TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teologia do Culto

Por:   •  7/5/2025  •  Monografia  •  5.041 Palavras (21 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 21

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

MATEUS GONÇALVES GONZAGA

TEOLOGIA DO CULTO - AUTOATIVIDADE

SÃO PAULO

2025

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

Apostila: ACONSELHAMENTO E ORIENTAÇÃO FAMILIAR uma

Mateus Gonçalves Gonzaga        27/03/2025

RESUMO

ACONSELHAMENTO E ORIENTAÇÃO FAMILIAR

CAPÍTULO 1 – Teologia do Culto

É de suma importância, neste capítulo, estabelecer os significados e os conceitos de culto cristão, seus estilos e suas bases bíblicas, que deverão conduzir a uma reflexão, avalizada pelo Espirito Santo a forma de adoração que a igreja adotará diante do Senhor.

A adoração nasceu no coração de Deus e foi aí concebida: A teologia do culto tem como sua base o culto de Israel. O culto envolve um dos aspectos da vida religiosa do homem, é a externa de seu fá. É também o momento de expressar o amor a Deus através da adoração e do louvor.

Antropologia e a Arqueologia: Estas ciências descobrem em todas as civilizações a presença da religião do culto. Isto comprova que o homem é um ser adorador, imbuído de religiosidade espiritualidade e adora. Todo o ser humano deseja em seu íntimo cultuar a Divindade. Assim precisamos adorar ao Deus verdadeiro e conhecer a essência do culto a ele.

Culto é uma adoração ou homenagem, dedicar -se em nosso caso, ao Senhor veneração, reverencia; preito; manifestação de uma crença por meio de ritual próprio e que envolvem em geral preceitos éticos.

O CULTO NO ANTIGO TESTAMENTO E NO NOVO TESTAMENTO  

Porque todos os deuses dos povos são ídolos, mas o Senhor fez os céus. Glória e majestade estão ante a sua face, força e formosura no seu santuário. Daí ao Senhor, ó famílias dos povos, daí ao Senhor glória e força. Daí ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei oferenda, e entrai nos seus átrios. Adorai ao Senhor na beleza da santidade; tremei diante dele toda a terra.

A liturgia do povo do Antigo Testamento remonta ao tabernáculo e posteriormente ao culto oficial no templo de Jerusalém segundo a Lei de Moises, como também as festas e jejuns anuais e as orações e serviços particulares efetuados pelos israelitas em suas casas ou nas sinagogas (casas de reunião e oração, não são Templos, em Jerusalém onde se levava a cabo o culto pelos sacerdotes). Os israelitas se reuniam nas sinagogas para a oração, estudo das Escrituras, pregação e explicação da Palavra de Deus. Na igreja do Novo Testamento a liturgia está centrada na pessoa do Cristo. Por isso as Escrituras, os Salmos e as orações do Antigo Testamento se leem e se cantam à luz de Cristo. O sacrifico de Jesus Cristo substitui os sacrifícios da antiga aliança no Templo e o dia do Senhor, o domingo substitui o sábado judaico. O culto acontecia nas casas, em reunião de grupos pequenos. Cultos em templos, como os de hoje, começaram a ocorrer a partir do ano 300 d.C.

VOCABULARIO BÍBLICO

Segue alguns termos originais usados pelos escritores bíblicos para o culto.

Latreia= serviço, culto

Leitourgia = Serviço do Povo

Proskunein=Beijar

AMEM= É certo

Eusebia e Thresfeia= Piedade e Religião

Maran Atha= Senhor nosso vem

ABBA= Pai querido ou papai hor nosso vem  

Os Fundamentos da Religião

Os fundamentos da religião se podemos assim dizer estão no livro de levítico. Moises deixou o culto como legado ao povo de Deus

Em Levíticos, os Israelitas estavam nos primeiros degraus da revelação progressiva de Deus e das Escrituras. Levíticos é considerado o Evangelho do Antigo Testamento pois é um livro que nos leva diretamente à cruz, e nos faz compreender os conceitos de sacrifico, sacerdócio, altar, relacionamento e tratamento com a presença de Deus e a expiação dos pecados.

O FOCO DO CULTO CRISTÃO  

O culto tem seu foco na pessoa de Jesus Cristo e sua obra redentora

Sendo eles os sentimentos profundos em relação ao pecado humano, o entendimento quanto ao horror do pecado e suas consequências, a compreensão com mais ênfase sobre a absoluta necessidade da cruz. O entendimento sobre a santidade, a misericórdia divina, o amor e a graça de Deus, a mesma comunhão e intimidade com ele, essa mesma comunhão com os irmãos em Cristo e o mais profundo mistério do serviço cristão.

O culto se desenvolveu e se perpetuou nos tempos bíblicos abrangendo desde os patriarcas, os juízes, os reis, os profetas, o exilio e a reconstrução pós-exílica.

A NATUREZA DO CULTO

Amaras o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força “Dt 6.5; Mt 22.37)

O culto não era, não é, e não deve ser uma mera sequencia litúrgica, ou cerimonial. Os cultos na Bíblia não eram vazios e formais. Havia razão particular em cada ato do culto no Antigo Testamento. Assim deve ser hoje. O culto deve ser bem elaborado, com a Bíblia nos ensina como princípio. Deve ser organizado em sua liturgia e deve ser flexível para ação do Espirito Santo. Somente o mover do Espirito Santo e um culto realizado com proposito pessoal é que quebram a tradição e a rotina de culto na igreja.

ESTILOS DE CULTO: Culto litúrgico, Culto tradicional, culto avivado, culto louvor e adoração, culto facilitador.

A DIGNIDADE DO PÚLPITO

Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo coceira nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. 2 Tm 4:34

O templo de adoração a Deus o Deus vivo e verdadeiro tem o seu ponto alto o seu lugar sagrado no seu púlpito, que recebe e entrega a sua santa palavra, também para os evangélicos o templo é um, santuário onde a presença de Deus se revela e se manifesta no meio do seu povo reunido e em seu santo nome. Esse assunto e o ambiente que envolve o púlpito chamado por alguns na igreja evangélica como altar tem que ser para o pastor, o que o Monte Sinai foi para Moisés pois o papel de um pregador é anunciar a salvação que Deus realizou para nós em seu amado filho Jesus Cristo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (218.3 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com