TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teologia da Educação

Por:   •  13/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 4

Teologia da Educação Cristã

Professora: Druzila

  1. Genesis 18:19

“Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do Senhor para vir sobre Abraão o que tem falado a seu respeito.”

Diante desse texto e tantos outros escritos na Palavra de Deus, os pais foram chamados para colocar sua casa em ordem e ensinar seus filhos.

Os pais são responsáveis por dirigir os passos das suas crianças, conduzi-las no caminho do Senhor e falar dos ensinamentos de Deus, pois, só assim que as crianças vão alcançar conhecimento e entender quem verdadeiramente é o Senhor, produzindo neles o Temor do Senhor; é através da direção de seus pais que vão desfrutar das bênçãos prometidas.

Algumas orientações para os pais:

  • Levar os filhos a terem um conhecimento geral da Bíblia na ordem em que eles se encontram.
  • Ensinar as doutrinas Bíblicas.
  • Ensinar a lidar com a vida da forma que a Bíblia ensina.
  • Treinar o caráter, os “Frutos do Espírito”.
  • Ensinar a lidar com as emoções, a serem perseverantes.

Enfim, só algumas de muitas orientações, que são responsabilidades dos pais para com seus filhos; Os filhos são aquilo que vê em seus pais.

A tarefa que Deus deu aos pais é grande! Porem, maior do que a tarefa é o Deus todo poderoso; é Ele que capacita a cada um para exercer tamanha tarefa.

Que o Deus todo poderoso dê graça a cada um, para cumprir com aquilo que foi chamado para fazer.

  1. Culto doméstico. Uma bênção para a família.

Não somente sou a favor, como também sou privilegiada em poder participar juntamente com minha família dessa bênção.

Infelizmente temos vivido dias difíceis, onde valores de suma importância têm sido esquecidos.

As pessoas vivem amarguradas, na solidão e muito estressadas e já não existe diálogo nas famílias. Pessoas vivem distantes de Deus e de suas famílias.

O culto doméstico é um instrumento de Deus para unir a família, e essa família unida se achegar a Deus. Uma família que ora, triunfa sobre as dificuldades.

O culto doméstico desenvolve maior interesse na obra de Deus; fortificando a vida espiritual do praticante, que por sua vez, priorizará cada dia mais seu relacionamento com Deus, além de melhorar o relacionamento no âmbito familiar. Porque Deus e a família têm que ser prioridade para nós cristãos, devemos aderir de todo coração e sem reservas a esse plano que certamente procede do coração de Deus.

A educação cristã começa no lar. Sendo assim, o lar cristão precisa estar comprometido com o ensino da Palavra de Deus.

  1. Porque a autoridade do Mestre vem do seu exemplo.

Jesus é o maior exemplo de mestre. Ele se encarnou a verdade, na realidade ele era a própria palavra de Deus, o verbo que fez carne e o próprio Deus na pessoa de seu unigênito filho. Sendo exemplo nas ações e não só nas palavras, Jesus o utilizava como padrão de vida e conduta. Ele tinha coerência, o que Jesus pregava e ensinava, ele praticava. Temos então que Jesus não era hipócrita, pelo contrário, ele era sincero, verdadeiro e humilde. Jesus conhecia seus alunos, valorizava-os e amava cada um dos que o seguia.

  1. A Bíblia é um instrumento de revelação divina para conhecer a Deus e viver de acordo com os padrões do seu Reino. A Bíblia se faz necessária como conteúdo vivo e eficaz, nela encontramos o cuidado de Deus para com seu povo, de mesmo modo, nos ensina a respeito do nosso Deus e da maravilhosa graça que nos têm concedido através de seu filho Jesus.

No processo de educação para o Reino, Deus serve-se na igreja e da Bíblia, mas o fim último é o seu próprio Reino.

  1. O pastor é um mestre indispensável na educação Cristã, ele deve ter uma visão educadora, ensinando no púlpito, nas aulas, na sua vida diária e no contato pessoal com o rebanho. A visão educacional do pastor o levará a transmitir esta visão aos seus liderados, levando-os a instruir outros também. Assim os lideres e pastores vão ensinar e prepara outros para assumirem lideranças. O grande líder serve a igreja e umas das áreas prioritárias desse serviço e a do ensino.

Assim haverá crescimento espiritual na igreja e um desenvolvimento de dons e ministérios de todos os membros.

  1. O objetivo da educação Cristã é promover o crescimento da vida eterna dentro de cada crente.

Na educação Cristã não importa somente ensinar a palavra, importa como a palavra é ensinada!

Pelo ensino as pessoas compreendem a palavra e se comprometem em pratica-la.

Há três finalidades imediatas:

  1. O aperfeiçoamento dos cristãos onde a educação Cristã tem como propósito ajudar o Crente na sua santificação na transformação de personalidade e caráter. (Crescer até ser como Cristo).

  1. Edificação de lares cristãos. Para que a igreja seja edificada e a sociedade fortalecida é necessário que a edificação e o ensino comecem no lar.

É preciso orientação de Deus para um planejamento de um lar, isso começa com os pretendentes no matrimônio, pois os pais são responsáveis em ensinar a palavra aos seus filhos em casa.  Eles devem ser o maior exemplo de cristãos aos seus filhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com