TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMOR DE JESUS

Tese: AMOR DE JESUS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Tese  •  6.419 Palavras (26 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 26

Pela fé, aceito que os mandamentos de Deus são expressões do seu cuidado. Se assim os considero, por uma questão de obediência e inteligência, tudo farei para os seguir.

"Quem dera fossem firmados os meus caminhos na obediência aos teus decretos" (Salmo 119.5).

1

AMAR A JESUS

Lemos em João 14.15 a seguinte e desafiadora declaração de Jesus: "Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos".

O que esta declaração nos diz?

Parece claro que o seu significado é o seguinte: nosso amor por Jesus não é feito só de palavras, porque exige obediência aos mandamentos de Jesus e obediência é uma decisão acompanhada por um conjunto permanente de atitudes.

Se é isto, precisamos considerar ainda três perguntas centrais, que outras declarações de Jesus esclarecem, tornando maior o desafio diante de nós. E aqui precisamos nos lembrar de um princípio essencial, quando lemos as Escrituras. Não podemos nenhuma decisão com base numa declaração bíblica que não entendemos. Precisams entender o que significa este texto. Precisamos, então, continuar lendo a Bíblia e continuar fazendo perguntas que nos ajudem a entende-la e a viver. Perguntemos:

1. O que é amar a Jesus?

A pergunta é importante porque todos nos dizemos pessoas que amamos a Jesus. Entre os que dizem amar a Jesus há os que não amam. Eu preciso me perguntar, então, se amo mesmo a Jesus.

Preciso me dedicar a ouvir Jesus dizer:

-- Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também amarei e me revelarei a ele (João 14.21).

-- Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele. Aquele que não me ama não obedece às minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou (João 14.23-24).

2. Quais são os mandamentos de Jesus?

A conversa precisa seguir para sermos esclarecidos. Se eu digo que amo a Jesus, dou provas deste amor obedecendo aos mandamentos de Jesus. O verbo obedecer demanda um objeto. Um objeto está claro: precisamos obedecer a quem? A Jesus. Mas o verbo pede outro complemento. Obedecer a que? A resposta é evidente: aos mandamentos de Jesus. Então, precisamos conhecer esses mandamentos. Jesus mesmo diz que o meu mandamento é este:

-- Amem-se uns aos outros como eu os amei (João 15.12b)

3. O que é obedecer a Jesus?

Vamos chegando ao centro existencial do amor a Jesus. A síntese que Ele nos oferece é desafiadora:

-- Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço (João 15.10).

Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno (João 15.14).

Numa palavra, obedecer às suas ordens.

Estas afirmações nos colocam outras perguntas, especialmente no contexto da desejada autonomia do ser humano. Se ser cristão é obedecer a Cristo, um homem autenticamente humano não pode ser cristão, já que precisa viver segundo os ditames da (sua) razão, não da razão de ninguém. A crítica é obvia: um cristão é uma pessoa de segunda classe, que não pensa por si mesmo

Por outro lado, essas declarações parecem condicionar o amor de Jesus para conosco ao nosso amor por Ele. A conseqüência é, no plano da oração, que nós determinamos -- com nossa (in)fidelidade -- o padrão de sua resposta. Se somos obedientes, consegumos tudo. Se não estamos conseguindo, é porque não somos obedientes. Está aberta a porta para o legalismo, segundo o qual nós merecemos ser abençoados em função daquilo que fazemos. Numa só frase: Deus só abençoa a quem guarda os seus mandamento, pois Ele só ama a quem O ama

Retomo, então, antes de prosseguir algumas afirmações já deixadas aqui.

Amar a Jesus não é algo que se faça só com palavras, porque exige obediência aos mandamentos de Jesus e obediência é uma decisão acompanhada por um conjunto permanente de atitudes. Logo, vem a pergunta: amamos mesmo a Jesus?

Amar a Jesus não é verbo que todos conjuguem. Há pessoas que não amam a Jesus, embora possam até dize-lo.

Amar a Jesus é obedecer a Jesus, lendo os seus mandamentos e buscando pôr em prática o que Ele nos ordena. Obedecer a Jesus é "aceitar totalmente seu modo de vida como o nosso modo de vida. Então, e só então, poderemos experimentar como o jugo é suave e como o fardo é leve". (Dallas Willard)

Amar a Jesus é ama-lo amando as pessoas que nos cercam, as boas e as más. Amar o outro é amar os que fazem parte de nossa família, mesmo aqueles que nos pisam no calcanhar, e aqueles que não fazem parte da nossa família, com os quais vamos nos (des)encontrando ao longo da vida. Amar o outro é amar os que fazem parte da nossa igreja, mesmo aqueles que não nos parecem simpáticos, e aqueles que, segundo nossa avaliação, sequer dão um bom testemunho de cristãos, e também aqueles que não fazem parte da nossa igreja, não crêem como nós cremos e que até mesmo não crêem.

É isto que Ele pede aos seus amigos. Queremos ser mesmos amigos de Jesus?

2

SERVOS, DISCÍPULOS, AMIGOS

Retomemos as declarações de Jesus sobre amor e obediência:

-- "Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos" (João 14.15)

-- "Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também amarei e me revelarei a ele" (João 14.21).

-- "Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele. Aquele que não me ama não obedece às minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou" (João 14.23-24).

-- "Amem-se uns aos outros como eu os amei" (João 15.12b).

-- "Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com