TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Infância, Juventude e Vida Adulta

Por:   •  12/7/2022  •  Projeto de pesquisa  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  1.269 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

Ludmila Emily Martins Cunha de Sousa

LITERATURA INFANTIL: FORMAÇÃO DE FUTUROS LEITORES

Nova Nazaré – MT

2022

RESULTADOS

A realização do Projeto desenvolveu-se na Escola Municipal de Nova Nazaré, situada em Nova Nazaré-MT, numa turma de ensino fundamental I com  12 crianças. Foram realizadas duas observações para constatar a realidade da escola e dos alunos e também para ter um primeiro contato. Segundo Rizzo (2000, p. 101): ”... o educador deve não apenas respeitar a alternância de atividades livres e dirigidas e o tempo adequado destas, como também dar preferência às atividades que, mesmo dirigidas, permitam algum tipo de interferência ou participação criativa da criança”.

Nas observações percebemos que a professora era jovem, formada em Pedagogia e Matemática pela UEG, há algum tempo, porém é seu primeiro ano como docente da Educação Infantil, tinha uma boa relação com seus alunos, em que os mesmos são muito participativos, organizados e interessados uns com os outros. A sala de aula apresentava-se bem enfeitada possuía números e as letras do alfabeto em suas paredes. Havia o cantinho do tempo, das histórias infantis, a exposição dos desenhos e trabalhos dos alunos e o calendário dos dias da semana e mês.

As atividades que realizamos com a turma na primeira semana foram de proporcionar uma interação dos alunos. Distribuímos livros de historias infantis e livros somente com ilustrações, para que as crianças pudessem ler e observar as ilustrações em dupla, com nosso auxilio. Após, lemos a história da Tartaruga e o Coelho. As crianças na segunda leitura da história deveriam fazer o barulho dos animais que apareciam na historia. Todos participaram atentamente fazendo os sons com muito entusiasmo.

Na segunda semana de atividade tornamos a contar a história e confeccionamos dobraduras de animais (cachorro, macaco), em que após a confecção destes, as crianças puderam os pintar dando um nome e escrevendo-o da maneira como achassem que deveria ser, novamente a participação foi muito boa.

E assim se seguiram em todo decorrer do 4° bimestre, em que um dia de cada semana (quarta-feira) as aulas eram direcionas somente a promovem a leitura e o interesse das crianças pelos livros, ou seja, pela literatura. Toda semana os alunos levavam um livro de historia para casa, para que nas quartas-feiras trouxessem os livros de volta e pudessem compartilhar a historia de seu livro com a turma, e fazer as observações que achassem necessárias, dar suas opiniões sobre a história e etc..

Os pontos positivos do trabalho foram à interação das crianças com a história e as atividades propostas. Também é válido destacar, o bom relacionamento estabelecido com as crianças, em que, todo o momento, foi mediado por uma relação dialógica, havendo, o máximo possível, abertura para a criança expressar seu pensamento, sentindo-se a vontade no desenvolver das atividades.

Como pontos negativos do trabalho destacamos o pouco tempo disponível para a realização das atividades, não podendo explorá-las mais, e ausência de alguns alunos que devido ao período chuvoso não compareceram a aula.

O trabalho foi de grande valia, pois tivemos a oportunidade de ter um contato direto com a realidade escolar, possibilitando a realização de uma prática, as atividades proporcionaram perceber a importância de se trabalhar a literatura infantil e o quanto isso é significativo às crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com