TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Do Aconselhamento Pastoral Na Prevenção E Apoio As Doenças Psicossomáticas

Por:   •  21/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.770 Palavras (20 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

CURSO LIVRE EM TEOLOGIA

EDNILSON MORAES BARROS

VALBERSON GOMES SEABRA

O PAPEL DO ACONSELHAMENTO PASTORAL NA PREVEÇÃO E APOIO AS DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS

BELÉM - PA

2022


EDNILSON MORAES BARROS

VALBERSON GOMES SEABRA

O PAPEL DO ACONSELHAMENTO PASTORAL NA PREVENÇÃO E APOIO AS DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS.

Artigo apresentado à Direção do Curso Livre em Teologia, como requisito para conclusão de curso, pelo Instituto Teológico Quadrangular, sob a orientação da Prof.ª Me. Mariana Souza.

BELÉM - PA

2022


EDNILSON MORAES BARROS

VALBERSON GOMES SEABRA

O PAPEL DO ACONSELHAMENTO PASTORAL PREVENÇÃO E APOIO AS DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS

Artigo apresentado à Coordenação do Curso Livre em teologia, como requisito para obtenção de certificação, pelo Instituto Teológico Quadrangular, sob a orientação da Profª. Me. Mariana Souza

.

Aprovado em:

Conceito:

BANCA EXAMINADORA

_________________________________________

(Orientadora)

_________________________________________

(Examinador)

_________________________________________

(Examinadora)

BELÉM - PA

2022

O PAPEL DO ACONSELHAMENTO PASTORAL NA PREVENÇÃO E APOIO AS DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS

Ednilson Moraes Barros[1]

Valberson Gomes Seabra [2]

RESUMO

Este artigo que tem como tema "O papel do Aconselhamento Pastoral na prevenção e apoio as doenças psicossomáticas" e por objetivo provocar um alerta que consequentemente gere resultados com Informações sobre o assunto, palestra que possam trazer a consciência da responsabilidade de todo Pastor ou liderança eclesiástica no aconselhamento e direcionamento de pessoas que passam por situações de vulnerabilidade emocional aqui atreladas a depressão, estresse e ansiedade, doenças que, por sua vez, são consideradas o mal do século. Expor ou criar uma rede de apoio integrado com profissionais capacitados nas áreas de psicologia, psiquiatria e teologia que possam contribuir no processo de superação de cada membro que se encontre com seu Emocional abalado seja por qualquer motivo, tornando os Pastores e líderes pontes de ajuda e colaboração de uma igreja que entende que é corpo de Cristo e sabe qual é o seu papel.

Palavras-chave: Aconselhamento, pastor, psicossomática, emocional, ansiedade, estresse e depressão.

RESUMO ABSTRACT

This article has as its theme "The role of Pastoral Counseling in the prevention and support of psychosomatic diseases" and the objective is to provoke an alert that consequently generates results with Information on the subject, lecture that can bring awareness of the responsibility of every Pastor or ecclesiastical leadership in counseling and directing people who go through situations of emotional vulnerability, here linked to depression, stress and anxiety, diseases that, in turn, are considered the evil of the century. Expose or create an integrated support network with trained professionals in the areas of psychology, psychiatry and theology who can contribute to the process of overcoming each member who finds their Emotional shaken for any reason, making Pastors and leaders bridges of help and collaboration of a church that understands that it is the body of Christ and knows what its role is.

Keywords: Counseling, Shepherd, Leader, Emotional, Anxiety, Stress and Depression.

1 INTRODUÇÃO

É quase inevitável que em algum momento da vida o ser humano se questione sobre muitas coisas que não compreende, principalmente as que não consegue enxergar com clareza, passa uma vida na busca de algum sentido e quando se depara com um caos, seja interno ou externo, é confrontado com sua mais sincera reação, podendo agir como quer, mas reagindo como é realmente. No campo da mente quando se lida com algo que confronta, essa revelação traz as mais frágeis exposições do ser e é sobre elas que este artigo é conduzido.

Recentemente durante a crise mundial da doença do COVID-19 (Coronavírus Disease 2019) ficou claro, depois das exigências e situações que todos ficaram sujeitos, o quanto as doenças psicossomáticas são tão impactantes e feroz. A pandemia do coronavírus trouxe um caos global com uma grande intensidade que tem ocasionado problemas psicológicos como também sociais, consequentemente afetando a capacidade de enfrentamento de toda a sociedade.

As preocupações em excesso, inseguranças, medos, sobrecarga de atividades e mudanças na rotina, além do isolamento social, têm sido um grande fardo para maioria da população. Assim, problemas como ansiedade, depressão e níveis elevados de estresse vêm ganhando destaque no cenário atual.

 Este exemplo mais evidente traz a reflexão sobre os cuidados e as condutas que devesse ter diante das consequências de um devastador momento que releva um palco de várias situações que necessitam serem cuidadosamente tratadas.

A ciência, por mais excelente que seja, não comporta tanta falta de compreensão e sucumbi em muitos aspectos da existência humana, por mais que existam muitos fatos revelados e muitos métodos que funcionam, no campo da mente humana a complexidade se sujeita a reverencia do que não se pode explicar a razão.

No contexto da religião as igrejas têm um papel fundamental no acolhimento de fieis que buscam, ao se dirigirem aos templos, um contato com o sobrenatural para solucionar seus problemas, um direcionamento e principalmente um aconselhamento Pastoral. Este fator traz uma responsabilidade muito grande sobre o papel do aconselhador pastoral, os direcionamentos cabíveis pautados na teologia e sagradas escrituras (Bíblia) e no apoio que a instituição pode trazer.  

Existe uma necessidade urgente de capacitação atrelada a informação, rede de apoio integrado e cuidado especial quando se aborda o assunto do Aconselhamento Pastoral no âmbito das doenças psicossomáticas. O Pastor ou qualquer pessoa que exerça uma liderança na igreja tem uma responsabilidade considerável ao Aconselhar, porém, nesse caso não é como falar com um amigo ou uma conversa informal, além de esta pautada a luz da palavra de Deus é essencial um grupo de apoio profissional capacitado e uma disseminação do conteúdo, que as vezes se torna complexo, a todos os pastores e líderes através de palestras, treinamentos e orientações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (216 Kb)   docx (222.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com