TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Se Deus não Faz Acepção De Pessoas, Por Que Israel é O Povo Escolhido E não Outra Nação?

Monografias: Se Deus não Faz Acepção De Pessoas, Por Que Israel é O Povo Escolhido E não Outra Nação?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2014  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  958 Visualizações

Página 1 de 5

Se Deus não faz acepção de pessoas,

por que Israel é o Povo Escolhido e não outra nação?

A bíblia diz em Romanos 02:11: “porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.” Várias outras passagens afirmam o mesmo: Jó 34:19; Atos 10:34; Ef. 6:09; Tg.2:01; I Pe 1:17. Assim sendo, para sustentarmos a justiça de Deus na escolha de Abraão e, consequentemente, de Israel como o Povo Escolhido, é importante estudarmos a origem das nações, após o dilúvio.

Origem das Nações.

Adão e Eva foram os primeiros seres vivos do planeta, mas após o dilúvio apenas a família de Noé sobreviveu a esta catástrofe global, recebendo de Deus, portanto, a responsabilidade de repovoar a Terra, agora, com suas características bem diferentes, tanto no aspecto biológico como geológico. Sem, Cam e Jafé, com suas respectivas esposas muito provavelmente devem ter deixado a região onde a Arca repousou (especula-se ser a Turquia, mas sem confirmações arqueológicas) e terem ido para lugares distintos a fim de obter moradia e povoar a Terra novamente. “Entrou Noé, e Sem, e Cam, e Jafé, como também a mulher de Noé, e as três mulheres de seus filhos, na arca.” (Gên. 07:13).

As três grandes raças assim distinguidas são chamadas semíticas, arianas e turanianas (alofilianas). No Capítulo 10 de Gênesis analisamos a geração dos filhos de Noé: Sem, Cam e Jafé, após o dilúvio.

CAM (Hebraico = Ardente ou Quente)

O filho mais moço, foi o que recebeu a maldição de Noé por ter-lhe faltado com respeito, visto sua nudez e aproveitado do momento de fragilidade do pai. Acerca deste filho a Bíblia nos faz duas referências: “feriu todos os primogênitos no Egito, as primícias da virilidade nas tendas de Cam” (Salmos 78:51) e “Então, Israel entrou no Egito, e Jacó peregrinou na terra de Cam” (Salmos 105:23).

Segundo a versão da Enciclopédia Virtual da Bíblia Mundo Bíblico, os Egípcios possuíam em seu vocabulário a palavra “cam” que era utilizado para nomear pessoas ou objetivos da cor “negra”. Um dos descendentes mais famosos de Cam foi Ninrode que estabeleceu a monarquia mais antiga da Terra, em Babilônia, um império primitivo de estirpe canita, raça análoga aos primeiros habitantes da Etiópia.

Os descendentes de Cam foram notavelmente poderosos no princípio da história do mundo antigo. Constituíam a base dos povos que mais relações travaram com os hebreus, seja como amigos, ou como inimigos. Eles estabeleceram-se na África, no litoral mediterrâneo da Arábia e na Mesopotâmia. Os chineses, que deixaram a Caldéia para povoarem a China, e os hindus, que invadiram a Índia há 2.500 a.C. vindos da Caldéia, origem de todos os povos são também descendentes de Cão. Sua religião oficial é o bramanismo (Brama).

JAFÉ (Hebraico = Amplamente divulgado)

Este filho teria viajado mais que os outros e ido habitar mais ao norte e noroeste, e deram origem aos povos Europeus, que por muito tempo fizeram escravos os povos africanos (filhos de Cam), conforme Gênesis 9:27 que diz: “Engrandeça Deus a Jafé (...) e Canaã lhe seja servo”.

Segundo a versão da Enciclopédia Virtual da Bíblia Mundo Bíblico, Jafé provavelmente era o filho do meio (Gênesis 10:21), foi também o pai de muitas tribos (Gênesis 10:2-5) que habitaram o Leste da Europa e Norte da Ásia.

Os descendentes de Jafé formaram os povos indo-europeus, ou arianos. Embora não tivessem sobressaído da história antiga, tornaram-se as raças dominantes do mundo moderno. Foram os responsáveis pela construção da famosa Torre de Babel. Decorridos 120 anos após o dilúvio, os habitantes de Sinar começaram a construir o monumento, para, talvez formalizarem algum culto idólatra. Mas Deus confundiu-lhes a língua que falavam, dispersando-os em seguida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com