TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VERDADEIRA FELICIDADE

Por:   •  7/6/2022  •  Resenha  •  1.411 Palavras (6 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 6

A VERDADEIRA FELICIDADE

Texto: Salmo 119.1-8

Introdução

É melhor obedecer ou sacrificar?

Esta é a pergunta feita por Samuel: “O que é que o Senhor Deus prefere? Obediência ou oferta de sacrifícios?”. Ele responde: “É melhor obedecer a Deus do que oferecer-lhe em sacrifício as melhores ovelhas” (1Sm 15.22, NTLH).

Vivemos em uma geração que acredita que se submeter a qualquer tipo de autoridade é uma afronta a liberdade humana. E, nesse sentido, essa é uma geração rebelde e anarquista, isto é, eles detestam qualquer tipo de submissão, especialmente a obediência a Deus.

Por outro lado, muitos daqueles que acreditam em Deus acham que podem comprar o seu favor ou agradá-lo com alguns “sacrifícios” que eles consideram válidos. Por exemplo, alguém pode pensar: “Vou fazer um voto a Deus de passar trinta dias sem usar internet, para que o Senhor me conceda aquilo que desejo”. Isso é um engano! Não é deste tipo de sacrifício que Deus espera de nós!

O rei Davi, no Salmo 51, descreve o tipo de sacrifício que agrada a Deus: “Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus” (Sl 51.17).

Oração de transição

Deus está mais interessado em nossa obediência do que em qualquer “sacrifício” que possamos oferecer a Ele. O crente é bem-aventurado quando obedece os mandamentos do seu Senhor.

Elucidação do texto

Este é o tema do salmo 119 em sua primeira seção, que vai dos versos de 1-8.

Esse é o mais longo dos salmos e dos capítulos da Bíblia, e ergue-se como o ponto mais alto do saltério. Une-se aos Sl 1 e 19 na exaltação da Palavra de Deus.

Não se sabe com certeza quem foi seu autor, ainda que Davi, Daniel e Esdras tenham sido sugeridos.

Aparentemente, o salmista escreve sob forte pressão, pois em muitos versículos ele se refere a seus opositores, como no verso 42: “E saberei responder aos que me insultam, pois confio na tua palavra”.

O salmo 119 é um salmo acróstico com 22 seções. Cada uma das seções desse salmo corresponde a uma das letras do alfabeto hebraico.

Os oito diferentes termos que se referem à Escritura ao longo do salmo são: 1) Lei; 2) testemunhos; 3) preceitos; 4) estatutos; 5) mandamentos; 6) julgamentos; 7) palavra; e 8) ordenanças.

Desde antes do romper do dia até depois do pôr do sol, a Palavra de Deus dominava a vida do salmista; por exemplo, 1) antes do alvorecer (v. 147); 2) todo dia (v. 97); 3) sete vezes no dia (v. 164); 4) durante a noite (vs. 55, 148); e 5) à meia noite (v. 62).

Oração de transição

Portanto, o salmo 119 é um tratado sobre a excelência da lei divina. Para o salmista não há nada mais desejável ou mesmo palatável [no sentido de que ela nos alimenta] do que a Lei do Senhor. Ela faz bem à alma do crente e na sua obediência está a alegria do servo do Senhor.

Proposição do sermão

Por isso, nós afirmamos:

A verdadeira felicidade consiste no conhecimento da vontade do Senhor, na obediência a Sua Palavra e no desejo de perseverar em obedecê-la.

O.I – No que consiste a verdadeira felicidade? Quero considerar com vocês três lições que esse salmo nos ensina. Em primeiro lugar,

Divisão do sermão

  1. A verdadeira felicidade consiste em termos consciência da vontade do Senhor para nossa vida (v. 4)

“Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca.”

Na NTV, temos a seguinte tradução: Tu nos encarregaste de seguir fielmente tuas ordens”.

O crente é alguém que deve estar cônscio de que tudo que Deus ordenou em Sua Palavra deve ser obedecido por ele; e de que isso nos fará felizes, pois a vontade do Senhor é boa, perfeita e agradável (Rm 12.2).

A ideia de Paulo é a seguinte: você é transformado quando sua mente é renovada, mas sua mente só será renovada quando você obedecer a Palavra. A palavra é uma fonte de renovação diária.

De maneira que, quando sua mente não é renovada, seu coração se torna insensível para a verdade que o salmista está nos apresentando aqui: que devemos ter consciência da vontade do Senhor para nossa vida.

Os preceitos do Senhor foram dados para que os cumpramos fielmente [com cuidado, ALMEIDA SÉCULO 21]. O salmista têm plena consciência de que Deus o encarregou para seguir com fidelidade suas ordens. 

Oração de transição

Essa consciência do salmista [de que Deus nos deu seus mandamentos para que os cumpramos à risca] o leva à afirmar que aqueles que são obedientes são bem-aventurados.

O.I – No que consiste a verdadeira felicidade? Em segunda lugar,

  1. A verdadeira felicidade consiste numa vida de obediência a Palavra de Deus (v. 1-3)

1 Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do Senhor. 2 Bem-aventurados os que guardam as suas prescrições e o buscam de todo o coração; 3 não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos.

O salmista está convicto de que os bem-aventurados são aquelas pessoas que tem as qualidades descritas nos versos de 1-3:

Bem-aventurados são:

v. 1

  • Os irrepreensíveis no seu caminho [que procedem de forma íntegra];
  • Que andam na lei do senhor.

v. 2

  • Os que guardam as suas prescrições [mandamentos];
  • E o buscam de todo o coração.

v. 3

  • Não praticam iniquidade [mal], e andam nos seus caminhos.

Portanto, os bem-aventurados são pessoas que andam, que guardam, que buscam e que praticam os mandamentos do Senhor expressos em Sua Palavra.

No salmo 1, o salmista diz que bem-aventurados são aqueles que tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua Lei medita de dia e de noite (Sl 1.2).

Oração de transição

Diante da consciência da vontade do Senhor para sua vida e da bem-aventurança de obedecer a Sua Palavra, o salmista deseja profundamente perseverar em obedecer essa Palavra, cônscio de que isto lhe trará muitos benefícios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com