TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Deus Se Revela No Novo E Antigo Testamento

Ensaios: Como Deus Se Revela No Novo E Antigo Testamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  2.720 Palavras (11 Páginas)  •  5.906 Visualizações

Página 1 de 11

Como Deus se revela no antigo e novo testamento

Para sabermos como Deus se revela no Antigo e Novo Testamento devemos primeiro compreender o que é a revelação de Deus.

A revelação divina é Deus se auto comunicando Ele quer e se dá a conhecer na história da humanidade, Deus complementa sua revelação com o AMOR, amor este que salva. A Escritura e a Tradição vêm testemunhar este amor que salva. Vejamos com Deus se revela na história:

Para compreendermos melhor a revelação vejamos três núcleos essenciais:

1- Palavra de Deus

2- Mistério da Salvação

3- A pessoa de Jesus Cristo

Palavra de Deus: A Palavra de Deus como Revelação Divina nos apresenta uma profunda relação da promessa no Antigo Testamento e com a realização completa no Novo Testamento. A Palavra de Deus faz que todas as religiões entendam Deus revelado na história humana, há uma relação muito interessante a Escritura é a alma da Teologia, a pratica se faz através da fé.

Vejamos agora três dimensões da auto comunicação de Deus através da palavra:

A. Dimensão Dinâmica

B. Dimensão Noética

C. Dimensão Pessoal

Dimensão Dinâmica: Deus Age – Antigo Testamento – Ação criadora de Deus, o homem também dá a sua contribuição para a criação. No novo testamento é Jesus que plenifica o Reino de Deus em palavras e ações.

Dimensão Noética: Deus se revela e ensina, surgem as leis – livro da sabedoria, preceitos e conselhos, novo testamento – Nova aliança proposta do amor sublime, incondicional.

Dimensão Pessoal: O próprio Deus age no Antigo Testamento, cria o homem e o cosmo, no novo testamento o Verbo de Deus se faz carne. A promessa do Antigo Testamento se plenifica na pessoa de Jesus Cristo.

São belas estas palavras do Concílio Ecumênico Vaticano II: Revelação não é primeiro um “ensinamento”, mas muito mais diálogo e convivência pessoal de Deus com os homens.

A fé também tem um papel muito importante em todo este processo de Revelação divina é ela que por consequência faz com que o homem ouça e confie em Deus.

Mistério da Salvação: No novo testamento o mistério se dá pela ressureição de Cristo, colocando assim um propósito de salvação a todos sem distinção de raça, cor... É assim que o mistério da salvação se revela no novo testamento. Este mistério, porém, não foi manifestado a outras gerações como foi revelado agora aos seus santos Apóstolos e Profetas no Espirito Santo (cf. Ef 3, 46).

A Pessoa de Jesus Cristo: Já sabemos que Jesus plenifica todo o Antigo Testamento, pela Palavra e pela ação, ação libertadora prometida no Antigo Testamento. Podemos assim fazer uma analogia do Antigo Testamento comparando com a pessoa de Jesus, Ele é o novo Adão que vem para apagar o primeiro pecado, Ele nos reporta a pessoa de Abraão quase sacrificando seu filho Isaac, pela plena obediência a Deus, Jesus foi obediente até o fim. Podemos dizer que Jesus também remonta a história de Moisés salvo nas águas, Jesus salvo pela fuga ao Egito, o maná e as codornizes (Moisés), a multiplicação dos pães. Assim poderíamos seguir fazendo essas comparações entre o antigo e o novo, realmente a pessoa de Jesus Cristo foi e é fundamental no processo de Revelação Divina e o próprio mistério que o cerca.

Agora que sabemos um pouco sobre a Revelação Divina e seus contextos, vamos dar uma olhada na revelação de Deus no Antigo Testamento e também no Novo Testamento.

A REVELAÇÃO DIVINA NO ANTIGO TESTAMENTO

Vamos dar uma olhada rápida nos períodos em que Deus veio se revelando no Antigo Testamento:

Através da palavra Deus veio se revelando ao longo do Antigo Testamento, acredita-se na inspiração dos autores por Deus, deve-se levar em consideração a limitação humana dos autores, o contexto em que vivam e a possibilidade de erros.

No Antigo Testamento a auto comunicação de Deus se dá pela DABAR, vernáculo hebraico que significa Palavra, a DABAR possui três ordens de significação:

A. O próprio ato de pronunciar uma palavra;

B. Conteúdo ou sentido da Palavra;

C. Evento histórico que a Palavra faz menção.

DABAR+RUAH=> PALAVRA+HÁLITO

Só é DABAR a palavra de Deus que for portadora do Ruah (hálito) de Deus, o DABAR RUAH é a expressão da presença de Deus que se aproxima da humanidade. O que é expresso na DABAR é realizado através do RUAH.

Segundo Jeremias há três formas de agir do RUAH em relação ao DABAR no Antigo Testamento: A Lei, a Sabedoria e o Oráculo Profético.

A Lei – Torá: Ensinamento familiar, relação filial do homem com Deus. Estabelecimento de normas: Código da Aliança (Ex 20,22-23), Código da Santidade (Lv 17,26), Código Deuteronômio (Dt 12,26).

Sabedoria: Inspiração (RUAH) que leva o homem a conhecer o DABAR. Deus é o mestre e através do seu hálito (RUAH) inspira os mestres e sábios a ensinar o povo.

Oráculo Profético: o Profeta possuía a palavra e o hálito de Deus (QADESH RUAH), ele sopra a palavra que é memória de Deus.

O momento agora é de vermos um pouco da narração salvífica no Antigo Testamento.

Período dos Patriarcas (1800 – 1250 a.C.)

Os patriarcas de Israel foram Abrãao, Isaac e Jacó. Abrãao é convocado a ser o “pai” (por isso patriarca) de uma grande nação. Deus celebra uma “Aliança com Abraão” (Gn 15). O Deus que se revela aos patriarcas e reuni o seu povo “AM ELOHIM” (povo de Deus). Todo o povo que não tem Deus como o seu Senhor sucumbirá, como foi relatado na história da Torre de Babel (cf. Gn.11, 1-9).

O Êxodo (1250 a.C)

Deus caminha com seu povo, fazendo com que redescubram o seu verdadeiro Senhor, é um Deus que se compadece da miséria de seu povo. Caminhando no deserto com seu povo, faz com que o povo descubra um povo de Deus em peregrinação, um Deus presente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com