam os fundamentos doutrinários, o rosto do homem simboliza Jesus o Salvador, rosto de leão simboliza Jesus Batizador com o Espírito Santo, rosto de boi simboliza Jesus o médico divino e rosto de águia simboliza o rei que há de vir.

2.1 A BANDEIRA

Em 1930, Aimée percebeu que havia a necessidade de criar um estandarte que pudesse simbolizar a plenitude do evangelho quadrangular, ela buscou então na palavra de Deus passagens e símbolos que pudessem servir de inspiração para cada detalhe da bandeira os quais foram às cores, o número “4” sobre um retângulo branco, a cruz, as franjas e o cordão azul.

2.2 EMBLEMA

É o sinônimo da palavra símbolo, nisto quando desejamos falar especificamente de uma das fases do ministério de Jesus Cristo utilizamos os emblemas da cruz, da pomba, do cálice e da coroa.

2.3 O LEMA

        Encontra-se em Hebreus 13.8 que diz “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente”.

2.4 O HINO

        Foi composto pela fundadora da igreja que era compositora e fez vários hinos que estão na coleção chamada Cânticos de Batalha do Evangelho Quadrangular. Em particular o hino quadrangular traduziu a visão de um exército que luta e marcha ruma a vitória pela cruz anunciando o evangelho que Jesus salva, batiza, cura e voltará, ampliando a obra de Deus na terra e alcançando vidas através da palavra na missão que ele nos deixou.

3 A VIDA DA FUNDADORA

Aimée Semple McPherson nasceu em 09 de outubro de 1890 em Ontário Canadá e faleceu em 27 de Setembro de 1944. Foi missionária na China onde foram acometidos de malária e seu marido Robert veio a falecer. Ela com sua filha recém-nascida voltaram para a América.

Realizou inúmeras campanhas pela América e por outras partes do mundo. Em uma das campanhas realizadas na cidade de Oakland, Califórnia Estados Unidos, ela recebeu a revelação da mensagem quadrangular ao pregar sobre a visão de Ezequiel 1.1-28.

Dados deste livro de 2010, a igreja quadrangular está presente em mais de 148 nações.

4 A IEQ NO BRASIL

        

        Foi fundada pelo pastor Harold Edwin Willians auxiliado pelo pastor Jesus Hermirio Vasquez Ramos na cidade de São João da Boa Vista, São Paulo, no dia 15 de Novembro de 1951.

5 A PRIMEIRA DOUTRINA – SALVAÇÃO

        A salvação consiste em obter o perdão de todos os pecados por meio da aceitação do Senhor Jesus Cristo como está escrito em João 3.16 e em João 1.12. Era necessário derramar-se sangue, mas não mais de animais, pois este não trazia consigo o perdão, apenas expiava o pecado, agora outro homem puro era necessário morreu em favor dos demais, Jesus fez isto por nós. A primeira faixa a bandeira quadrangular é vermelho que simboliza o sangue de Jesus derramado na cruz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (104 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com