TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEOLOGIA DO CULTO

Por:   •  11/4/2018  •  Resenha  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 3

ACULDADE EVANGÉLICA DE TECNOLOGIA, CIÊNCIA E BIOTECNOLOGIA- FAECAD

CURSO DE TEOLOGIA

TEOLOGIA DO CULTO

DOCENTE: RAFAEL RODRIGUES

DISCENTE: ANGÉLICA DAYANNA ALVES SUASSUNA

RESENHA CRÍTICA

A presente resenha trata da análise crítica da obra “O Culto Cristão”, de Almen entre as páginas 20 e 181. Esta obra faz referência à temática culto cristão trazendo à luz o conhecimento dos seus conceitos iniciais, bem como sua importância, sendo recomendada não somente para estudantes e especialistas da área teológica, mas também para pastores e obreiros que têm ação pastoral.

Vemos que esta obra está dividida em duas partes: Primeiramente a questão de princípios; e, em segundo às questões referentes à celebração do culto. No primeiro capítulo, Almen afirma que o fundamento da adoração da igreja está presente em dois momentos: 1º na vida de Jesus Cristo (entre sua encarnação e ascensão); 2º no culto celeste (na glória). Por conseguinte, o autor afirma que Cristo inaugurou a adoração quando instituiu a Ceia do Senhor, isso implica dizer que está presente no culto significa ter a presença da salvação. Assim sendo, ainda neste primeiro capíluto o autor diz que a invocação (epiklesis) da igreja é o mesmo que dizer que o Senhor é soberano na vida de adoração da eklesia. Por fim, Von diz que o evento litúrgico se refere à dimensão da recapitulação da historia da salvação, pois o culto é um ato de prazer, onde se ritualiza as obras de Cristo, antecipa-se o futuro e vê a gloria de Jesus, o nosso presente messiânico, que é a alegria do culto.

No capítulo seguinte, “A Necessidade do Culto”, observa-se, que o culto é necessário por ter sido instituído por Cristo e por ser obra do Espírito Santo. O autor afirma que o culto além de necessário é útil tanto numa ótica pedagógica, quanto em sua função sociológica. Assim sendo, o culto é um agente da obra de salvação que aponta para o descanso de Deus, caracterizado pela sua utilidade na vida comunitária, e sua obediência em servir a Deus.

A segunda parte da obra apresenta os problemas referentes à celebração do culto. O capítulo da segunda parte que nos coube comentar é o capitulo 6, segundo Von Allmen, os elementos de culto são, basicamente, quatro: a Palavra de Deus, os sacramentos, as orações, e a manifestação litúrgica da vida comunitária. Os dois primeiros elementos são elementos objetivos, ou seja, são os meios que representam a revelação de Deus ao homem. Já os dois últimos são subjetivos, aqueles em que o homem se aproxima da revelação de Deus

Quanto à Palavra de Deus, o autor cita a proclamação “anagnóstica”, a clerical e a profética. Mais adiante, o capítulo trata do sacramento da igreja: a santa ceia e a problemática de como a igreja participava do ato nas diversas fases históricas e os aspectos desta celebração.

Dando prosseguimento, o autor irá falar sobre à prática da oração e o seu caráter a partir da experiência da igreja primitiva (At 2:42), reforçando a ideia da sua indispensabilidade. Mais adiante o autor irá classifica-la de acordo com R. Parquie, dizendo que 2Tm2:1 fala de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com