TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TRANSIÇÃO DA JUVENTUDE PARA A VIDA ADULTA

Por:   •  10/5/2021  •  Resenha  •  1.886 Palavras (8 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 8

TRANSIÇÃO DA JUVENTUDE PARA A VIDA ADULTA

INTRODUÇÃO

A transição para a vida adulta como um processo inscrito na pós-modernidade não pode passar ao largo das transformações no caráter dos relacionamentos humanos. Ao longo do século XX, o Brasil, assim como as demais nações cujas sociedades se organizam sob o modo de produção capitalista e sob o regime democrático, teve sua dinâmica de construção de vínculos alterada por mudanças de duas ordens fundamentais: de um lado, a ampliação do papel da mulher no mercado de trabalho; de outro, o desenvolvimento tecnológico. Essas mudanças revelam, cada qual por meio de desdobramentos específicos, porém interligados, consequências de suma importância para a construção da maturidade.

Os jovens ocupam hoje, um quarto da população do País. Isso significa 51,3 milhões de jovens de 15 a 29 anos vivendo, atualmente, no Brasil, sendo 84,8% nas cidades e 15,2 % no campo. A pesquisa mostra que 53,5% dos jovens de 15 a 29 anos trabalham, 36% estudam e 22,8% trabalham e estudam simultaneamente. Os dados são do Censo 2010, último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  

Um estudo elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 2009 aponta a juventude brasileira como uma juventude trabalhadora. Mesmo considerando a diminuição das taxas de participação no mercado de trabalho nos últimos anos, a juventude brasileira tem se esforçado para combinar trabalho e estudo.

Escolaridade

Segundo o Censo 2010, apenas 16,2% dos jovens de todo o País chegaram ao ensino superior, 46,3% apenas concluíram o ensino médio e 35,9% têm sua escolaridade limitada ao ensino fundamental.

Etnia

A pesquisa feita pela Secretaria Nacional da Juventude constatou que a juventude brasileira é grande, diversa e ainda muito atravessada por desigualdades. Com uma distribuição de sexo quase idêntica, 49,6% homens e  50,4% mulheres, seis em cada dez entrevistados declararam-se de cor parda (45%) ou preta (15%) e 34% da cor branca.

Religião

Quanto à religião dos jovens brasileiros, a maioria (56%) é católica, 27% são evangélicos e 16% não têm religião (somados a eles 1% de ateus). Comparando com outras pesquisas feitas anteriormente, nota-se que os jovens católicos diminuíram em dez pontos percentuais (somavam então 65%), enquanto os evangélicos, que eram 22%, aumentaram 5%.

Entre os espíritas, que passaram de 1,3% da população (2,3 milhões) em 2000 para 2,0% em 2010 (3,8 milhões), o aumento mais expressivo foi observado no Sudeste, cuja proporção passou de 2,0% para 3,1% entre 2000 e 2010, um aumento de mais de 1 milhão de pessoas (de 1,4 milhão em 2000 para 2,5 milhões em 2010). Os adeptos da umbanda e do candomblé mantiveram-se em 0,3% em 2010.

Estado civil

Ainda segundo a pesquisa da SJN, 66% dos jovens brasileiros ainda são solteiros e 61% vivem com os pais. O Censo 2010 mostra que a maioria dos homens ainda vive com os pais, mesmo com a queda de 71,8% em 2000 para 62,6% em 2010. Quanto a filhos, 40% dos jovens de hoje em dia tem filhos.

Nova geração x tecnologia

O ditado popular que diz que a nova geração já nasce sabendo usar um computador faz muito sentido, já que todas as pesquisas recentes apontam a velocidade com que as novas gerações absorvem o uso das novas tecnologias de informação e comunicação. Esse também foi um tema levantado na pesquisa da SNJ, que mostra que 80% dos jovens usam computadores e internet, e 89% têm celular.

Visão dos jovens

A pesquisa da SNJ fez também um levantamento dos problemas que mais preocupam a juventude brasileira de hoje, e disparadamente,  o problema é a violência e a segurança do País (43%). Segundo a pesquisa, 51% dos jovens já perderam alguém próximo em razão da violência.  As vítimas, na maioria dos casos, eram amigos (18%) e primos (12%), ou seja, companheiros de geração.

O segundo assunto que mais preocupa os jovens é emprego ou profissão (34%). Em seguida, estão as questões de saúde (26%) e educação (23%).

E por fim, o que os jovens  avaliam como mais positivo no Brasil é, em primeiro lugar, a possibilidade de estudar (63%) e em segundo lugar, a liberdade de expressão. Apenas 4% dos jovens declaram que não há nada de positivo no País.

Podendo aí se subentender uma característica de sonhador e batalhador do jovem brasileiro, o estudo da SNJ mostra também que é muito clara para eles a percepção sobre a capacidade da juventude de mudar o mundo. Cerca de nove em cada dez dos entrevistados responderam que os jovens podem mudar o mundo, sendo que para 7, eles podem mudá-lo e muito.

JUVENTUDE E TRANSIÇÃO PARA A VIDA ADULTA

Não existe um consenso na literatura sobre qual evento marca a entrada do indivíduo no mundo adulto: independência econômica, saída da casa dos pais ou constituição de família. Também não se tem consenso sobre qual processo define a formação de família: casamento, parentalidade e/ou saída de casa. Essa última dúvida se acentua com a tendência crescente de dissociação entre sexualidade e casamento e entre casamento e parentalidade. Os modelos tradicionais de transição, consolidados após a Segunda Guerra, consideram uma linearidade no desenvolvimento do curso da vida, na qual uma dada sequência unidirecional de eventos e etapas ordena o caminho de um indivíduo, da infância à velhice. No processo de transição para a vida adulta, essa trajetória é composta pela saída da escola, ingresso no mercado de trabalho, saída da casa dos pais, formação de um novo domicílio pelo casamento e nascimento do primeiro filho. A observação dessa sequência na sociedade do pós-guerra respondia a uma dinâmica, propiciada pelo crescimento econômico e do nível de emprego, que foi colocada à prova com as mudanças, entre outras, no mundo do trabalho, nos arranjos familiares e na nupcialidade.

Os estudos recentes sobre transição para a vida adulta têm mostrado que as experiências de vida e as expectativas da atual geração são mais complexas e menos previsíveis que as de suas predecessoras, sugerindo que os modelos lineares de transição estão se tornando cada vez mais inapropriados para o contexto de mudança social e econômica das últimas décadas (WYN; DWYER, 1999). A literatura também fala de um possível prolongamento da juventude, dado que se tem observado um aumento no tempo passado na escola, dificuldades de inserção no mercado de trabalho e mudanças nos arranjos familiares. No entanto, parece que a ideia de prolongamento pressupõe assumir uma sequência linear de eventos, em que qualquer alteração pode implicar mudanças no calendário do processo como um todo, o que nem sempre é verdade. Por exemplo, o aumento da escolaridade pode ocorrer simultaneamente ao ingresso no mercado de trabalho sem que isso implique adiamento da transição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com