TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Religião

Por:   •  18/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 5

ÉTICA E RELIGIÃO

Com o advento da modernidade, da secularização e do laicismo ocorreram três mudanças que marcaram o surgimento de uma nova concepção sobre a relação entre ética e religião, tais quais:

A separação do Estado e da Igreja, onde a religião passa a se tornar uma questão privada.

O abandono de convicções e práticas religiosa, pessoas se afastando de Deus sem se preocupar com que frequência vão à Igreja.

Passagem de uma sociedade onde a fé em Deus é inquestionável para uma onde a fé é uma opção; a fé deixa de ser axiomática.

Ética e moral são dois termos que se relacionam, mas que possuem a origem etimológica e significados diferentes. A palavra ética é derivada do grego “ethos”, que significa morada, habitat, refúgio. No entanto, para os filósofos, este termo se refere a modo de ser, caráter, natureza. Enquanto a palavra moral, que deriva do latim “mos”, se refere a costumes, normas e leis, tal como Weil (2012) e Tughendhat (1999) afirmam.

Enquanto a moral se refere a um conjunto de normas, valores (ex: bem, mal), princípios de comportamento e costumes específicos de uma determinada sociedade ou cultura (Schneewind, 1996; Weil, 2012), a ética tem por finalidade a análise e a investigação da natureza dos princípios que subjazem a essas normas; enquanto a moral procura responder à pergunta: como devemos viver? A ética preocupa-se com o porquê devemos viver de tal maneira? A ética é essencialmente especulativa, não se devendo dela exigir um receituário quanto a formas de viver com sucesso, dado que se preocupa, sobretudo, com a fundamentação da moral; a moral, é eminentemente prática, voltada para a ação concreta e real, para um certo saber fazer prático-moral e para a aplicação de normas morais consideradas válidas por todos os membros de um determinado grupo social. Por outro lado, a ética não é um conjunto de proibições nem a moral algo definível somente num contexto de ordem religiosa (Singer, 1994, p. 11; Dias, 2006; Gontijo, 2006).

Há uma controvérsia sobre a origem da palavra religião, mas o conceito de religião deriva do termo latim religio, historicamente foram propostas várias etimologias para a origem de religio, entre elas as três mais importantes sempre se confrontaram, foram elas:

Ciceroniana: Marco Túlio Cícero afirma que o termo se refere a relegere, reler.

Lactânciana: onde Lactâncio afirma que o termo vem de religare, religo, cujo significado de religião é “unir novamente”, “voltar a ligar”.

Agostiniana: Agostinho de Hipona afirma que religio deriva de religere, "reeleger".

Apesar da existência de três teorias para explicar a origem da palavra religião, o significado da palavra não muda por causa delas. Em qualquer que seja sua origem, religião significa uma ligação entre aquilo que é humano e divino, desde suas origens até os dias atuais.

Pode-se entender a religião como uma relação com o sagrado que o crente vive como presença real e que confere à sua vida um sentido último frente a contingências e contradições da vida humana. Para Mardones (1998) a experiência religiosa consiste num sujeito que se percebe referido a uma presença originária e em descentrar-se até que a transcendência viva nele. De

A atitude religiosa é um modo específico de estar no mundo e a religião é um encontro pessoal. O homem religioso expressa e vive sua fé com ideias, conceitos, conhecimentos, mitos, credos, dogmas; ele precisa assumir racionalmente sua fé, mas ao mesmo tempo ela se traduz em modos de comportamento. Contudo as ideias e práticas são mediações necessárias para atingir a religião.

Religião inclui formas e rituais de adoração, a doutrina e preceitos éticos. É também a forma como essa crença se manifesta no dia-a-dia da pessoa. Cada religião possui um conjunto de práticas e doutrinas, assim como parâmetros morais e valores a respeito do que é certo e errado, do que é lícito e do que é ilícito.

Ao longo da história houve distintas relações entre ética e religião, por algum tempo fez parte da visão ocidental, achar que as contribuições morais tenham vindo exclusivamente da religião, até

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com