TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVANGELHO QUADRANGULAR: Teologia Confessional

Por:   •  10/12/2019  •  Resenha  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  3.303 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

Thiago Dominique da Silva

EVANGELHO QUADRANGULAR-Teologia Confessional:

Resumo dos Capítulos e Conclusão Pessoal

Lorena – São Paulo

2019

Resumo Capítulo 1

Precisamos entender que a mensagem quadrangular felizmente é completa, abrangendo o que se é necessário na vida terrena ou espiritual (eternidade).

Mas precisamos afirmar que o conhecimento doutrinário é importante cujos benefícios são: saber o destino após a morte, desenvolver o caráter cristão e evitar o erro. Devemos saber também que as doutrinas cardiais são: Salvação, Batismo com o Espírito Santo, Cura Divina e Segunda Vinda de Jesus.

Cristo e citado em todas as partes da bíblia, a bíblia e cristocêntrica, e Cristo é homem e Deus. Apesar de Existirem diversas heresias pelo mundo, os que aderem a doutrina quadrangular reconhecem a Cristo como o “Salvador nascido de uma virgem, operador de milagres, expiador de pecados e ressuscitado”, conforme descrito na bíblia.

No ano de 1930, a fundadora da IEQ – Aimee Semple McPherson criou uma estandarte que pudesse simbolizar a plenitude do evangelho quadrangular. Buscou então na palavra de Deus, no velho testamento as passagens e símbolos significativos que pudessem servir de inspiração para cada detalhe da bandeira. A Bandeira foi confeccionada por ela no período de 6 meses, e os aspectos estudados e também aplicados são as cores, o número “4” sobre o retângulo branco, a cruz, as franjas e o cordão azul.

O lema Da Igreja Quadrangular se encontra em Hebreus 13.8: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente”, e seu hino foi composto originalmente pela própria Aimme.

Resumo do Capítulo 2

A Fundadora da igreja Quadrangular, Aimee Semple McPherson nasceu no dia 9 de outubro de 1890 no Canadá e faleceu no dia 27 de setembro de 1944, um dia antes de fazer sua última pregação em Oakland, lugar em que recebeu a visão do “Evangelho Quadrangular”. Ela e seu marido foram missionários na China e lá foram atingidos pela malária a qual acarretou a morte do marido de Aimme, Robert Semple. Ela juntamente com sua filha nascida recentemente, Roberta, voltaram para os Estados Unidos após sua recuperação.

Ela realizou campanhas pelo mundo resultando em milhares de almas ganhas para Jesus, incontáveis milagres e derramamento do Espírito Santo. Em uma das mensagens na Califórnia recebeu a revelação da “mensagem Quadrangular” ao pregar sobre a visão de Ezequiel. Tal mensagem mostra as quatro fases do ministério de Jesus através do simbolismo do ser de quatro rostos visto pelo profeta: Homem, leão, boi e águia.

É sabido que a Igreja Quadrangular se baseia na Bíblia Sagrada, tendo seu início nos Estados Unidos, e mesmo depois da morte de Aimee a obra continua até hoje em crescimento, atualmente há a presença da igreja em mais de 140 nações pelo mundo.

A Igreja Quadrangular no Brasil, fundada pelo pastor Harold Edwin Willians, com o auxílio do pastor Jesus Hermírio Vasquez Ramos, na cidade de São João da Boa Vista na data de 15 de novembro de 1951. O atual nome da igreja Quadrangular foi usado em 1958 após a decisão tomada na Convenção Nacional realizada.

Também é importante elucidar que o Pastor Silas Dias, apoiou o movimento evangelístico de Harold e Raimond, fazendo assim a primeira campanha no Estado de São Paulo no ano de 1952, tempos depois eles começaram a realizar diversas campanhas em uma singela tenda de lona, essa tenda foi camada de “tenda número um” e percorreu diversos bairros na capital de São Paulo e também outros estados do Brasil.

Também é importante expressar que as missões de cunho internacional atuam através de 24 missionários brasileiros em doze campos diferentes no mundo.

Resumo Capítulo 3

Na subdivisão em fases, a primeira fase do evangelho de Cristo dentro das doutrinas do Evangelho Quadrangular mostra Jesus como o Salvador, e uma importante palavra do Dr Raymond Cox: Deus pôde criar este mundo com uma palavra, mas não salvá-lo cm uma palavra”. Fazia-se necessário o derramamento de sangue, não de animais.

Necessário compreender que existem duas formas de crer em algo ou alguém. São elas: crer racionalmente e crer com o coração. Como disse o Dr. Raymond L. Cox no livro O Evangelho Quadrangular (pág 81) o novo nascimento representa a parte do homem na salvação, enquanto a justificação envolve a parte e Deus. Somente a Bíblia é a fonte de todos os ensinamentos necessários à humanidade a respeito de Deus e da pessoa de Jesus Cristo.

Dos seres vistos por Ezequiel, no primeiro livro, é encontrado em primeiro lugar o rosto de homem, simbolizando Jesus como Salvador. Cristo assumindo a forma de homem passou a viver de acordo com essa segunda face de sua dupla natureza, com o propósito de viver debaixo das mesmas fraquezas que o homem e sendo tentando em tudo, porém, sem pecar.

Sabido também é que cada um dos evangelhos apresenta Cristo sob um determinado aspecto. Em Lucas fala do Filho do Homem, em que o seu ministério era voltado para salvação.

Resumo Capítulo 4

Na igreja do Evangelho Quadrangular, a segunda doutrina cardial é o Batismo no Espírito Santo, a promessa feita por Jesus sobre tal batismo se cumpriu pós ascensão enquanto seus discípulos estavam reunidos, como Ele ordenara.

Não somente pela verdade proclamada pelos quadrangulares sobre o batismo, mas também afirmam que Jesus é o responsável pelo batismo. A importância desse batismo pode ser comprovada pelo fato de que Jesus disse isso em suas últimas palavras no livro de Atos.

Também é importante salientar que neste capítulo foi falado que a salvação está direcionada a toda humanidade e a recebe quem aceita Jesus como seu Senhor e Salvador. E que o Espírito Santo possui características próprias, com as quais opera em nós, através de nós de acordo com a vontade de Deus.

O segundo rosto visto por Ezequiel foi o de um leão, o qual significa que Jesus Cristo é aquele que batiza com o Espírito Santo. João apresenta Jesus como Filho de Deus e afirma as prerrogativas de sua Divindade em vários pontos de seu evangelho. Existem vários atributos que comprovam a divindade de Cristo por serem cabíveis somente a Deus e não a homens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (103.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com