TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABIRÃO - OPOR-SE A ALGUÉM DESIGNADO POR DEUS É O MESMO QUE SE OPOR A JEOVÁ

Dissertações: ABIRÃO - OPOR-SE A ALGUÉM DESIGNADO POR DEUS É O MESMO QUE SE OPOR A JEOVÁ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

ABIRÃO – OPOR-SE A ALGUÉM DESIGNADO POR DEUS É O MESMO QUE SE OPOR A JEOVÁ

*** it-1 pp. 21-22 Abirão ***

Opor-se…é uma palavra que nos remete mentalmente a outra…autoridade

AUTORIDADE” é uma palavra que desagrada a muita gente. Isso é compreensível, porque em muitos casos se fazem usos incorrectos de autoridade…mas…como estas duas palavras se relacionam com Abirão?..

Abirão

[Pai É Elevado (Exaltado)]. ABIRÃO [pai da elevação, orgulho ou senhorio; orgulhoso].

1. Rubenita, filho de Eliabe e irmão de Datã e Nemuel. Era chefe de família, e um dos principais homens de Israel na época do Êxodo do Egipto. — Núm 26:5-9.

O que fez Abirão?

Caro irmão…querido convidado..leiamos . (Núm 16:1-3) .. E Corá, filho de Izar, filho de Coate, filho de Levi, passou a levantar-se, junto com Datã e Abirão, filhos de Eliabe, e Om, filho de Pelete, filhos de Rubem. 2 E passaram a levantar-se diante de Moisés, eles e [mais] duzentos e cinqüenta homens dos filhos de Israel, maiorais da assembléia, convocados da reunião, homens de fama. 3 Congregaram-se, pois, contra Moisés e Arão, e disseram-lhes: “Já chega de vós, pois a assembléia inteira, todos eles, são santos e Jeová está no seu meio. Então, por que vos devíeis erguer acima da congregação de Jeová?”

Do texto lido se pode notar que Abirão opôs-se a autoridade de Moisés e Arão dadas por Jeová quando APOIARAM Corá, o levita, na rebelião…e esse mesmo Corá não era chefe da casa paterna de Levi, nem chefe das famílias dos coatitas, era somente respeitado como maioral em Israel e por ser influente, não foi difícil Corá influenciar negativamente outros que pensavam como ele.

E o que fez Moisés…o acusado? EM SUMA… Moisés lidou com eles em separado…como se pode ver em Números 16:4-11.

Entretanto, pelas palavras de Moisés a Corá, torna-se evidente que Corá e seus seguidores dentre os levitas ambicionavam o sacerdócio que fora conferido a Arão; mas isto evidentemente não se dava com Abirão e Datã, que eram rubenitas.

Qual o motivo que talvez tenha levado Abirão, que era rubenita, a apoiar Corá???

Rubenitas era uma reunião de famílias dos filhos de Rubem: constituída pela família dos anoquitas; dos paluítas; dos esronitas; e da família dos carmitas…Mas esse mesmo Rubem era o primogénito de Jacó, mas perdera o direito à herança como tal, devido à acção errada. (1Cr 5:1) Assim, Datã e Abirão talvez expressassem ressentimentos pelo exercício de autoridade sobre eles por parte de Moisés, o levita, por desejarem recuperar o primado perdido de seu antepassado.

E novamente…como Moisés…o acusado reagiu..sabendo como visto antes que Moisés tratou-os em separado???..leiamos

Núm 16:12-14 Mais tarde, Moisés mandou chamar Datã e Abirão, filhos de Eliabe, mas eles disseram: “Não subiremos! 13 É coisa tão insignificante que nos fizeste subir de uma terra que manava leite e mel para nos fazeres morrer no ermo, que também hás de desempenhar até o máximo o papel de príncipe sobre nós? 14 Do jeito como é, não nos trouxeste a uma terra que mana leite e mel, para nos dares uma herdade de campo e de vinhedo. Queres furar os olhos desses homens? Não subiremos!”

Abirão aceitou ser aconselhado?...o texto lido mostra que não…tanto é que a resposta inicial foi “não subiremos”..e resposta final..também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com