TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACONSELHAMENTO BÍBLICO – PSICOLOGIA PASTORAL

Por:   •  8/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.076 Palavras (13 Páginas)  •  965 Visualizações

Página 1 de 13

                               SEMINÁRIO TEOLÓGICO BÍBLICO

                                                     SETEB

ACONSELHAMENTO BÍBLICO – PSICOLOGIA PASTORAL

Prof. Dir. Evaristo Filho

Disciplina Acadêmica – Psicologia Pastoral                    aluno – Mesaque Bastos                                                                                                                

INTRODUÇÃO

  A matéria que vamos aprender no decorrer da apostila, vai nos direcionar e explicar sobre o aconselhamento bíblico e vai mostrar que ela não está só direcionada ao ministério pastoral, mas que ela também é uma obrigação a todos os membros da igreja que estão solidificados e com o compromisso da palavra do Senhor.

Também focaremos na apostila sobre o verdadeiro sentido do aconselhamento bíblico e mostrando as distorções sobre essa matéria. Mostraremos como a teologia é à base do aconselhamento bíblico e que uma interliga com a outra, pois a fonte é uma só, a Bíblia Sagrada.

Nós também procuraremos nesse trabalho mostrar as diversas doutrinas bíblicas que vão orientar no aconselhamento bíblico e como elas se interagem. O aconselhamento bíblico ele vai contra a psicologia moderna em assuntos que ferem o princípio bíblico e veremos isso no decorrer do estudo. A apostila entrará também no aspecto físico e espirituais que o aconselhamento bíblico age na vida do ser humano, mostrando no final que a vontade e permissidade de Deus nos acontecimentos de nossas vidas estão relacionadas aos nossos atos pecaminosos e também por doença verdadeiramente vem por nossa condição de pecador. Espero que você caro leitor possa sentir a presença de Deus ao ler esta apostila e que ela te traga a palavra de Deus viva em sua vida.

                                                                                                                                       

                                                                                                                                 

                                                                                                                               

                                                                                                                                1

AS DEFINIÇÕES E NÃO DEFINIÇÕES SOBRE ACONSELHAMENTO BÍBLICO.

O aconselhamento bíblico não pode ser visto como um uso restrito para aqueles que possuem diploma de curso superior, mas sim para todos aqueles que diligentemente estão em comunhão com cristo Jesus. Essa comunhão é centrada em Deus para que o aconselhamento gere frutos e esses frutos ajudem as pessoas a alcançarem a plenitude de Deus.

O homem e a mulher com o sensível coração profundo em Cristo Jesus é motivado por esse amor a fazer pelo próximo na qual é transformado em ação fortalecendo, encorajando e disciplinando o aconselhado por meio da palavra de Deus. Incentivando-o a desfrutar de Deus, para que o mesmo tenha vitória sobre as lutas contra o pecado e nas suas responsabilidades moral espiritual e éticas, para que tudo que ele faça, Deus seja glorificado em sua vida.

O aconselhamento bíblico na pode ser considerado dentro da igreja como uma atividade esporádica ou em segundo plano dentro da igreja, ele faz parte da doutrina da igreja e deve ser sempre usado intensamente, pois todos dentro da igreja precisam ser orientados. Essa obra deve ser abraçada com muito amor e zelo pelas pessoas.

Quando fui buscar uma definição para o aconselhamento bíblico eu pesquisei e achei uma definição muito linda a respeito disso, O Dr. Jay Adams diz que o aconselhamento Bíblico pode ser definido como uma resposta do profundo amor que temos por Deus e pelo próximo, que nos motivará a estender as mãos aqueles que sofrem. Então pude ver depois de ler várias definições sobre o aconselhamento bíblico que ele se baseia na redenção consumada de Cristo, que através da exposição correta da palavra é aplicada pelo Espírito Santo no coração dos Homens.

O aconselhamento bíblico resumido nessa primeira parte do estudo tem um sentido único de envolver e ensinar o irmão a viver e permanecer de uma forma que agrade a vontade de Deus aqui enquanto vivemos, fortalecendo e confortando nas suas dificuldades, incentivando a permanecer firmes em Cristo e tendo sempre o foco na vida do irmão para que ele cresça e desenvolva e que glória de Deus seja vista na vida dele.

                                                                                                                                           

                                                                                                                                            2

O ACONSELHAMENTO BÍBLICO LIGADO NA FONTE DA TEOLOGIA

Temos que entender que o aconselhamento bíblico ele está baseado nas escrituras, como já relatamos no assunto anterior acima, então, podemos concluir que a Teologia que é a ciência que se interage e busca sistematizar o conteúdo bíblico em tópicos, está intimamente relacionada com o aconselhamento bíblico, sendo esse não eficaz se não acompanhar a Teologia Sistemática.

Podemos verificar e demonstrar que a ligação entre algumas doutrinas da teologia sistemática são necessárias e sem elas não será eficaz. Dentre uma delas podemos destacar a Bibliologia na qual ela é a inerrante palavra de Deus e como fonte de nosso aconselhamento então pode ver aqui que o aconselhamento bíblico sempre em primeiro lugar deverá recorrer e começar pela palavra de Deus e não por nossa opinião.

Outra importante doutrina para a base do aconselhamento bíblico é a Cristologia, pois ela mostra e diz que a única solução para o mal do homem se encontra na pessoa do nosso Senhor Jesus cristo, então podemos ver que essa ferramenta no aconselhamento é importante e eficaz, pois, se encaixa na orientação bíblica a pessoa na qual vamos ministrar a palavra, pois essa doutrina ela vai dizer que toda a obra do homem não substitui a soberania de Deus em nossas vidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (107.8 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com