TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VISÃO DA ECLESIOLOGIA EM RELAÇÃO À IGREJA CONTEMPORÂNEA

Por:   •  17/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 3

A VISÃO DA ECLESIOLOGIA EM RELAÇAO A IGREJA CONTEMPORANEA

[1]Ricardo Martins Sudário

A eclesiologia é um estudo da Bíblia voltado para a igreja, nos seus problemas e deveres, cuja finalidade é levar as igrejas a um ajustamento perfeito em seus postulados da Palavra de Deus, proporcionando o crescimento dos rebanhos do Senhor. Isto significa que a Bíblia é o manual de fé e prática da igreja, e não há outra fonte superior a ela.

A eclesiologia vai além de um estudo sobre a igreja, se refere a um tratado sobre a igreja, o que remete a princípios e objetivos essenciais para a orientação e unidade da igreja respaldada na Palavra de Deus. Mas afinal, a que problemas e deveres a eclesiologia se inclina em sua reflexão? Quais os principais postulados bíblicos para o ajustamento da igreja? Diante disso, qual a visão da eclesiologia em relação a igreja contemporânea?

Entende-se por igreja contemporânea, o povo de Deus estruturado em seus princípios diante da Bíblia nos dias atuais. Princípios ou postulados que atualmente são questionados por toda a sociedade. Pois o que aparenta é que a igreja contemporânea abandonou os princípios da Palavra de Deus, acrescentando ou suprimindo práticas respaldadas pelos fundamentos da igreja de cristo. Mas o que diz a eclesiologia?

Segundo Tognini (2010), nos últimos tempos alguns grupos no Brasil, em pontos secundários, formaram o que chama de “paredes doutrinárias”, pontuando o que pode ou não fazer, o que pode ou não crer, se crê nisso é batista, se não crê não é batista. O que fere um o principio da liberdade, por exemplo.

Estes princípios são divididos em dois tipos: os fundamentais e os secundários. Fundamentais são aqueles em que as igrejas que confessam a fé cristã evangélica são uniformes, tais como: existência de Deus, inspiração total da Bíblia, Jesus é Deus, Espírito Santo é Deus, salvação pela graça mediante a fé. Os secundários são aqueles princípios em que há divergências entre as comunidades cristãs, como: batismo no Espírito Santo, dons espirituais, ceia livre ou restrita, usos e costumes, liberdade para pertencer a organizações secretas, quanto a salvação ser arminiano ou calvinista.

A visão da eclesiologia em relação a igreja contemporânea é bem clara quantos a seus postulados. Entende-se que em relação aos princípios fundamentais as igrejas possuem uniformidade doutrinária. Mas divergem quando se refere aos princípios secundários, por exemplo, na questão de usos e costumes, nas ceias livres ou restritas.  Pois esses princípios secundários são tratados de forma bem intensa e polêmica na igreja contemporânea.

Tais divergências definem e marcam as comunidades cristãs devido a importância dada e também por fazer parte da pratica e das relações cotidianas dos membros da igreja. Sendo assim, essas divergências também são fatores de emancipação ou separação congregacional ou convencional. Williams (2011) reforça essa ideia ao indagar que “a grande questão perdura: em que direção essas igrejas estão levando seus membros? Que tipo de cristianismo irá surgir de uma ênfase exagerada na tentativa de atrair qualquer um, por qualquer razão?”.

Para superar tais problemas e desafios se faz necessário a reflexão fundamentada na eclesiologia, com a finalidade de ajustar o corpo de cristo nos princípios da palavra de Deus, ensinando a igreja a essência da revelação bíblica como manual de fé e prática.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

TOGNINI, Enéas. Eclesiologia, a doutrina da igreja. São Paulo: Arte editorial, 2010.

MARTINA, Giacomo. História da igreja, de Lutero a nossos dias. Tradução: MOREIRA, Orlando Soares. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

WILLIAMS, Daniel H. Que tipo de cristão os cultos contemporâneos geram?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (116.6 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com